Promoções no Facebook usando o “Compartilhe”, pode?

Promoções no Facebook usando o “Compartilhe”, pode?

Se não quiser ler, pode optar por escutar. 😉

Promoções no Facebook: se você usa a famosa dinâmica do “compartilhe em modo público”, este conteúdo pode ser útil.

As diretrizes de bom uso das plataformas de redes sociais, por incrível que pareça, não são levadas a sério. Ou por real desconhecimento da pessoa que assume a gestão, OU por pura preguiça de parar para estudá-las.

Sim, é necessário dedicar um tempinho para interpretá-las, pois nem sempre eles são tão claras como deveriam.

É impressionante a quantidade de “imprudências” relacionadas a promoções, principalmente as promoções no Facebook, em que eu me deparo no dia a dia na minha timeline. E, visto isso, resolvi que, pelo menos uma vez por mês, falarei sobre as principais regras e políticas de bom uso da mídias sociais. As famosas Guidelines.=


O meu foco com estes conteúdos será nas guidelines elaboradas para empresas atuantes nas redes sociais, e não nas regras de uso de pessoas física.

E para estrear o quadro sobre guidelines, nada mais justo do que falarmos do famosos “Compartilhe em modo público para concorrer”. Se permitem uma observação bastante pontual, eu, sinceramente, não sei o que é mais antigo nessa internet sem lei; se é o “mimimi” sobre o corte de alcance orgânico ou esse tipo de promoção.

Prossigamos…

Não estou aqui para julgar quem usa de tal dinâmica para conseguir alcance e mostrar números para o cliente no final do mês. Meu único propósito com este conteúdo é ajudar, ou orientar, sobre os riscos de se desrespeitar as diretrizes de uso de uma rede social, para evitar futuras dores de cabeças e frustrações para você e seu cliente. Existem outras maneiras criativas de se realizar promoções no Facebook, que não necessariamente precisam ser “forçando” o usuário a compartilhar algo. Falei disso em um outro conteúdo. 

No vídeo, eu exemplifico os dois principais riscos de se realizar promoções no Facebook usando o botão de compartilhar,  pedindo que o usuário o faça em modo público. Abaixo, a reprodução na íntegra do que estou falando, retirado do próprio Facebook:

Reparem bem que no item 4, eles deixam bem claro que não vão te ajudar caso você se atrapalhe na sua promoção, não consiga mensurá-la ou simplesmente tenha a sua página bloqueada. E, quando se trata de atendimento ao consumidor, o Facebook ainda peca, e peca muito. É bem complicado entrar em contato direto com eles. 

Espero que tenham gostado da dica. No próximo vídeo sobre guidelines, ainda falarei sobre os riscos de realizar promoções de qualquer maneira e ignorando as regras e burocracias impostas pela plataforma e lei.
 

Eu vou ficando por aqui Se você curtiu o conteúdo, muito obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário