Algumas pessoas pensam que o blog é simples: eu escrevo e publico. Mas, como existe um processo que traz um pensamento para se transformar em uma grande ideia, escrever no blog é uma arte. Da mesma forma, outros pensam que o blog é uma tarefa complexa e é reservado apenas para aqueles que têm o dom da escrita.
Blogar é um fluxo de ideias, processos e estratégias. É ser apaixonado por um tema específico. O resultado é uma sinergia entre o que temos na cabeça e sua tradução. O trabalho é para dar um sentido para as massas.
A ideia
As ideias surgem na mente enquanto se lê algo através do Google Reader, comentários de outras pessoas, e comentar em outros blogs, ou assistindo a um filme. Não subestime os momentos offline: no metrô, como passear, enquanto conversar com amigos ou conhecidos.
É preciso ter certeza de não perder nenhum desses lampejos de gênio. Não espere por itens adicionais, mas também escrever frases curtas. Não deixe dissolver o “momento mágico”. Portanto, sempre que tiver uma grande ideia, mantenha o controle desta. Anotá-la em uma folha de papel ou em seu notebook, o que você tiver na mão. Tudo isso é para ter certeza de que a ideia retornará. Muitas vezes me ajuda até mesmo para fazer o título do meu artigo potencial.
A fase de escrita

Agora é a hora de tomar uma ideia e torná-lo um blog real. Essa parte é geralmente um processo fluido. Começo a escrever sem parar. Sem correção, não importa os erros de digitação e de gramática. Para corrigir sempre há tempo.
Outras vezes desenho um diagrama com os principais pontos da discussão que quero tratar. Eu gosto de deixar as coisas penduradas e não estruturadas, porque eu prefiro ter uma nova ideia no meio, um pouco, como em mapas mentais.
SEO
Nem todos os meus artigos são otimizados para os mecanismos de busca. O SEO pode discordar com essa atitude, mas acho que é importante se concentrar em produção de conteúdo. Se você se concentrar apenas em quantas palavras-chave usará no texto, você pode alterar a experiência do leitor.
É por isso que – especialmente se você é um novato – Eu esperaria ter o post completo antes do trabalho sobre os elementos de SEO.
Uma vez que o post está feito, vá para a ferramenta de palavra-chave e comece a vasculhar os termos de busca mais populares, com menos concorrência. De lá, faz o título, a densidade de palavras-chave, meta descrição, os permalinks, etc.
A publicação
Espere Bruno, escrever e otimizar as mensagens não têm a ver com a publicação? Nah! Podemos usar alguns dos elementos cruciais no processo de publicação, mesmo após a escrita, edição e otimização do texto.
Uma coisa que precisamos fazer antes da publicação do artigo, é garantir uma chamada à ação. Pense no que você quer que as pessoas façam quando leem o post. Comprar um produto? Deixar um comentário? Compartilhar o post no Twitter? Ler os detalhes de seus produtos? Se você deseja que o leitor faça algo, você deve solicitar a ação desejada: uma questão no final do artigo, pedir opiniões, insira um botão para compartilhamento social. Então, você estará oferecendo uma razão válida que pode estimular as pessoas a fazer “ação”.
O caminho para garantir esse processo é usar algumas conexões internas no final do post, na forma de mensagens relacionadas (se você usa WordPress eu recomendo que você instale um plugin para o post relacionado). Desta forma, você aumenta o número de visualizações de página.
Outro bom motivo para adicionar um link interno, é explorar o trabalho de blogs que roubam seu conteúdo automaticamente.
Por último, mas não menos importante elemento a considerar, quando você publica um post. Você escreveu um artigo incrível no domingo? Portanto, considere cuidadosamente a data e hora que poderia trazer mais tráfego. Faça o mesmo com os efeitos da divulgação de seu conteúdo através do Facebook e Twitter.
A promoção
Embora o conteúdo seja impressionante, um excelente artigo nunca será lido se ninguém o vê. Então, a menos que seu blog seja lido em uma base diária, sem qualquer incentivo, você provavelmente precisa trabalhar em promoção.
Existem diferentes níveis de promoção de um post. Isso pode demorar alguns minutos a algumas horas, embora alguns resultados possam ser avaliados apenas nos dias seguintes. Claro, a promoção social, não vai a lugar nenhum, a menos que você construa uma boa audiência. Então você tem que ter uma boa base antes de fazer a promoção.
Qual é o seu processo de criação de um blog?
Este é o caminho a partir do nascimento de uma ideia para a maturação de um artigo na minha experiência. Agora é a sua vez. Qual é o seu processo para criar um blog corporativo? Quais são os elementos que lhe traz melhores benefícios?


Da ideia à publicação. O processo de fazer um artigo http://t.co/IXasyrcqYZ
Novo artigo => Da ideia à publicação. O processo de fazer um artigo http://t.co/r6aFdwp4UU
Novo artigo => Da ideia à publicação. O processo de fazer um artigo http://t.co/TaVfsfGcL3
Da ideia à publicação. O processo de fazer um artigo http://t.co/6O0KuKLeh2 #midiasocial