[dropcap]A[/dropcap]ficionado por séries que sou, não pude deixar de reparar que o serial killer mais querido de todos, tem alguns ensinamentos valiosos para quem pretende empreender. Se você acompanhou a série, já sabe de quem estou falando, se não, lhes apresento o perfil empreendedor do Analista forense especialista em padrões de dispersão de sangue, Dexter Morgan.
1 – Seja apaixonado pelo que você faz
Sim, a primeira é mais clichês de todas. Com certeza você já deve ter lido inúmeros textos sobre empreendedorismo que destaca esse ponto como base para se empreender em algum negócio. Mas, vale dar uma atenção especial para o nosso carismático serial killer, quando o assunto é “ser apaixonado” pela profissão: ele precisa ser extremamente cautelosoemsuas pesquisas de mercado para conseguir novos clientes. Resumindo: não basta ser apaixonado pelo que faz, tem que investir em pesquisa de segmento de mercado para saber onde atacar.
2 – Seja muito bom no que faz, não em tudo
O que seria do Morgan sem a sua equipe? Nada. Ele seria apena um serial Killer freelancer, com poucos recursos e limitado em expertise para conquistar novos “clientes”. Não desmerecendo o profissional que atua como freelancer, mas empreender sozinho pode não ser o melhor caminho. Resumindo: seja bom no que faz e, pra isso, estude, invista em conhecimento. Claro, vale lembrar que informação é diferente de conhecimento. Dexter era especialista no assunto, mas dependia da equipe para se manter ativo no seu negócio.
3 – Tenha olhos clínicos para situações delicadas
Este item complementa o anterior. Dexter, para poder sobreviver no seu mercado, tinha que manter olhos clínicos em duas situações de um mesmo cenário. Ou seja, não adianta ser muito bom em algo, se você não está aberto a uma análise criteriosa do seu negóci se faltar estratégia para chegar no resultado. Já dizia Michael Porter: “Uma estratégia sensata começa com um objetivo correto. ”.
Resumindo: Dexter analisava sempre os dois lados da cena, o que faria chegar mais rápido no culpado e o que a equipe queria ver. O objetivo inicial era sempre estar a frente para conseguir um novo cliente. E antes que digam que estou deixando a equipe de lado, não, pois Dexter fazia o trabalho bem feito, tão bem feito, que limpava as ruas da Califórnia, papel que o departamento era responsável por executar. Ou seja, um trabalho muito bem executado.
4 – Escolha bem seus seus sócios
Mais um clichê. Mas vamos analisar como Dexter escolheu seu primeiro “sócio” e sempre foi extremamente criterioso nessa parte. Bom, para evitar spoilers, vou deixar nas entrelinhas par quem já assistiu a série.
Dexter se envolveu “profissionalmente” com apenas duas pessoas que ele achou que mereciam fazer parte do negócio dele. E, neste caso, não exitou em “dispensar”, ao melhor estilo Dexter, o seu primeiro sócio, Trinity.
Não tenha medo de dizer não caso as coisas não andem como planejadas.
Já na segunda tentativa, sua sociedade deu tão certo que podemos dizer que o estilo de trabalho diferenciado e formas diferentes de fazer as coisas funcionarem, permitiu ambos abrirem uma franquia e ampliarem o seu leque de “serviços” obscuros. Não sei se vocês estão lembrados, mas Hannah trabalhava de forma independente, porém, conhecia bastante sobre o negócio do Morgan.
5 – Se for preciso, recomece
Se for preciso, recomece. Não tenha medo de ser levado, pois no mundo dos negócios, tempestandes podem surgir a qualquer momento. Se for preciso, recomece.
