Storytelling: habilidades fundamentais da nova comunicação

Tenha uma boa história e alguém para contá-la. Mas acima de tudo, saber como conta-la. Contar histórias é hoje uma habilidade fundamental. Na era do social, o vídeo, a vida agitada, onde todos nós somos bombardeados com informações, publicidade, folhetos, spam e ofertas de todos os tipos, nada chama a nossa atenção mais do que uma boa história.

Um recente artigo da Harvard Business Review discute a questão da importância de contar histórias, e concluiu que qualquer que seja o seu setor ou produto, contar histórias é essencial para obter a sua mensagem.

Story

Toda história tem problemas grandes e pequenos, e assim a história é bem contada através de diferentes meios de comunicação, os dois aspectos precisam ser enfatizados e de maneira que determina a percepção do cliente.

Como explica Anna Higgs, chefe do departamento de arte digital da Film4, em uma pesquisa psicológica recente, ela revelou como as pessoas querem viver nos mundos das histórias por causa de como as histórias funcionam no cérebro.

Sempre nos projetamos em todos os tipos de mundos narrados (livros, filmes e outros) para compreendê-los. Segue-se que quanto maior a capacidade das pessoas de se projetarem em um mundo, maior será a sua compreensão e apego à própria história.

Anna Higgs, passa a explicar como os seus projetos inovadores na Film4 são guiados pela história e pelo uso da plataforma. Isso gera histórias e detalhes contados através de múltiplos canais, cada um com sua própria língua, a fim de construir um mundo em torno dos fatos narrados e uma nova maneira de criar relações com os usuários, mensuráveis ​​e quantificáveis.

É uma nova era de comunicação, com uma nova gramática, onde a parceria entre os diferentes atores envolvidos é muito importante:

“Precisamos continuar tentando coisas novas, mas temos de tentar em conjunto de uma forma aberta e exploratória.”

6 Comments

Deixe um comentário