[Como] planejar uma ação promocional em mídia social

Muitas empresas têm feito do Twitter e Facebook uma central de prêmios. Não há nada de errado nisso, ações promocionais não importando de qual tipo, são importantíssimas para atrair o público e criar aquele burburinho. Porém há certos pontos que devem ser pensados, não é simplesmente comprar um prêmio e pedir para que o pessoal compartilhe ou dê RT.

Torna-se necessário definir o tipo de ação promocional que se encaixa melhor, se é uma premiação ou concurso cultural. Ambos possuem formatos, resultados e até mesmo legislações distintas. Também é indispensável verificar como a política de uso das redes sociais permite as ações promocionais.

Agora sim podemos começar a planejar a ação promocional. Para isso precisamos verificar certas características de público e ambiente para poder agir com assertividade:

Público-alvo. Para quem iremos falar?

Através da internet é possível atingir um público diversificado, de acordo com os seus dados demográficos e até mesmo interesses pessoais ou profissionais. Saber quem é o público-alvo é o passo inicial de qualquer tipo de ação promocional.

Em públicos segmentados a ação apresenta melhores resultados, porém exige um esforço maior para trabalhar na identificação com o público. Já uma ação em massa atinge um público maior, porém perde a questão emocional da afinidade com a ação, geralmente participam pelo prêmio e pronto.

Objetivo e Conteúdo. O que iremos falar e fazer?

O objetivo e público são imprescindíveis para elaborar o planejamento de conteúdo. O conteúdo é vital para agregar na ação promocional, encorpando e gerando a aproximação com o público, o resultado desse trabalho é o engajamento. 

É importante definir o que, aonde e em que momento será publicado. De forma generalizada o conteúdo deve gerar interação e fomentar debates. Dependendo da complexidade dos segmentos vai exigir gerar uma conversação em vários ambientes e grupos.

Comunicação. Como iremos disseminar?

A internet oferece canais de comunicação bidirecionais, ou seja, é possível passar a mensagem para o público-alvo e receber a resposta deste. Também permite que o público repasse estas mensagens a outros, o que é chamado de processo de viralização.

O público irá definir quais os ambientes e ferramentas devem ser utilizados para se comunicar com esse público. Mas há algo ainda mais importante do que isso, como deve ser essa abordagem, explorando o máximo possível da interação, gerando conversação.

Monitoramento e Mensuração. Como avaliar o retorno do investimento?

Ferramentas utilizadas na internet permitem a mensuração dos resultados, contabilizando acessos, alcance e retorno. O processo de monitoramento e mensuração deve ser feito durante todo o processo da ação promocional, avaliando opiniões favoráveis e desfavoráveis, pois estas podem determinar as diretrizes e até mudanças nas táticas adotadas.

É necessário avaliar a visibilidade, influência e engajamento da marca, como até mesmo de alguns participantes da promoção, o que chamamos de influenciadores. Haverá momentos que será necessário avaliar o resultado bruto, como a inscrição de algum evento ou compra de algum produto.

 

6 Comments

Deixe um comentário