Como as marcas podem aproveitar o atual momento político | JobCast #09

Introdução necessária e IMPORTANTE

 

Como as marcas devem explorar – ou se devem explorar – o atual momento sociopolítico que o Brasil está passando? Este é um assunto que com certeza será muito explorado por aqui.

A sugestão foi da minha queridíssima amiga Bruna Novo, e no JobCast #09 eu dou algumas dicas sobre o assunto.

Gostaria de ressaltar que eu não sou o dono da verdade e que todo conteúdo publicado por aqui é baseado na minha experiência e, principalmente, na minha opinião. Discordar ou concordar é saudável da parte do leitor e só ajuda a fomentar o conteúdo discutido e  ampliar a nossa percepção sobre o assunto, visto a importância do tema.


Por que essa introdução? Por entender que para algumas pessoas, a política, infelizmente, ainda é um assunto que se aborda com fanatismo. Principalmente no ambiente digital. Mas não neste humilde espaço ao qual me dedico a expor minha opinião, ensinar e aprender com os leitores. Fanatismo aqui não tem espaço.

A minha ideia com esse conteúdo é ajudar de alguma maneira os profissionais envolvidos com Comunicação e Marketing, a entenderem que o assunto deve ser abordado com maturidade, profissionalismo e estratégia. Não vamos misturar as coisas.


As oportunidades de um mercado sociopolítico caótico no ambiente digital


Se a sua marca não tem no DNA empresarial e na filosofia adotada, nenhum viés que justifique-a defender qualquer um dos lados – direita ou esquerda – é melhor seguir em frente e optar por não se posicionar sobre o assunto. Você nunca saberá o impacto desse posicionamento, e o quanto isso será prejudicial para os seus negócios. No entanto, uma coisa é certa: você vai desagradar um dos lados e
prejudicar a imagem da sua empresa. Mas, se no posicionamento trabalhado ao longo dos anos da sua marca, existe alguma característica que permita defender e se posicionar sobre o tema e levantar bandeiras partidárias, vá em frente, mas tenha em mente que isso colocará seu negócio em uma linha de risco muito grande. Sabemos que assumir riscos faz parte de qualquer negócio, desde que sejam planejados.

 

Como os profissionais podem aproveitar do momento sociopolítico caótico no ambiente digital

 

Não tenha dúvidas que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, esse cenário desastroso também pode ser uma ótima oportunidade de crescimento do principal capital que a sua empresa precisa: o captar intelectual da equipe.

Investir em capacitação e inteligência digital é um excelente começo para entender como se comunicar com o seu consumidor que, diga-se de passagem, anda tão confuso quando as empresas atuantes no ambiente digital devido a todo esse caos que estamos enfrentando.

Se você conseguir blindar um bom time na sua equipe de Marketing Digital e dar a devida importância, principalmente para o monitoramento estratégico e a análise de sentimento da sua audiência, já é um excelente começo.

As pessoas querem a comunicação lapidada para elas. E, a melhor forma de entregar uma comunicação contextualizada e estratégica sobre qualquer assunto – inclusive política – é com uma boa coleta de dados inteligente.

O Estevão Soares, CEO da estrategi.ca, diz uma frase que, embora pareça clichê, não é. É a realidade hardcore vivida a cada dia que passa com toda essa evolução da tecnologia.

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“Não é que as pessoas não gostem de publicidade. Elas não gostam da publicidade que não é feita pra elas.”

 

Parece óbvio, mas se eu fosse você levaria essa frase mais a sério todos os dias quando for elaborar qualquer planejamento de comunicação, seja digital ou não. E, convenhamos, passou da hora de parar de colocar essa barreira entre online e offline. Tá na hora – ou já passou da hora – de começarmos a maturar as ideias criativas e entender que comunicação sem uma análise de dados estratégica e com foco na performance, vai começar a perder força.


Se você leu até aqui ou assistiu o vídeo, muito obrigado pelo tempo investido. 🙂
Até o próximo JobCast.   

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