Para uma empresa startup ou de pequeno porte não é uma opção ignorar a mídia social como um meio de comunicação, promoção e, até mesmo, recrutamento. Isso é verdade para qualquer negócio novo para a internet.
No entanto, mergulhar de cabeça no mundo cada vez maior das redes sociais pode ser esmagador, na melhor das hipóteses. Cada plataforma não tem um público exclusivo de usuários, mas também as suas próprias idiossincrasias quando se trata de nomes de usuários, imagens e uso.
Abaixo está um passo-a-passo para o estabelecimento de contas empresariais das 8 principais redes sociais. Como o tempo e as pessoas são limitadas em muitas empresas, é altamente improvável que você seja capaz de manter um bom fluxo de conteúdo em cada uma dessas redes no dia-a-dia.

Estabeleça sua conta empresarial
O primeiro passo – e crucial – em entrar no ”jogo social”é garantir sua marca, ou algo padronizado que, todas as redes estejam em suas mãos. Mesmo que você não pretenda ser um usuário ativo de uma plataforma, é melhor manter sua marca lá ao acaso, ao invés de correr o risco de alguém tomá-lo.
Uma vez feita uma conta básica em cada uma das principais redes sociais, volte para o passo anterior e foque em uma ou duas plataformas que possuem audiência relevante para sua marca e capaz de sustentar um conteúdo significativo. Foque toda a energia da sua equipe l nos primeiros 6-12 meses de sua campanha, até você ter razões justificáveis para expandir para um novo território.
Primeiros passos
- Coloque sua marca no Knowen.com para ver se alguém já fez seu nome em várias redes sociais. Encontre uma versão da sua marca que está disponível nas principais redes para garantir a consistência.
- Envie isto “Ridiculously Exhaustive Social Media Design Blueprint” para seu designer e faça-o criar uma imagem com tamanho apropriado para cada rede que você planeja ter presença.
Use se: você quiser atingir um publico grande, com um diversificado leque de tipos de conteúdo.
- Crie uma pagina no Facebook para o seu empresa;
- Solicite um nome de usuário para sua página que os clientes possam encontrá-lo facilmente aqui Facebook.com/YourBusiness em vez de Facebook.com/pages/you/203948203957 (Nota: Uma vez criado seu nome de usuário não pode ser mudado – então escolha sabiamente!)
- Carregue uma foto no perfil que seja “legível”, em miniatura em torno do local. Logos ou selos da marca funcionam bem e permitem que os usuários identifiquem facilmente seu conteúdo em todo o site.
- Carregue uma imagem de capa, que se expanda além de um logotipo para representar visualmente sua marca. Este é o maior pedaço que você possuirá do local e sua melhor oportunidade de estabelecer um tom para o perfil.
- Certifique-se de todo contato e se as informações no “sobre” estão completas no perfil, e garanta o que melhor se aplica ao “categoria” seja escolhida.
- Use na sua pagina a “descrição curta” (configuração > informação de pagina > descrição curta) para exibir seu slogan ou um resumo de uma frase de por que seu negócio é grande. Esta descrição pode ser automaticamente exibida quando outras pessoas compartilharem o link da sua página, então tenha certeza que seja uma boa descrição.
- Autorize os administradores da página em níveis de acesso apropriados para que várias pessoas possam contribuir com conteúdo para página.
- Se apropriado, coloque marcos históricos para sua empresa , industria ou produto por mensagem retroativa.
- Prevenir estes posts que inundam o feed de noticias dos seguidores, verificando a opção de “andamento para novos feeds”.
Use se: você tem atualização ou conteúdo frequentes.
- Crie uma conta no Twitter (não há distinção entre conta pessoal ou empresarial).
- Solicite um nome de usuário para conta, que também vai se tornar parte de sua URL (twitter.com/username)
- Carregue uma imagem no perfil, a imagem de cabeçalho, e no fundo, de preferência tudo com a coordenação de esquemas de cores e mensagens. Lembre que sua foto de perfil será exibida no site inteiro em miniatura, por isso deve ser visualmente concisa.
- Inclua a URL do seu site em seu conteúdo de perfil para facilitar o acesso.
- Familiarize-se com o Twitter 101 (faça do Twitter especificamente de negócios!), aprenda mais sobre hashtags, @respostas e outras redes mais práticas.
Google+
Use se: você tem um local físico e quer que seu endereço apareça nos resultados.
- Visite google.com/+/business/ e clique em “criar uma página no Google+” no canto superior direito.
- Entre com uma conta Google que você controla, e escolher a categoria que melhor descreve o seu negocio.
- Liste o nome do sua empresa e o site, confirme se o seu conteúdo é apropriado para todas as faixas etárias.
- Em “configurações” adicione um numero de telefone na sua pagina, e confirme o numero por meio de uma mensagem de texto ou ligação.
- Clique em “perfil” no ícone de navegação à esquerda, depois em “sobre” na barra superior. No bloco “link” abaixo, você verá um botão “link website”. Clique nele para produzir um código que deve ser colocado em seu site, a fim de vincular o seu perfil e site.
- Certifique-se que todas as informações de localização e contato estejam atualizados no perfil, o Google usa o seu perfil para fornecer seu endereço, telefone e muito mais no resultado de busca.
- Depois de ter estabelecido a página, vá para o plus.google.com/dashboard e clique em “gerenciar esta página”, depois em “ verifique este negocio” debaixo do seu endereço. Confirme o endereço de email, e um cartão postal contendo um PIN exclusivo será enviado a você. Quando o cartão postal chegar, siga as instruções de verificação para concluir o processo.
Youtube
Use se: sua empresa puder se beneficiar de demonstrações de produtos, depoimentos ou colocar uma “cara” na sua marca.
- Vá para youtube.com e clique em “sign in”/”inscrever-se” no canto superior direito.
- Inscreva-se com uma conta Google já existente (certifique-se de que não há problemas compartilhando essas credenciais com qualquer pessoa que pode contribuir para o trabalho no Youtube) ou clique em “criar uma conta” e siga as instruções.
- Uma vez inscrito, clique no ícone usuários no canto superior direito e, no menu suspenso selecione “meu canal”. No próximo pop-up, clique no ícone “para usar uma empresa ou outro nome, clique aqui”. No campo “nome do canal”, insira nome da empresa ou nome de usuário da marca que as pessoas usarão para encontrá-lo.
- No campo “sobre” do seu novo canal, liste “links personalizados” para seu site ou outras propriedades online, bem como “links sociais” para outras redes.
- Ainda no campo “sobre”, coloque uma descrição para o canal.
Use se: você está em um espaço B2B ou quiser falar como um público mais profissional.
- Entre com seu perfil pessoal e no menu de navegação principal, vá em interesse >empresas. Depois, no canto superior direito, clique em “adicionar uma empresa”.
- Insira o nome de sua empresa e endereço de email. (Nota: LinkdIn só permitirá você ativar um novo nome de empresa se você tiver um endereço de email empresarial como me@companyname.com. Se sua conta do LinkedIn está configurada com um email pessoal, você precisará adicionar um email empresarial no seu perfil antes de completá-lo.)
- Preencha todos os campos com detalhes da empresa e, produtos e serviços.
- Carregue uma versão do seu logotipo no seu perfil. Você precisará separar três versões dos tamanhos 100×60 (exibido na página da empresa) e 50×50 (exibido em toda rede)pixel para completar o perfil.
- Carregue um banner da página (com temática similar com a foto de capa do Facebook) dimensionada em 646×220 pixels.
- Crie um banner exclusivo e imagens em miniatura para destacar seus produtos e serviços. Sinta-se livre para usar esses rótulos liberalmente, se sua empresa tem ofertas menos tradicionais.
Use se: você quiser alcançar o publico feminino e tem um ótimo conteúdo visual.
- Use http://business.pinterest.com/ para inscrever-se como uma página empresarial. (Se precisar, essa página também fornece um link que converte sua conta anteriormente pessoal para uma empresarial).
- Forneça informações de contato e estabeleça um nome de usuário no seu perfil.
- Conecte-se com outra conta de rede social existente se você quiser interagir seu Pinterest com estas plataformas.
- Em configurações de perfil, coloque a URL do seu site.
- Revise estas dicas para tamanhos de imagens do Pinterest otimizado em vários tipos de posts.
Use se: você quiser criar conteúdo de interesse visual em uma base regular.
- Faça o download do Instagram através da App Store ou Google play do seu celular.
- Crie uma conta.
- Carregue um logotipo de 110×110 pixels para foto do perfil.
- Insira a URL do seu site em configurações de perfil.
- Use o campo “bio” para fornecer uma visão geral de suas proposições de valor.
Foursquare
Use se: você tem um local físico.
- Procure pelo nome da empresa no Foursquare.com para ver se o seu perfil já existe. Você pode seguir as instruções do Foursquare para reivindicar a listagem. Se sua empresa não estiver no sistema, opte por criar um novo local.
- Digite um numero de telefone para o sistema de validação do Foursquare para entrar em contato. Você receberá imediatamente uma ligação de um sistema automatizado pedindo-lhe para indicar o seu nome e o nome de sua empresa. Um código irá aparecer no seu computador, e terá que digita-lo no seu telefone.
- Após a confirmação por telefone, uma “verificação final” será necessária, através de um pagamento único ou um postal livre enviado a empresa.
- Uma vez verificado, garanta que o endereço da empresa, telefone, horário de funcionamento e outros detalhes estejam no perfil.
- Link outro perfil social como aplicável

Novo artigo => Principais redes para startups http://t.co/NmXqsWsgkW
Novo artigo => Principais redes para startups http://t.co/nCAUGyYxIL
Principais redes para startups http://t.co/pKqoNUQQjX
Principais redes para startups – Para uma empresa startup ou de pequeno porte não é uma opção ign… http://t.co/EYF0Peo4jf
Principais redes para startups – Para uma empresa startup ou de pequeno porte não é uma opção ign… http://t.co/TieLgGTXaY
Principais #redes para #startups http://t.co/jWr7A8Rltz^LN @101startup @brunounix #RedeSocial #Facebook #Instagram #Twitter #YouTube
Principais redes para startups – #marketingdigital http://t.co/GcW8Rqv9KQ