Repita este mantra também no WhatsApp: “opt-in, opt-in, opt-in…

Repita este mantra também no WhatsApp: “opt-in, opt-in, opt-in…”

Amigos do Marketing Digital, vocês sabem que consta lá no nosso caderninho de boas práticas um parágrafo onde é dito que devemos fazer o envio de e-Mail Marketing somente para a galera que solicitar ou permitir o recebimento da mensagem, certo? Vocês seguem esta regrinha também conhecida como opt-in, né? Por favor, nunca te pedi nada.

Ao meu ver, a mesma regra vale também no relacionamento através de SMS e WhatsApp. Ou seja, eu só vou receber mensagens de empresas que eu tenha real interesse. O que não faz parte disso, eu considero como spam. Não há nada mais desagradável do que estas mensagens indesejadas, fora de contexto e insignificantes.

O grande problema é que tem muito “profissional” e “empresa” comprando mailings e mais mailings, acreditando ser a melhor solução para entregar sua comunicação. Só que não! Esse assunto é tão longo, que renderia uns 50 ou mais artigos, mas não quero e nem tenho interesse de entrar nesse mérito hoje.

Então, para dar ainda mais foco na pauta de hoje, vamos falar apenas sobre opt-in no WhatsApp. Que tal?

Senta que lá vem história!

ScreenHunter_257 Oct. 28 14.33Bom, antes de deixar algumas dicas que acredito que sejam válidas, gostaria compartilhar a situação desagradável pela qual eu passei. Certo dia, recebi uma notificação no WhatsApp e ao checar do que se tratava, notei que havia sido incluso no grupo de uma empresa de coaching que havia me relacionado há meses atrás. De cara já fiquei puto, pois em momento algum eu havia solicitado a participação e muito menos fui consultado para entrar no referido grupo. Logo após me situar do que estava acontecendo ali, percebi que era o dono da empresa o administrador do grupo e responsável pela adesão forçada de todos os usuários ali, que inclusive eram muitos. Em seguida, começam a chegar várias mensagens destes outros usuários questionando o tal grupo e porque estavam ali. O resultado? Muitos usuários (eu também!) não pensaram duas vezes e saíram do grupo da mesma forma que entraram. #fail

 

Aplicando o mantra “Opt-in” também no WhatsApp

Não é crime e muito menos pecado interagir com seu público através do WhatsApp, muito pelo contrário. Porém, precisamos combinar algumas coisas antes de pensarmos em atuar neste canal, ok? Vamos aos tópicos.

#1 – Nada de listas compradas, hein? Construa a sua e seja feliz: assim como a gente sempre fez no e-Mail Marketing (pelo menos no mundo perfeito!), também devemos criar aqui uma base de interessados em receber as ofertas e informações. Mostrando ao público que seu conteúdo faz sentido e tem importância, a quantidade de pessoas interessadas será surpreendente.

#2 – “Miga, seje menas!”: será que a mesma mensagem é relevante para toda sua base? É bem mais bacana, saudável e inteligente definir o target adequado para que cada ação obtenha resultados satisfatórios. Segmentação é fundamental.

#3 – Quer criar um grupo para entender melhor e interagir com seu público? Ótimo, mas peça permissão: voltando ao “causo” que contei anteriormente, o problema não está em criar o grupo, e sim na forma como leva as pessoas para dentro dele.

Por que não enviar uma mensagem prévia para o usuário fazendo o convite para ingresso no grupo? Parece mais agradável, certo? Tente fazer isso, demonstre com transparência a finalidade do grupo, e você não irá se arrepender.

Bom, é isso. Espero muito que eu tenha contribuído para melhorias em sua atuação ou futuras ações no WhatsApp.

Tem algo que não concorda ou gostaria de complementar o texto? Comente aqui embaixo. 😉

3 Comments

Deixe um comentário