O texto abaixo pode não agradar aos profissionais mais conservadores.
Tudo que você precisa para iniciar suas atividades como publicitário é uma camisa xadrez, um All Star velho, ser bom de sacadas rápidas e criatividade. A verdade é que a criatividade nem é tão importante no momento. Na falta dela, existem alguns títulos e termos em inglês bacanudos que vão te inserir rapidamente na profissão. Vão criar uma áurea inflada e mágica em torno de você. Se você puder estudar e tentar se formar na área, melhor ainda. Vai ajudar você a conhecer e conviver com outras pessoas que fazem de uma simples imagem com assinatura, um super conceito institucional.
Branding é uma das palavras favoritas da turma do All Star velho. Às vezes, pode até acontecer de eles não entenderem bem o significado e o quão importante é esse termo pomposo na carreira de um profissional que lida com comunicação. O quão amplo é. Mas isso, também, não é tão importante. Desde que você se sinta bem com o seu All Star velho, sua camisa xadrez e, mais importante, se sinta criativo no brainstorm regado a cerveja na mesa do bar, tá OK!
Sacadas; ou você tem muitas, ou então é melhor aposentar seu All Star velho e começar a usar trajes mais formais para encarar uma outra realidade da profissão: lidar diretamente com quem paga suas contas. Setor importante, sim, muito. Mas nem tão glamouroso, quando o que te permite usar o All Star velho… Mas, paciência. Não tem tanto glamour usar sapatênis, mas te ajuda a estar em festas de premiações também. O All Star velho é barato e dá pra manter apenas com termos em inglês e títulos criativos. O sapatênis de reunião, não pode, de forma alguma, estar velho. Ele tem que ser bacana. Bacana suficiente para estar apresentável na hora de uma reunião com quem a turma do All Star velho gosta tanto de zuar.
Falando em cliente e em All star velho, não podemos esquecer que, se você tem um título de profissional criativo, também precisa começar a falar mal e criticar toda e qualquer sugestão do seu cliente. Piadinhas em redes sociais funcionam muito bem e a turma do All Star velho vai curtir. Network, sacô? Ah, e preste bastante atenção, se você startar uma conversa com alguém, e esse alguém soltar a máxima do “aumenta o logo”, desculpa, o logo, não, “aumenta a logo”, pode ter certeza que esse é teu brother de brainstorm!
Os mais experientes vão partir direto pras histórias do arquivo em word, ou vão zuar o Corel. Só quem tem estrada na profissão faz uma dessa duas. Depois de toda essa bagagem acumulada, não seria mais justo nomeá-los, mesmo que fase de estágio, Diretores.
O bom e velho All star velho, a camisa xadrez e os prêmios divididos entre as duplas que, muitas vezes, a criatividade manda que um redator não escreva só prova que os bons e velhos anos 90 nunca estiveram tão presentes como hoje na comunicação publicitária.
Os termos mudam, as teorias evoluem, a pizza da madrugada de trabalhos criativos na agência, o brainstorm no bar, os deadlines e os infinitos termos em inglês que a turma do All Star velho cultua são clichês essenciais para um bom profissional que quer iniciar a sua carreira com o pé direito… com os dois pés, na verdade.
Desde que você tenha um All Star velho, uma camisa xadrez e alguns grupo de discussão no Facebook pra mostrar que você não entende bem o que é branding – e não se importa com isso –, mas arruma treta quando alguém que diz logomarca, ou usa o Corel, e não o Illustrator, você já está inserido no meio. Você é diretor. Você tem esse poder.
Vamos cultuar o All Star velho, a camisa xadrez e os criativos anos 90. Quem se importa com o tempo, já que pra turma do All Star velho é super cool dizer que é tudo pra ontem?
Vou ficando por aqui. Se você chegou até o final do texto, desculpa, não era a minha intenção me prolongar tanto no assunto.
Até o próximo post. 😉
