Um dos erros mais comuns que você faz, quando inicia uma estratégia para a sua própria marca pessoal, é achar que os melhores resultados são obtidos se isso tem a ver com um público tão vasto quanto possível.
Tentando agradar a todos, no entanto, é muitas vezes contraproducente: hoje a oferta é tão grande que estamos mais propensos a pensar que temos grandes vantagens com m serviço personalizado.
Muito melhor, então, é investir tempo, energia e dinheiro para que a nossa Marca Pessoal se atrele a um nicho específico de pessoas. Como, porém, identificá-lo?
Distinguir o seu público
Primeiro de tudo, tenha em mente que seu público é na verdade composto de três tipos de pessoas:
- Quem está disposto a pagar por aquilo que você faz.
- Quem influencia a pessoa quem vai pagar.
- Seu Parceiro.
Cada um desses tipos tem necessidades diferentes, locais diferentes e participou ou vai ter um relatório específico.
Para cada um deles, você vai precisar identificar diferentes ações para colocar em prática porque a sua marca pessoal faz você obter os resultados que procura.
Traçar um perfil
Crie uma descrição detalhada do que pode ser o seu cliente típico.
Você pode criar uma tabela, um esboço ou um mapa mental, incluindo vários tipos de informações:
- Demográfica: Esta é a informação básica, como idade, sexo, local onde vivem, estado civil, mas também etnia, renda e todos os dados objetivos que podem ser adicionados;
- Psicográfica são aquelas informações que vão além dos dados e analisa os aspectos mais subjetivos, como interesses, hobbies, valores, atitudes e comportamentos, estilo de vida e tudo o que descreve a personalidade de seu cliente ideal.
A informação demográfica irá ajudá-lo a identificar o tipo de pessoa que potencialmente vai virar para você pelo que faz. Informações psicográficas, no entanto, dão um passo adiante e cavam por que esse cliente potencial pode comprar o que você faz.
Seja o mais detalhado possível: quanto mais detalhes você incluir, mais fácil será implementar sua estratégia de Personal Branding contra essa pessoa.
Conhecer os seus problemas
Considere que seus produtos ou serviços atendam a uma necessidade ou resolvem um problema de um cliente potencial.
Não pense sobre quem são as pessoas, mas sobre aqueles que estão procurando o que você está fazendo.
Pergunte a si mesmo perguntas como:
- Qual é o seu problema?
- Como eles se sentem sobre isso?
- O que fazer agora para tentar resolvê-lo?
Para encontrar as respostas certas, você pode realizar uma busca real dentro de mídia social, fóruns, grupos e comentários no blog, mas você pode criar uma pesquisa e pedir para as pessoas com quem já está em contato responder.
Finalmente, não se esqueça de que não há apenas internet: mesmo off-line, existem muitas oportunidades para descobrir todas as necessidades e desejos não satisfeitos.
Se você vai estar particularmente aprofundado nesta fase, você também vai ter um segundo benefício: você vai ser capaz de obter uma imagem dos lugares (reais ou virtuais) onde está o seu público.
Esclarecer o seu relacionamento
O relacionamento entre você e seu público é importante para o sucesso da sua marca pessoal: Como diz um versículo em Gálatas 6:7 “…Pois o que o homem semear isso também colherá.”, se o foco é ajudar os outros a alcançar seus objetivos será mais provável que também o ajudem a alcançar seu. E ambos serão plenamente satisfeitos.
É, portanto, analisar a sua oferta e entender qual é a relação entre o que você está procurando e o que eles querem.
Algumas perguntas que você pode obter para delinear este ponto:
- O que você faz para seu cliente ideal?
- Que problemas resolver?
- Qual o benefício específico que pode resolver seu problema?
- O que eles esperam de você?
- Por que o cliente deve comprar de você em vez de outra pessoa?
- Qual a melhor vida do seu cliente?
Identifique detalhadamente o público, quais são suas motivações e como você vai abordar as relações. A importância de conhecer o seu nicho para a sua marca pessoal não pode ser forçada. Pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

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