Poucas empresas pensariam duas vezes sobre a obtenção de aconselhamento financeiro – mas muitos ainda pensam que podem inverter a ordem e fazer o marketing de si mesmas. Mas às duas coisas mais importantes para uma empresa startup são finanças e marketing, e isso que iremos falar no artigo de hoje.
Um dos pilares fundamentais para um negócio bem sucedido é o marketing. Sem metas dificilmente uma empresa será capaz de entregar a sua mensagem e proposta de valor aos clientes potenciais.
No entanto, no mundo das startups é comum encontrar exemplos onde a técnica consome todo o tempo e orçamento, e só prestam atenção ao marketing quando é tarde demais. Portanto, antes de começar a construir, é preciso criar uma base sólida que suporta todos os esforços subsequentes para ter sua recompensa e que os objetivos sejam alcançados.
1. Analise seu mercado
Os fundadores de startups sempre estão extremamente motivados e sempre começam a pensar que o mundo inteiro precisa dos produtos que estão prestes a desenvolver. A realidade é muito diferente e apenas algumas pessoas realmente precisam do que você vai oferecer. Portanto, o primeiro passo é parar de pensar que você vai vender para 10% da população da China e identificar o nicho que você pode realmente vender.
Considere os seguintes parâmetros:
- Tamanho do mercado: Defina o seu alvo, idade, localização geográfica e sexo para determinar o tamanho aproximado do seu nicho.
- O poder de compra do mercado: por exemplo, não é o mesmo lançar um app para iOS e Android. Os primeiros usuários estão mais acostumados a pagar por aplicativos, enquanto no segundo caso, o pagamento é menos frequente.
- Competição: investigar a saturação do mercado, número de concorrentes, qual é a sua proposta de valor, preço, etc.
- Proposição de valor: oferecer ao mercado algo que faz você se destacar?
2. Análise de palavras-chave
Uma vez que você definiu o nicho em que você vai se mover, é hora de criar a lista de palavras-chave. Trata-se de saber o que seus clientes potenciais querem e como você os vai encontrar. Além disso, este conhecimento será muito importante para a sua estratégia de mídia social, conteúdo e SEO.
Comece com uma lista das principais palavras-chave que definem claramente o seu produto. Uma vez listadas, é hora de expandir-se com palavras-chave secundárias. Use ferramentas gratuitas como o Google, UberSuggest ou SEMRush.
3. Definir o sucesso
É uma única métrica para cada partida. Pode consistir em ficar com 500 assinantes cada mês, converter % dos usuários gratuitos para pagar ou gerar receita por X quantidade. O que você define como sucesso / objetivo deve ser realista e faça todo o trabalho em equipe para chegar a esse número.
Outro ponto importante é ser consistente com os objetivos. Não importa como você define o que é importante, mas se eles são viáveis e estão ligados ao crescimento real.
4. Defina KPIs
Que métricas permitirá definir o sucesso? De nada serve utilizar métricas que não dão qualquer informação sobre a evolução da startup. Por exemplo, qual diferença entre 100 e 5000 download? ? 5000 para um milhão?. O problema é que não estão ligados ao crescimento da startup.
Certifique-se que as métricas são mensuráveis e específicas. A ideia é que os KPIs são distribuídos no funil de conversão desde o primeiro contato até rentabilizar.
5. Taxa de Conversão
O próximo passo é começar a medir as taxas de conversão e atribuir valor. Imagine o seguinte:
- De cada 100 de downloads, 10 se tornam usuários registrados. A taxa de conversão seria de 10%.
- O próximo passo é determinar quantos usuários registrados tornam-se usuários pagantes. Se a taxa de conversão é de 10% e 10 precisam de 100 de downloads registrados para 1 usuário pago.
- Portanto, se a aplicação custa US $ 100, cada download é de US $ 1.
Abaixo você pode ver um quadro comparativo mostrando a evolução de duas startus (A e B) e as taxas de conversão significam que a empresa B, com menos transferências, virá a ter um maior crescimento:
- A taxa de conversão visita / download ao lead qualificado.
- Taxa de conversão de lead qualificado para o usuário pagante.
- Valor médio da compra.
Você sempre pode aumentar o orçamento de marketing para obter o maior número de downloads ou visitas se um aumento dessas métricas leva a um aumento no lucro. O desafio é a de aumentar a taxa de conversão e o valor médio de cada utilizador, sem aumentar o orçamento.
6. Defina um orçamento
Uma das questões fundamentais de qualquer estratégia de marketing é o quanto eu posso alocar para a comercialização da minha startup?
Uma vez com o orçamento definido é hora de começar a pensar sobre as ações que vão sair. As seguintes mensagens irão ajudar você a entender algumas das áreas que devem integrar a estratégia de marketing:
- Networking e eventos
- PR
- SEO
- Mídias Sociais
- Marketing de Conteúdo
Se há uma disciplina importante para uma startup, é marketing. Não basta apenas criar um ótimo produto que atenda a uma necessidade clara. Deve saber levar o produto ao mercado e criar uma estratégia para evoluir e que irá ajudá-lo a melhorar suas margens e recorrência.
O que significa PR nesse contexto?
Public relashionship = Relações públicas.
Os 6 blocos fundamentais de marketing para startups http://t.co/iC5cAE53st via @101startup #startup
Os 6 blocos fundamentais de marketing para startups http://t.co/iC5cAE53st via @101startup #startup
Os 6 blocos fundamentais de marketing para startups http://t.co/iC5cAE53st via @101startup #startup
RT @brunounix: Os 6 blocos fundamentais de marketing para startups http://t.co/iC5cAE53st via @101startup #startup
RT @brunounix: Os 6 blocos fundamentais de marketing para startups http://t.co/iC5cAE53st via @101startup #startup
RT @brunounix: Os 6 blocos fundamentais de marketing para startups http://t.co/iC5cAE53st via @101startup #startup
Os 6 blocos fundamentais de marketing para startups http://t.co/9kAKA01iah
Os 6 blocos fundamentais de marketing para startups http://t.co/LFLb7OX8Ax
RT @brunounix: Os 6 blocos fundamentais de marketing para startups http://t.co/9kAKA01iah
Pessoal, o marketing viral também é uma ferramenta muito importante, deixo aqui a dica de um eBook Gratuito sobre o assunto http://bit.ly/1jRstzT
Os 6 blocos fundamentais de marketing para startups https://t.co/DDAJUzi03q #marketingdigital #midiasocial