Você ouve sobre isso o tempo todo, talvez até demais. Assim, expressões como Big Data, omnichannel e personalização podem aparecer para você como modismo e sem muito valor, que no final você acaba não levando em conta para o seu planejamento. Desculpe, infelizmente, a Estratégia Digital é algo que, mais cedo ou mais tarde você vai ter que enfrentar.
Claro, se você quer suas atividades digitais sejam eficazes, é melhor você começar a se familiarizar com esses conceitos a partir de agora.
De acordo com um estudo recente da Russell Reynolds Associates, mais e mais empresas começaram a adotar a abordagem de se adaptar ou morrer à transformação digital de seus negócios, porque para sobreviver você precisa estar pronto com uma estratégia digital bem estruturada.
Adotar uma nova abordagem graças a sua estratégia digital

Aqui é o momento de responder à pergunta mais sensata que você pode fazer nesta situação: o que significa ter uma estratégia digital?
Ter uma estratégia sólida Digital significa, essencialmente, que as decisões de negócios serão estabelecidas com base nos dados recolhidos de acordo com métricas específicas e que será baseada em soluções digitais.
Muitas das empresas consideradas referencias em comunicação tem estratégias digitais já bem estabelecidas na sua prática comercial, o que permite uma abordagem muito mais perturbadora. Mas também os proprietários de pequenas e médias empresas podem se beneficiar da adoção de soluções digitais, como a automatização de determinados processos de negócios ou a implementação da análise de dados de vendas, bem como a melhoria de atendimento ao cliente.
Em particular, a sua gestão de clientes e Marketing digital são as duas áreas que avançam e mudam mais rapidamente com as novas tecnologias digitais.
Da teoria à prática

Estratégia digital, em suma, pode significar coisas diferentes, que abrangem diferentes aspectos do trabalho e dos negócios, por isso são alguns exemplos práticos que nos ajudará a explicar melhor o que se entende por estratégia digital em uma pequena ou média empresa.
O seu negócio é um pequeno restaurante que se baseia em anotar pedidos apenas com papel e caneta, ou você já tem um aplicativo para saber qual o cliente está ligando e normalmente qual pedido é feito na maioria das vezes?
Talvez você tenha aberto uma loja de roupa há alguns anos e até mesmo criou convites para o lançamento da nova coleção Primavera-Verão e distribuiu os envelopes em caixas de correio no seu bairro. Neste caso, você pode considerar a ideia de criar uma campanha em mídias sociais, interceptando as pessoas realmente interessadas com as roupas que você propõe, talvez aquisição de novos clientes e focando a fidelidade do cliente.
Também pode ser uma seguradora que ainda obriga os seus representantes à usarem um software de décadas atrás. O que você acha de disponibilizar aos seus colaboradores um sistema de aquisição e análise de dados não apenas para alcançar o sucesso, mas também para se destacar?
A Estratégia Digital, em suma, envolve toda a organização do seu negócio e contratar as pessoas certas, ser capaz de guiá-lo neste processo é certamente o primeiro passo para a mudança. Empresas que investem em uma estratégia digital são aquelas em que a crise tornou-se uma oportunidade e que conseguiram entender que Big Data é o novo ponto de partida para o seu trabalho diário.

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