O Planejamento no início…

O Planejamento no início…

[dropcap]O[/dropcap] Planejamento de Comunicação já existe desde os anos 30 mas foi ganhar força e se concretizar como setor dentro das agências offline na década de 1960. Além da criação, do atendimento e do mídia, surgia o account planning, hoje conhecido como Planejamento Publicitário ou Planners. Esse novo setor foi implementado primeiramente nas agências J.W. Thompson e BMP. Até então não se tinha ideia de como esse setor seria cada vez mais importante e mais específico para cada objetivo dentro da comunicação.

Com uma visão tão ampla do universo na comunicação, o Planejador – ou Planner –  tem o dever de ser tão ou mais criativo que a própria criação. Além das pesquisas, observar e estudar o comportamento das pessoas passou a ser essencial para entender e fazer valer a comunicação proposta. Estratégia só é válida quando se tem resultado.

Assim como qualquer bom comunicador, o planejamento de uma agência tem o dever de se integrar com todas as áreas para entender e saber transmitir de forma criativa o conteúdo exposto no briefing.

Com o passar do tempo, o setor do planejamento tomou o seu lugar e teve-se certeza da importância da visão estratégica desse profissional. Deixou-se então de não pensar em consumidor apenas como público-alvo e sim como pessoa, explorando cada vez mais o comportamento e hábitos do consumidor.

Planejamento Digital e Marketing Digital não são a mesma coisa

Embora sejam termos parecidos e que ocupem a mesma importância na estratégia de um plano de ação,Marketing e Planejamento Digital tem papeis diferentes. Marketing é marketing seja qual foi o meio de atuação. Hoje não é possível criar barreias entre o on e off. O Marketing trabalha diretamente para analisar a logistica e produtos ou serviços para atender as demandas criadas pela propaganda e fazer a empresa crescer junto ao mercado. Já o Planejamento Digital tem o papel de aproximar e manter uma relação em que o consumidor se identique com a marca. Na prática, ambos os serviços devem ser integrados, na teoria devem ser trabalhos com estratégias diferentes, pois temos em mente que estamos atuando em ambientes diferentes.

A diferença será na forma de se pensar estrategicamente em como adaptar a linguagem para plataformas sociais online, visto que cada dia que passa se investe mais em redes segmentadas e com propósitos pré-definidos . Resumindo: é necessário entender o meio de atuação – assim como nas campanhas tradicionais – e estabelecer um nível de conversa que possa convergir para o ambiente digital de forma inteligente, estratégica, e, claro, sempre pensando na melhor forma de se relacionar com o consumidor. Afinal de contas a mídia é social. Não dá pra ignorar o comportamento do consumidor no ambiente digital pelo simples fato de que nesse ambinete ele tem voz ativa.

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