Depois de explicar o que é o marketing de conteúdo continuo com um post explicativo de como você pode criar um plano de conteúdo em redes sociais e blogs.
Planejar uma estratégia para o conteúdo on-line é uma das pernas da campanha de marketing online. Criar e divulgar conteúdo é relativamente simples, por outro lado, é um desafio estabelecer um plano de conteúdo e mais difícil ainda: cumpri-lo!
Aqui vou dar algumas chaves para a concepção de um plano de conteúdo, simples e adequado para o seu negócio e, acima de tudo fácil de seguir sem deixar a primeira oportunidade passar.
Passos para criar um plano de conteúdos
1 – Definição de Metas
Embora possa parecer repetitivo, o primeiro é sempre o objetivo, sem eles nós não saberíamos para onde atirar.
[bctt tweet=”O objetivo é o que quer conseguir, a estratégia é como vai conseguir.”]
Exemplos de objetivos de marketing de conteúdo:
- Aumentar o tráfego do Blog
- Aumentar a comunidade de seguidores
- Atrair novos leads através RSS
- Obter uma base de dados de assinantes de newsletters
- Venda através de conteúdo gratuito
2. – Estabelecimento de Metas
Embora pareça o mesmo que as metas, não é. Dou-lhe um exemplo:
- Um dos objetivos é “Aumento comunidade de seguidores”
- A meta seria “Obter 100 novos seguidores a cada mês”
3. – Definição de meta
A comunicação adequada das nossas mensagens para se conectar com um público específico é muito importante. Depois de ter identificado o alvo, devemos analisar:
- O que gosta?
- Como gosta?
- Quando?
- Onde?
Com esses parâmetros, podemos ter uma ideia do público e saber como nós vamos conseguir nosso conteúdo.
4 – Definição de estratégias e tipos de conteúdo
Esta é a parte mais interessante, ter objetivos claros e do público, então eu tenho que ver como você vai começar a cumprir suas metas. Por exemplo, em seguida, vou colocar exemplos de estratégias e tipos de conteúdo:
- A estratégia deverá criar recursos gratuitos disponíveis para aumentar o banco de dados de assinantes.
- O tipo de conteúdo, whitepaper ou e-book.
A lista de tipos de conteúdo é:
- Ebooks
- Templates
- White Papers
- Tutoriais
- Entrevistas
- Infográficos
- Resenhas
5 – Pesquisa e desenvolvimento
Estas duas ações colocá-las juntas, porque uma não existe sem a outra. Quero dizer, encarregado de criar o conteúdo tem que fazer uma busca minuciosa em busca de inspiração. Parte da pesquisa que eu recomendo é analisar exatamente o que está fazendo a concorrência local e internacional.
Parte da criação de conteúdo deve levar em conta vários fatores:
- O formato do conteúdo que nós criamos, se é um post de blog ou uma foto ou um vídeo.
- Otimização de conteúdo, se necessário adicionar dicas de SEO para otimizar e coisas assim.
- A produção de conteúdo, se tal oferta oferece uma troca para um download, você deve implementar o sistema antes da publicação e, portanto, pode afetar o processo de criação.
- Os copys (mensagem) são extremamente importantes, ter tempo para gerar.
6. Definir os canais
[bctt tweet=”Não importa o quão bom é o seu conteúdo, se não for devidamente promovido é igual ou pior do que um conteúdo ruim.”]
Dependendo do tipo de estratégia o conteúdo pode definir os canais, os mais comuns são:
- Blog
7 – Plano Promocional [Calendário Editorial]
Para o plano de promoção eu recomendo a criação de um calendário editorial para programar todo o conteúdo por tipo, data e onde serão publicados. Isso deve ser feito para pensar estrategicamente e analisar cuidadosamente o conteúdo que se encaixa mais com o tipo de mídia X. Por exemplo:
- No Facebook o conteúdo visual é uma aposta certa.
- No Twitter os conteúdos fáceis de compartilhar são mais propensos a ter sucesso e tornar-se viral
Nesta parte da promoção, também é importante definir a periodicidade de conteúdos .
Se você deseja fazer o download do calendário editorial.
8 – Definir métricas
Não há sentido em fazer o plano de conteúdo do início ao fim, se você não vai medir a eficácia corretamente. Assim, com base nos objetivos, metas e plano promoção, é necessário definir os famosos KPIs. Continuando o exemplo acima:
- OBJETIVO: Aumento comunidade de seguidores.
- META: 100 seguidores de um mês.
- KPI: Número de novos fãs por mês.
9 – Executar o plano de conteúdo
Com todas as etapas concluídas anteriormente temos que executar o plano para começar a diversão. Claro que no início será muito teste e observação, mas eu garanto que vai aprender muito.
10 – Medir e repetir se funcionar
Finalmente, depois de ter executado o plano durante o tempo pré-determinado, comece a ver as estatísticas para ver o que funcionou e o que não funcionou. Embora isso seja feito no final, o plano pode ser assistido desde o início, se algo está tendo sucesso ou simplesmente não se encaixa.
Para terminar este post longo e demorado, deixo 2 frases que nunca devemos esquecer:
- Se o conteúdo é rei, a promoção é rainha e os príncipes são as conversões.
- Tentar e tentar até encontrar o que você está procurando e muito mais.
Devemos buscar formas de aumentar o impacto desses conteúdos através de influenciadores e implementação de relações públicas.

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#marketingdigital #midiasocial
Adorei as dicas
vou coloca em prática agora mesmo
bjs
Gostei das dicas! Foram de grande valia. Muito obrigada
Teria como disponibilizar o link de acesso às planilhas?