As 121 novas pistas do Manifesto Cluetrain

Muito mais do que um cartaz sobre as conversas na web. É uma síntese extraordinária da “ecologia da Internet”, a sequela do famoso Manifesto Cluetrain. Quinze anos depois, Doc Searls e David Weinberger publicaram The New Clues um apelo de amor para a Rede Livre, um manual de instruções para o seu uso livre, longe das mãos daqueles que querem explorá-lo, agarrá-la, espioná-lo. Um Manifesto Humanista extraordinário, assim: ainda mais profundo e mais valioso do que há 15 anos.

[divide]

AS NOVAS PISTAS

Por dois dos autores do Cluetrain, Doc Searls e David Weinberger

Quinze anos se passaram desde a nossa mensagem anterior

Neste período, o Povo da Internet – você, eu e todos os nossos amigos de amigos de amigos, até o último grau de separação – fez da Internet um ótimo lugar, cheio de maravilhas e prodígios.

Pelos argumentos mais sérios aos mais divertido para os mais absurdo, nós destruímos os Titãs, criamos heróis e alteramos os pressupostos mais básicos sobre como as coisas funcionam e sobre nós.

Mas agora todo o trabalho feito em conjunto vai enfrentar perigos mortais.

Quando falamos para você pela primeira vez, queríamos alertar sobre a ameaça representada por aqueles que não entendiam que você não entende a Internet.

Eles são os “tolos”, as empresas que simplesmente abraçaram as “instruções” da Internet. Agora duas novas hordas ameaçam o que temos construído um pelo outro.

Os Marotos (criminosos) da Internet entendem muito bem. Eles pensam que lhes pertence e que eles possam saquear, levando nosso dinheiro e as informações que nos dizem respeito, acredito que os tolos somos nós.

Mas a horda mais perigosa é o terceiro: Nós.

Horde é uma massa de pessoas indiferenciadas. Mas a beleza da Internet é que ela nos permite conectar como indivíduos diferentes e distintos.

Nós todos gostamos do entretenimento de massa. Nos últimos anos, a TV está produzindo pequenas obras-primas e da Rede nos permite vê-las quando quiser. Fantástico!

Mas devemos ter em mente que a distribuição dos meios de comunicação de massa é apenas o último dos poderes da Internet. O super-poder da rede é a conexão sem permissão. Sua potência máxima é que podemos fazer o que quisermos.

Portanto, este não é o momento para descansar, desfrutar a comida junk irresistível criada especialmente para nós, como se o nosso trabalho estava terminado. É hora de assoprar o fogo da Rede e transformar todas as instituições que nos levaria para os tolos.

Na Internet já está em andamento a invasão dos ladrões de corpos. Não se engane: com um golpe de caneta, um aperto de mão secreto ou meme para cobrir os gritos dos mais desesperados, corremos o risco de perder a Internet que amamos.

Viramos para você nos anos do nascimento da Web. Nós envelhecemos juntos com a Internet. O tempo voa.

[divide]

Nós éramos jovens, uma vez no jardim …

A Internet somos nós, conectado.

  1. A Internet não é feita de cabos de cobre, fibras de vidro, as ondas de rádio, e até mesmo de dutos.
  2. Os dispositivos que usamos para se conectar à Internet não são a Internet.
  3. A Internet não pertence a Verizon, Comcast, AT & T, Deutsche Telekom e China Telecom (中国电). Facebook, Google e Amazon não são os reis da rede, mas servos ou algoritmos. Nem os governos da Terra, nem as associações industriais têm a permissão dos cidadãos da web para dominar a rede como se fossem reis.
  4. A Internet é uma propriedade comum, então qualquer proprietário.
  5. Todo o valor da Internet vem de nós e do que temos construído.
  6. A Rede é feita por nós, criado por nós e para nós.
  7. A Internet é nossa.

A Internet não é nada e não tem propósito.

  1. A Internet não é algo mais do que é a gravidade. Tentando nos manter juntos.
  2. A Internet não é uma coisa. Suas bases são regidas por um conjunto de acordos entre nós “nerds” (sempre grande honra nesse nome!) chamado de “protocolos”, mas que poderíamos chamar de “mandamentos”, de acordo com moda atual.
  3. O primeiro mandamento é: Sua rede vai trazer todos os pacotes para o seu destino, sem demora ou favores com base na origem, procedência, conteúdo ou intenção.
  4. O primeiro mandamento, portanto, significa que a Internet é aberta a qualquer ideia, pergunta, trabalho, vicio, pesquisa (mau hábito), ou de outra forma.
  5. Após o discurso, nunca houve uma ferramenta com a finalidade de modo geral.
  6. Isto significa que a Internet não faz nada de especial ou particular. Não há necessidade de redes sociais, documentos, publicidade, negócios, educação, pornografia, é inútil. Ela é projetada especificamente para todos.
  7. Otimizar a Internet para um proposito de desotimitzar todos os outros.
  8. Assim como a gravidade, a Internet exerce sua atração indiscriminadamente. Nos une a todos, bons e maus.

A rede não é o conteúdo

  1. Na Internet existe um conteúdo muito amplo. Mas pelo amor de Deus, a Internet não é feita de conteúdo.
  2. O primeiro poema de um adolescente, a revelação alegre de um segredo mantido escondido por um longo tempo, um belo esboço desenhado à mão de um paralítico, um post de um regime que não quer ouvir a voz do seu próprio povo. Nenhuma dessas pessoas pretendia escrever conteúdo.
  3. Usamos a palavra “conteúdo”, sem citar a fonte? … Sentimo-nos muito desonesto …

A rede não é um “meio”

  1. A Rede não é um “meio” e a conversa é um meio.
  2. Na Internet, nós somos o “meio”. Nós somos os únicos que carregam mensagens. Nós fazemos isso quando vamos postar ou retwitamos, quando enviamos um link via e-mail ou vamos publicá-la em uma rede social.
  3. Ao contrário de um meio, você e eu deixamos nossas impressões digitais, e, por vezes, marcas de mordida, sobre as mensagens que passam. Dizemos às pessoas por que estamos enviando. Nós discutimos com else. Nós adicionamos uma piada. Nós cortamos a parte que não gostamos. Fazemos essas as nossas mensagens
  4. Toda vez que você move uma mensagem através da rede, carrega consigo uma pequena parte de nós.
  5. Nós movemos uma mensagem através deste “médio” só se for importante para nós por causa das infinitas razões por que os homens estão interessados ​​em algo.
  6. “Cuidar”– “manter” são a força motriz da internet.

A web é um mundo vasto

  1. Em 1991,Tim Berners-Lee usou o poder de nos libertar e deu um presente de valor inestimável: a World Wide Web. Obrigado.
  2. Tim criou a Web através de protocolos (como esta palavra é nova!) Usado para descrever como vincular uma página com uma página diferente, sem pedir a permissão de ninguém.
  3. Bam!Em dez anos, originaram se bilhões de páginas da web.Este foi um esforço conjunto do fim da Primeira Guerra Mundial. Neste caso, era tão inofensivo que a maior reclamação foi o <blink> tag.
  4. A web é um reino incrivelmente grande, semi-persistente de artigos que podem ser encontrados pela densidade de interconexões.
  5. Soa familiar.Ah, sim, o nosso mundo atualmente está de olho.
  6. Em contraste com o mundo real, cada coisa e cada link na web foi composto por alguns de nós para expressar um interesse e uma suposição de como todas essas pequenas peçasque se encaixam.
  7. Cada ligação de uma pessoa que quer dizer alguma coisa é um ato de generosidade e abnegação para dar a oportunidade de ver outras pessoas e de como o mundo olha diferente para alguém.
  8. O resultado é uma nova edição do mundo fora da nossa imagem composta coletiva.

Por que temos permitido que as conversas se tornem armas?

  1. É importante observar e apreciar as palavras, a amizade e os muitos gestos de solidariedade, bondade e alegria que encontramos na internet.
  2. No entanto, as palavras “bicha” e “nigger” são mais usadas na rede do que fora dela.
  3. A demonização do “eles” – pessoas com opiniões, línguas, opiniões, associações e outros grupos que não entendemos, gostamos ou toleramos – na internet está pior do que nunca.
  4. Na Arábia Saudita, as mulheres não podem dirigir? Enquanto isso, a metade de nós não pode comentar na rede sem ter de assistir a sua volta.
  5. O ódio está presente na rede porque é presente no mundo, mas a rede faz com que seja mais fácil de expressar e ouvir.
  6. A solução: se tivéssemos uma solução, nós não estaríamos aqui para aborrecê-lo com todas essas malditas balas.
  7. Aqui está o que podemos dizer: o ódio não cria a rede, mas está impedindo a criação da rede em nós.
  8. Pelo menos nós reconhecemos que a rede tem os valores implícitos. Valores humanos.
  9. Visto friamente a rede é apenas tecnologia. Mas é povoada por criaturas que são quentes e que se preocupam com: suas vidas, seus amigos, o mundo em que vivemos.
  10. A rede nos fornece um lugar comum, onde podemos ser quem somos, com os outros que se deliciam com as nossas diferenças.
  11. Esse espaço não pertence a ninguém, todos podem usá-lo. Qualquer um pode melhorá-lo.
  12. Isso que é uma internet aberta. As guerras são por muito menos.

Nós concordamos em tudo. Eu acho você fascinante!

  1. O mundo é um grande buffet, e ainda continuamos ligados ao bife e batatas, carne de porco, peixe e arroz e assim por diante.
  2. ​​Fazemos isso em parte porque a conversa requer um território comum: linguagem, conhecimentos, normas, interesses compartilhados. Não, é difícil, se não impossível iniciar uma conversa.
  3. Os territórios comuns originam tribos. A Terra tem mantido as tribos remotas entre si, permitindo a criação de diferenças profundas. Uni-vos! As tribos geram separação e guerras. O sindicato não o fez.
  4. Na Internet a distância entre tribos começa do zero.
  5. Aparentemente saber como encontrar outra pessoa interessante não é tão simples como parece.
  6. Trata-se de um desafio que podemos vencer se estivermos abertos, solidários e pacientes. Nós podemos fazer isso, pessoal! Nós somos o número um! Nós somos o número um!
  7. Estar confortável aqui é um valor que a rede tem de aprender com as melhores culturas do mundo real.

O marketing se torna mais difícil de falar.

  1. Na primeira vez estávamos no caminho certo: Os mercados são conversas.
  2. A conversa não significa puxar a manga da nossa camisa para falar sobre um produto que não queremos ouvir.
  3. Se nós queremos saber a verdade sobre seus produtos, nós vamos procurar.
  4. Sabemos que essas conversas são muito preciosas para você. Muito Ruim. São nossas.
  5. Você está convidado a participar da nossa conversa, mas só se você nos dizer pra quem você trabalha, e se você pode falar por si mesmo e como a ti mesmo.
  6. Quando nós chamamos de “consumidor”, sentimo-nos tratado como bucha de canhão.
  7. Pare de cavar nossas vidas para extrair informações que não lhe diz respeito e que suas “máquinas” interpretam mal.
  8. Não se preocupe: nós vamos lhe dizer quando estamos no mercado para alguma coisa. Em nosso próprio caminho. Não o seu. Confie em nós: isso vai ser bom para você.
  9. Os anúncios parecem humanos, mas que vem do intestino irritável do seu departamento de marketing, a parte suja do tecido web.
  10. A personalização falha quando eles não entendem o que significa ser uma pessoa.
  11. A equipe é humana. Personalização não é.
  12. Quando mais maquinas humanas soam, mais elas escorregam para o vale escuro, onde tudo é apenas uma ideia assustadora.
  13. Também: Por favor, pare de se vestir de anúncios como notícias, na esperança de que vamos perder o pequeno aviso pendurado fora de suas roupas íntimas.
  14. Quando você insere uma “publicidade nativa“, você está não apenas afetando a sua confiabilidade, mas também a confiabilidade desta nova forma de estar juntos.
  15. A propósito, por que não chamar a “publicidade nativa” com um de seus nomes reais: “colocação de produto”, “advertorial” ou ” notícias falsas”?
  16. Os anunciantes são capazes de não nos fazer estremecer por gerações. Eles podem continuar a fazê-lo na rede.

A “Guantanamo” da rede

  1. Todo mundo adora um app brilhante, mesmo quando eles são selados como uma base na Lua. Mas se você reunir todas as aplicações no mundo, temos um monte de app.
  2. Com o agrupamento de todas as páginas da Web, temos um novo mundo.
  3. Páginas web criam a conexão (entre as pessoas). O app no ​​monitora (o povo).
  4. Assim que passar da Web para um mundo de aplicativos, perdemos o que estávamos construindo juntos.
  5. No Reino do app, somos usuários, e não criadores.
  6. Cada novo site faz a Web maior. Cada novo link enriquece a web.
  7. Cada novo app dá algo mais para fazer no ônibus.
  8. Agora que é um truque!
  9. Hey, “Cheapshot” faria um grande novo app! Ele tem “in-app purchase” tudo escrito sobre ele.

A gravidade é maravilhosa, até que nos sugue para um buraco negro.

  1. O app não neutro, formado acima da rede neutra, agora são inevitáveis, tanto quanto a força de um buraco negro.
  2. Se a sua experiência na Internet é limitada ao Facebook, então isso significa que você está olhando para a rede com a lente de uma corporação que se liga em nunca tirá-las.
  3. Google, Amazon, Facebook e Apple estão todos no “lento”. Aqui está a verdade mais importante que os seus óculos mantem oculto: essas empresas querem nos manter como os buracos negros fazem com a luz.
  4. Estas “singularidades” do negócio não são perigosas porque personificam o mal. Na verdade, muitos têm comportamentos cívicos notáveis. Eles devem ser elogiados.
  5. Mas eles se beneficiam da gravidade da sociabilidade: O “efeito de rede” é aquela coisa onde muitas pessoas usam alguma coisa, porque muitas pessoas a usam.
  6. Na ausência de alternativas competitivas, você precisa ser hiper-vigilantes para lembrar “Vale Titans” dos valores da Web a partir do qual se inspirou.
  7. Depois de prestar homenagem ao som que fazemos quando um de nós, com coragem, se afasta deles. É um som intermediário entre o som de um foguete decolando da rampa de lançamento e rasgando o velcro quando perdemos um apertado vestido.

Privacidade na era dos espiões

  1. Ok, o governo, você ganha. Você tem nossos dados. Agora, como podemos ter certeza de que você vai usá-los contra eles e não contra nós? By the way, você pode nos dizer qual é a diferença?
  2. Se você deseja que o governo dê um passo para trás, temos que fazer um acordo: se (quando) vai chegar o próximo ataque, não devemos reclamar sobre a falta de controles.
  3. Um comércio não é o comércio justo, se não sabe o que dar. Você me ouviu, privacidade em troca de segurança?
  4. Com uma probabilidade se aproximando da certeza absoluta, vamos nos lamentar de não termos feito mais para manter os dados fora das mãos dos nossos governos e senhores corporativos.

Privacidade na era das víboras

  1. A privacidade pessoal é boa para aqueles que querem. Tudo o que temos traçado uma linha em algum lugar.
  2. Pergunta: Quanto tempo a cultura de pré-Web levou para descobrir onde traçar a linha? Resposta: Qual a idade da cultura?
  3. A Web é apenas de idade. Estamos apenas no início da questão da privacidade, não no fim.
  4. Nós podemos entender o significado da esfera privada só quando compreendemos o significado da esfera social. E isso é um conceito que nós apenas começamos a reinventar.
  5. Os incentivos econômicos e políticos para um par de calças e saias são tão fortes que seria sábio investir em roupas íntimas de papel alumínio.
  6. Os Hackers nos levaram a isso e os hackers terão de nos tirar.

Edificar e plantar

A canção Kumbiyah tem um belo som em uma câmara de eco

  1. A rede é incrível. A Web é fantástica. Você é lindo (a). Se ligamos tudo, somos incrivelmente mais fabulosos que a Jennifer Lawrence (atriz bonita). Estes são fatos simples.
  2. Não vamos falar tão pequeno, a rede tem feito nos últimos vinte anos para nós:
  3. Há muito mais de música no mundo.
  4. Agora vamos criar para si a maior parte da nossa cultura, com ocasionais trabalhos no cinema para algum filme explosivo e um pouco de pipoca.
  5. Agora, os políticos têm de explicar as suas posições mais do que eles fizeram em seus “carrinhos” na antiga mídia.
  6. Você pode encontrar uma explicação para tudo o que nós não entendemos. E um debate relacionado. E uma discussão sobre isso. Ainda não está claro quão extraordinário?
  7. Você quer saber o que comprar? A empresa que fabrica o objeto que você deseja agora é a pior fonte de informação. A melhor fonte é a gente.
  8. Você quer saber um curso universitário que lhe interessa? Pesquise no Google o tema. Faça a sua escolha. Grátis.
  9. Ok, a Internet não tem resolvido todos os problemas do mundo. É por isso que o Todo-Poderoso nos deu armas: para que pudéssemos arregaçar as mangas!
  10. Os pessimistas na internet nos mantem honestos. Nós apenas gostamos mais quando eles não são ingratos.

Um bolso cheio de clichês

  1. Nós queríamos te dizer como corrigir a Internet em quatro etapas fáceis, mas o que nos lembramos é o último: o lucro. Em vez disso, há agora apenas alguns pensamentos aleatórios …
  2. Temos de apoiar os artistas e pessoas criativas que nos dão alegria ou que aliviam nosso tormento.
  3. Temos de ter a coragem de pedir ajuda quando precisamos dela.
  4. Temos uma cultura que incentiva a partilha e as leis que promovem direitos autorais. Os direitos de autor têm a sua sede, mas em caso de dúvida, o liberte.
  5. No contexto errado, somos todos estúpidos. (Inclusive nós, mas você já sabia disso.) Se você estiver indo convidar um monte de pessoas para um mergulho, publique as regras. Eu recomendo: trolls, saiam da água!
  6. Se as conversas sobre o seu site não estão indo bem, a culpa é sua.
  7. Sempre que uma conversa acontece, ninguém é obrigado a responder, não importa o quão razoável são os seus argumentos ou o seu sorriso deslumbrante.
  8. Apoiar as sociedades que “entendem” realmente a Web. O reconhecimento não porque se parecem conosco, mas porque estão do nosso lado.
  9. É verdade que os apps são bonitos. Mas a Web é feita de elos que ligam, em uma conexão sem fim. A conclusão é a morte da vida e ideias. Escolha a vida.
  10. A raiva é uma licença para ser estúpido. As ruas da Internet já estão preenchidas com a carteira de motorista.
  11. Ao vivo, seguindo os valores que deseja a Internet para promover.
  12. Se você está falando sobre um pouco de tempo, cale a boca. (Nós vamos fazer isso em breve.)

Estar junto: causa e solução de cada problema.

  1. Se nos concentrarmos sobre o papel das pessoas na rede- você e nós – a internet está perdendo a graça e é por isso que ainda temos fé no que virá.
  2. Nós, o povo da Internet não entendemos o quanto podemos alcançar juntos, como ainda estamos longe de inventar como podemos viver juntos.
  3. A Internet libertou uma antiga força – a força da gravidade, o que nos une.
  4. A gravidade deste composto é o amor.
  5. Viva a Internet aberta.
  6. Que a Internet possa ficar o maior tempo possível, para que possamos continuar a amá-la.

Este é um documento de código aberto

Essas novas teorias (novas pistas) são feitas para serem compartilhadas sem a nossa permissão e reutilizadas. Usá-las como quiser. Maiores informações na página do new Cluetrain http://cluetrain.com/newclues/. O mesmo se aplica à nossa tradução. Neste caso, se você resolver utilizar, gostaria de receber um link para http://novomarketing.org.

Se você é um desenvolvedor, o texto original em Inglês está disponível gratuitamente no GitHub para reutilização programática.

 

5 Comments

Deixe um comentário