A maior dificuldade que uma empresa pode ter é entender quais são os benefícios para os negócios encontrados com o blog corporativo. Escrever um blog coloca seu conhecimento à prova. Se seu conteúdo tem qualidade, fará sucesso, será bastante comentado e passará a exercer certa autoridade no mercado, sobre o assunto. Assim os potenciais clientes verão você como alguém que sabe o que está falando e passarão a confiar mais na sua marca.
Blogar ajuda a fortalecer as relações empresariais de marketing, branding e cliente. No entanto, a maioria das empresas ainda estão lutando para entrar na blogosfera.
1. Um blog corporativo depende da disponibilidade organizacional?
Robert Scoble, um popular autor e blogueiro, disse uma vez que ele fez apenas uma visita simples ao site de uma grande empresa para ver como eles interagiam com os mesmos clientes.
Para Scoble, um site sem qualquer nome de seres humanos, capazes de interagir com os usuários, são a prova de que a empresa ainda não é capaz de compreender o valor da blogosfera.
Há uma enorme mudança que precisa acontecer e as empresas devem começar a experimentar os novos modelos, a interação, possivelmente, mais aberta para o consumidor.
Scoble se juntou à Microsoft com este objetivo: atuando como blogueiro chefe, apresentou um verdadeiro ponto de contato com os clientes em um momento em que o software e a reputação da empresa viviam uma fase difícil.
Blogging pode criar o branding, marketing e aumentar as vendas, mas para que isso aconteça, é importante que você construa relacionamentos com seu público-alvo ( nicho de mercado ).
O blog ajuda o negócio a capitalizar a informação publicada, identificando problemas e responder a clientes insatisfeitos. É um plano de negócio perfeitamente inteligente, e é a base de serviço ao cliente.
A estratégia é ter certeza de que todos na empresa falam com os clientes. É um passo muito radical, mas existem algumas empresas que estão fazendo muito bem.
2. Entrando na blogosfera
Infelizmente, as empresas que abastecem a blogosfera não são certamente todas que têm um entendimento correto dos blogs. Há uma falta de conhecimento sobre como fazê-lo corretamente: às vezes não tem um número suficiente de posts, nem sempre mostram links para outros sites, há um monte de discussão apenas em seus produtos.
O que você deve fazer é considerar quais são as oportunidades e avaliar os resultados. Desta forma, você já terá construído não só uma motivação para blogar, mas você também vai ter um plano para o que será publicado no blog.
3. Blogar é exatamente a coisa certa para nós?
Muitas vezes acontece que a empresa acha que o blog não é a coisa certa a fazer, e que os recursos para esta despesa devem ir para o marketing tradicional ou colaborações com parceiros. O que realmente precisa é comparar o investimento previsto e o retorno visto evitando a criação de projetos provavelmente não mensuráveis, como o blog.
A motivação para um blog corporativo é um fator crítico. Normalmente, a razão é para preencher uma lacuna no atendimento ao cliente. Ou pode ser simplesmente querer falar sobre um nível diferente do nicho que pertence e não especificamente do ponto de vista.
Pessoalmente eu prefiro usar o blog corporativo para trazer as características da empresa, mas esta abordagem diferente para o blog ainda é um bom começo.
Antes de tirar conclusões precipitadas, considere todos os aspectos. Por exemplo, se a empresa quer aumentar a consciência de sua marca, um blog, neste caso, é absolutamente necessário. Você pode coletar os comentários de outras pessoas sobre sua marca.
Você precisa descobrir o que está acontecendo lá fora. Quem está falando sobre sua marca, a sua concepção da indústria e do tipo de palavras-chave mencionadas nas discussões. A descoberta de uma grande quantidade de pessoas fora de seu alcance, elas estão tendo essas conversas sem resposta, você vai ter que lidar com um bom negócio.
As empresas precisam olhar para além de seu próprio site. Usando web analytics você pode ver todo o tráfego, então você sabe exatamente o que é importante para seus clientes.
A coisa mais óbvia a fazer é mapear os blogs sobre esses interesses. Outro bom exemplo seria a de ver quais termos buscados levaram visitas para o site da empresa. Este poderia ser um bom ponto de partida, porque oferece a oportunidade de finalmente dar apoio a muitas perguntas de seus leitores, que não conseguem encontrar uma resposta satisfatória para seus problemas.
As empresas devem também tomar em consideração a cultura da empresa. Se um empregado não está preparado para as críticas da comunidade de blogs ou clientes, talvez não seja adequado desempenhar esse papel com esse funcionário.
Conclusão
Há muitos fatores a serem levados em conta para a avaliação de um blog corporativo. No final do processo, dada à oportunidade, considere quais serão os resultados, e como construiu não só uma justificativa para blogs, mas você também vai precisar de um plano de conteúdo para o blog.

Vivenciando o cotidiano das empresas é fácil visualizar dois erros básicos, podemos citar o PODER como principal, quando pequeno o empresário não vê a necessidade de delegar, acabando centralizando tudo em si e quando grande a dificuldade de acompanhar todos os processos torna-se um obstáculo. Outro fator fundamental são as pessoas, as necessidades individuais diferentes e a busca de algo não identificado, muitos profissionais não planejam suas carreiras e esperam que a empresa tenha um plano à elas, errado, a empresa pode oferecer um plano e não gerenciar a carreira.
3 passos para avaliar os benefícios do Blog corporativo http://t.co/Wg7uEj0Emh via @101startup #startup
RT @brunounix: 3 passos para avaliar os benefícios do Blog corporativo http://t.co/Wg7uEj0Emh via @101startup #startup
RT @brunounix: 3 passos para avaliar os benefícios do Blog corporativo http://t.co/Wg7uEj0Emh via @101startup #startup
3 passos para avaliar os benefícios do Blog corporativo http://t.co/Wg7uEj0Emh via @101startup #startup
RT @brunounix: 3 passos para avaliar os benefícios do Blog corporativo http://t.co/Wg7uEj0Emh via @101startup #startup
RT @brunounix: 3 passos para avaliar os benefícios do Blog corporativo http://t.co/Wg7uEj0Emh via @101startup #startup