Calendário Editoral: Sem um é melhor não abrir um blog corporativo

“Um pouco de Facebook e um par de tweets por dia.” Esta é a receita de muitas startups envolvidas com a mídia social. Neste mal-entendido, o poder dos blogs é ignorado nos departamentos de marketing on-line no qual não veem no calendário editorial o ingrediente chave.

O mundo inteiro vem para o blog. O blog está subvalorizado. Sem a receita certa qualquer prato perde o sabor. Da mesma forma, um blog corporativo sem calendário editorial é uma sopa sem sabor. Uma sociedade que aceita o desafio de um blog corporativo, assume a responsabilidade de criar uma plataforma para seus usuários, um diálogo aberto, inovar.

calendarioeditorial

Um calendário editorial é um must!

É claro, um calendário editorial não resolve todos os problemas de um blog. Mas com um plano (tipo, quando e quais os tópicos tratados) projetados especificamente para a sua startup, você vai desfrutar de um momento panorâmico que acompanha o resto das atividades de marketing.

Mas por onde começar? O que tratar?

  • Responder a temas de interesse para o mercado.
  • Comunicação interna da startup.
  • O conteúdo que à primeira vista não tem nada a ver com a startup pode ser usado para o plano editorial. Natal, Dia dos Namorados, Páscoa, o início do verão, todos estes eventos podem ser escritos especificamente para uma startups.

A gestão do calendário editorial é uma das habilidades mais importantes. Regras de quando um artigo deve ser concluído e publicado. A startup que utiliza o blog deve esforçar-se para resolver a má qualidade do mercado em que atua e preencher o vazio da mídia.

Comunicação via blogs não deve ocorrer de forma isolada do resto da estratégia online. Depois de ter criado o conteúdo, todos os canais devem ser usados.

3 exemplos de calendário editorial

  1. Temas diários. Cada dia da semana como um assunto separado da linha editorial clássica, mas relacionado com a indústria. Vamos dizer que é uma maneira diferente de lidar com os temas. Para obter um ritmo constante de criação de conteúdo não planejado. Você também pode separar a produção de tipos de conteúdo fáceis (entrevistas) e desafiadores (guias).
  2. Calendário de marketing. Eu suponho (e espero) que você tenha uma agenda global de marketing. Questão de artigos dedicados a conferências, eventos, lançamentos de produtos, o foco em vendas. No caso de um evento, publicar conteúdo, mesmo antes ou durante uma venda para aumentar a conscientização e ativar o boca a boca.
  3. Tema da semana ou do mês. Toda semana você pode ter um tema único. Isso pode ser educativo na natureza ou na política (sempre de acordo com o setor relevante).

Cada uma destas estratégias podem ser misturadas em conjunto. Uma das grandes vantagens de usar uma plataforma online, é que o calendário poderá ser alterado a qualquer momento.

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