RP Digital e Influencer Marketing: Construir uma estratégia de comunicação eficaz

O mundo da comunicação evolui a uma velocidade vertiginosa. Isto é verdade, mais do que nunca, mesmo na indústria de relações públicas, que está passando por uma mudança de paradigma que faz profissionais se renovarem para fornecer um perfil com os tempos, mais e mais imerso no mundo digital. Hoje queremos falar com você sobre RP Digital.

Até recentemente, o mundo das relações públicas era um mundo off-line. Quem estava ocupado tinha um grande cuidado com sua lista de contatos – em sua maioria jornalistas -, a fim de deixá-lo saber sobre as atividades, serviços e produtos da sua empresa. Tudo isso era feito cara a cara, ou pelo menos através do telefone e e-mail.

A rede e todas as ferramentas e plataformas que agora habitam levaram a uma evolução para a qual o RP se torna o RP Digital e os respectivos contatos potenciais em toda a rede, particularmente influentes, blogueiros e formadores de opinião em geral.

O que faz o RP Digital

Desempenhando o papel de ponte entre a empresa e personalidades proeminentes da rede, o RP Digital tem a tarefa de dar visibilidade aos produtos / serviços e, consequentemente, cuidar da reputação da empresa. Para este fim  os princípios de marketing mais eficazes: Palavra da boca – ou WOM (Word da boca) na língua específica. Analisar a opiniões de todas as partes e principalmente do influenciador. É por isso que hoje o RP Digital procura contatos entre líderes de opinião.

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As competências essenciais consistem em uma mistura de atenção, presença escuta misturados com uma atualização constante as novas da rede e dos  Trending Topics.

Depois de definir a sua estratégia de comunicação, de fato, o RP Digital começa a explorar os canais mais usados, baseia-se em sua rede existente de relações, monitora o zumbido (palavra da boca / cobertura da mídia) e está à procura de novos contatos para a nova campanha.

As habilidades RP Digital

Infelizmente, muitas vezes, há aqueles que se propõem a trabalhar como RP Digital sem ter muito conhecimento. Um verdadeiro profissional, para se sobressair no campo, devem desfrutar de uma educação mais completa possível: um recurso que, assim como a especialização, você compra primeiro com a “experiência”. É este fato que permite ao RP Digital preencher sua coluna. Os contatos são a sua verdadeira riqueza.

As características que não podem faltar em um RP Digital são:

  • O desejo de estar constantemente atualizadono que diz respeito às ferramentas e plataformas sociais;
  • Uma carteirade experiências que garante uma extensa lista de contatos. Networking é muito importante;
  • presença,online e off-line. Um RP Digital de sucesso deve participar dos eventos mais importantes.
  • A organização. A capacidade de gerir o tempo neste campo é uma garantia de eficiência e resultados excelentes.
  • A capacidade de criar conteúdo.O RP Digital deve ser capaz de desenhar o conteúdo perfeito para a rede. É para esse fim que precisa conhecer as melhores plataformas e ser competente na área de SEO. Além disso, o RP Digital funciona frequentemente com um blog pessoal. Marca pessoal é importante;
  • Análise.É essencial manter um olho sobre e saber como avaliar os dados de uma campanha / evento a qualquer momento.

O segredo é a escuta

A tarefa do RP Digital é feita em primeiro lugar, através do monitoramento da rede. É através da escuta que essa atividade acontece e em tais conversas se obtêm contatos aptos e competentes que são capazes de criar o zumbido direito. Uma boa ferramenta para monitorar dos trending topics é o Alertas do Google.

Outro passo é a análise da reputação web do influenciador. Isso é realizado com as ferramentas adequadas, como Klout, oferecendo dados precisos sobre sua autoridade e da influência que exercem sobre a comunidade.

É evidente que o RP Digital também sabe se encaixar na comunidade em pessoa, sabe reconhecer os locais de reunião dos usuários mais interessados do setor e, portanto, mais dispostos a ouvir a mensagem proposta.

Em tudo isso, no entanto, não devemos esquecer o lado off-line, no entanto, essencial para a atividade de qualquer pessoa preocupada com o RP. É por isso que o praticante deve estar presente em eventos e não deve ter medo de trocar o seu cartão de visita ou pelo menos ter um contato direto com os perfis sociais dos potenciais contatos.

Com isso, analisamos o perfil de Digital PR e descobrimos algumas das suas principais características.

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