12 clichês sobre marketing de conteúdo

Não é fácil falar sobre Marketing de Conteúdo, porque é um conceito em evolução.

As agências de conteúdo devem estar atualizadas sobre o assunto e devem aperfeiçoar constantemente suas técnicas.

Marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes. O conteúdo não é focado exclusivamente em vendas, mas sim em pessoas.

Vejo que no mercado está sendo dito algumas ideias falsas sobre o conceito de marketing de conteúdo e que, com base no artigo Susanna Gebauer do Exploreb2b, e algumas opiniões pessoais, quero falar sobre erros a evitar.

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1) Marketing de conteúdo é um novo conceito

Erroneamente acredita-se que o conceito de Marketing de Conteúdo juntou-se recentemente a bagagem de agências e empresas ao redor do mundo. Na verdade, se você buscar na história da web sobre o conceito de marketing de conteúdo, mesmo a um período anterior ao nascimento da internet, por volta de 1900. Conforme mostrado pelo infográfico do Content marketing institute.

O perigo, quando você ignora algo que tem um passado, não é aprender com histórias de sucesso do passado, é não ser capaz de ter sucesso amanhã.

2) Marketing de conteúdo e digital

Como mencionado acima, o Marketing de Conteúdo tem uma longa história por trás dele. Empresários têm trabalhado há séculos sem anexar a eles um termo específico.

Conferências, seminários, workshops, artigos em revistas especializadas, artigos gerais, relatórios da indústria, artigos para clientes especiais, revistas, guias e publicações: o Marketing de Conteúdo é a arte de produzir e promover conteúdo relevante e útil. Pense em ser capaz de reduzir o uso de marketing de conteúdo on-line, que limita o intervalo. Na verdade, só porque a Internet oferece novas maneiras de atingir o público, não podemos ignorar os instrumentos tradicionais.

3) Criação de conteúdo é “Content Marketing”

O Marketing de Conteúdo não se limita apenas à criação de conteúdo. Ao utilizar este conceito, é sim uma referência à criação de comunicação e interação com o público. Deve ficar claro para o público-alvo e par você quais os objetivos que quer alcançar. Dependendo da estratégia a ser implementada, terá um calendário editorial, que inclui os serviços prestados pela empresa e quais estratégia pretende adotar.

4) Tome cuidado com o seu conteúdo

Devemos evitar a redução do próprio conteúdo,criou-se uma cultura, principalmente no Brasil, que o cara é especialista se ele for um bom curador de conteúdo, o nosso mercado é uma merda, tenha em mente ninguém se torna referência em algo se não produzir, não se torna referência compartilhando o conteúdo de terceiros. Suas opiniões, suas idéias e conceitos são parte da sua personalidade e suas experiências. Não seja cabeção de se tornar multiplicador de estratégias de conteúdo de outras pessoas.

5) Todo conteúdo é bom conteúdo

Fazer uma estratégia focando em criar 300 conteúdos por dia não é a melhor estratégia. Você tem que considerar obter o máximo de eficiência, mesmo com um “conteúdo” mais simples e em menor quantidade. Na verdade, este tipo de estratégia permite um feedback imediato e evita spam.

6) Faça SEO e marketing de Conteúdo

O Google é um amigo do bom conteúdo e é uma ferramenta poderosa para dar ao seu conteúdo a atenção que merece. Mas a produção de conteúdo para os mecanismos de busca não é marketing e uma boa otimização de conteúdo não é necessariamente ter sucesso em marketing de conteúdo.

Concentrando-se apenas em estratégias de SEO, deixa-se de fora todas as outras possibilidades que o marketing de conteúdo detém. Produza conteúdo de qualidade que vai apelar para o público. O Google adora conteúdo de qualidade.

7) O Marketing de Conteúdo para o Google

Se você estiver criando conteúdo para o Google, você está fazendo SEO, e SEO, como mencionado acima, não é marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo é sobre as pessoas: o público-alvo escolhido. O conteúdo é significativo, interessante, informativo e divertido, e é projetado para falar com seu público e não para o Google.

8) O Marketing de Conteúdo não é para Google

Não, eu não sou louco e agora explico o por que do título deste parágrafo. Embora o Marketing de Conteúdo não seja SEO e não deva se concentrado na satisfação do Google, o SEO pode se beneficiar dos esforços de marketing de conteúdo. Na verdade, devemos ter certeza de que o Marketing de Conteúdo e SEO andam de mãos dadas.

9) Tudo o que está incluído no calendário editorial é o conteúdo

O que pode ser considerado conteúdo e que não é? A fronteira, especialmente em marketing de mídia social, é realmente instável e o aconselhamento para definir os melhores são:

  • Se você postar um comunicado, o tweet pode ser considerado o conteúdo, de acordo com a declaração do público a quem se dirige
  • Se você está fazendo um site de piadas e brincadeiras, tweet, tweets são bastante conteúdo.

10) O pensamento de trabalhar em um setor muito tradicional para fazer Marketing de Conteúdo

Aqui está uma citação de Lisa Overit:

“Queixar-se de que sua indústria não é glamourosa diz duas coisas sobre você:

– Que você não entende completamente os seus clientes;

– E isso é chato.

A oportunidade de criar conteúdo de alta qualidade é, independentemente do objeto de nosso negócio e significa que o tema do nosso conteúdo não tem que ser necessariamente focado nele.

Você tem que encontrar temas que são interessantes, ou criar conteúdo que gire em torno das discussões nas quais nosso clientes são apaixonados.

11) Marketing de conteúdo é a estratégia certa em todas as circunstâncias

O Marketing de Conteúdo não pode se tornar o novo Santo Graal no qual todos os comerciantes estão procurando. Como em qualquer estratégia de negócios é necessário avaliar se é realmente o conceito certo para você e sua situação. Eventualmente, isso pode levar à conclusão de que o marketing de conteúdo não é a melhor estratégia, mais eficiente e mais eficaz, e você deve, antes, optar por outra.

A maioria das empresas podem se beneficiar de uma estratégia de conteúdo bem concebida, mas sempre me pergunto se a nossa pode ser a melhor estratégia para implementar.

12) Marketing de conteúdo é uma campanha

Joe Pulizzi, em seu recente artigo, disse:

“O marketing de conteúdo não é uma campanha – é uma abordagem, uma filosofia e uma estratégia de negócios. “

Você pode fazer um vídeo, artigo ou livro, mas isso não vai fazer marketing de conteúdo e não vai fazer negócios de sucesso. O marketing de conteúdo é muito mais do que o conteúdo, é a combinação estratégica e bem harmonizada entre a produção, publicação e compartilhamento.

Comunique-se e interaja em torno do conteúdo e faça parte das discussões que têm seus objetivos claros, este é o Marketing de Conteúdo!

E o que você acha?

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