5 métricas para melhorar o desempenho do seu e-mail marketing

A beleza de e-mail marketing, e o desempenho de marketing em geral, é definitivamente a capacidade de medir os resultados de cada ação e elemento de campanhas.

Mas qual é à medida que usamos para descobrir se a nossa estratégia de e-mail marketing é bem sucedida? Caro, quem irá responder será Protágoras, filósofo grego que “o homem é a medida de todas as coisas”; a taxa de abertura (que é o rácio do e-mail enviado, e-mail aberto).

Mas um profissional de marketing precisa de precisão e meditação filosófica sempre que seguir a prática da ação. É por isso que compilei alguns o conselho de alguns especialistas em e-mail marketing para te ajudar a melhorar a sua estratégia de marketing e-mail.

1 – É tudo sobre as receitas

9058-graph-co_article

Se pelo menos uma vez na sua vida você se perguntou por que em 2015 a sua caixa de correio ainda é inundada com o spam, te digo que é para o aumento peniano, é por isso. A resposta está na métrica sugerida por Dave Chaffey, CEO da Smartinsights: receitas/e-mail enviado.

Um raciocínio puramente econômico, mas, basicamente, estamos sempre a falar de “marketing de performance”, e como um indicador de desempenho, para uma empresa, é a receita gerada. Aliás, é também a razão pela qual até mesmo sua caixa de correio (física) está sempre cheia de panfletos de supermercados.

2 – Para cada e-mail sua métrica

badly-drawn
Fonte: conversion-rate-experts.com

Olhar para a receita gerada pode não ser suficiente. Justine Jordan , diretor de marketing da Litmus, corretamente aponta que existem diferentes tipos de e-mail, cada um com alvo específico. Por exemplo, a assinatura de um novo serviço ou a visualização de uma determinada página. Podemos nos referir a diferentes objetivos com termino de conversão.

Cada vez que o usuário executa a ação que foi concebida para a campanha, chegamos ao momento mágico de conversão. E é a taxa de conversão a métrica mais eficientes para analisar o sucesso de uma campanha de e-mail marketing. Chad Branco, analista da Salesforce Marketing, e Kath Pay , diretor de marketing Cloud.iq, recomendam acompanhar o processo de usuário , de receber o e-mail para a conversão, para entender como otimizar os resultados de uma campanha.

Muitas vezes, o “que não converte” tem problemas que se escondem mais a jusante do que o texto do e-mail enviado. A página de destino, por exemplo, poderia ser o verdadeiro obstáculo que não permite a conversão.

Como entender onde está o problema? Ao comparar a taxa de conversão com as outras métricas disponíveis. Por exemplo, se você tem uma alta taxa de abertura e uma baixa taxa de cliques o problema está no do e-mail. Com uma taxa de cliques elevada e uma taxa de conversão baixa, algo está errado com seu site.

3 – As matérias de engajamento, mesmo no e-mail marketing

market-segmentation

Jordie van Rijn , fundador da Email vendor selection, fornece um ponto de partida interessante: nem todas as aberturas de e-mails têm o mesmo valor. Embora todas agrupadas em taxa de abertura, cada abertura tem um valor diferente, porque cada usuário tem uma história diferente.

Assim, a abertura (e de um clique subsequente) por um usuário já loucamente apaixonado por você e seu produto, que interage regularmente com os seus e-mails, certamente não terá o mesmo peso que a de um usuário que não está entusiasmado a primeira vez que recebe sua campanha.

Dividindo seu relatório por níveis de engajamento, então você pode descobrir dados interessantes. Como? Você pode usar informações como recência de engajamento como um proxy de seus usuários e criar segmentos, em seguida, construir relatórios.

4- Atenção para celular

Van Rijn sempre aponta que 42% dos usuários excluem, antes mesmo de lê-lo, um e-mail que não é exibido corretamente no seu dispositivo.

Do ponto de vista da medição, o fato de ter mais de um dispositivo (e, portanto, mais design) requer uma divisão dentro do nosso relatório, seja qual for a métrica que você use, as receitas provenientes da taxa de abertura de e-mail são de maior valor.

Atenção para aqueles usuários que mudam seu dispositivo antes da conversão. Por exemplo, receberá um e-mail no celular, porém o lê no Desktop por uma questão de conveniência. Não rastrear esses “movimentos” pode fornecer dados distorcidos sobre as várias visões do e-mail.

5-  Qualidade da lista de discussão

Qualidade da lista de discussão

Talvez seja óbvio, mas ter uma lista de discussão boa é fundamental para construir uma boa campanha de e-mail marketing: um usuário que não recebe um e-mail, ou recebe-o com erros, atacarão todos os indicadores disto neste artigo.

Verifique, por conseguinte, a taxa de entrega (e-mail entregue / enviado e-mail), mesmo antes da abertura, fornece uma chave de indicação. Se você encontrar problemas nesta figura, pare tudo e corrija em primeiro lugar na lista de discussão.

Portanto, acompanhar os relatórios gerados a partir das suas campanhas e avaliar o que está por trás das métricas e dos KPIs é fundamental para uma tomada de decisões que podem alavancar ou comprometer suas campanhas de e-mail marketing, o desenvolvimento de sua marca e o sucesso de sua atuação.

4 Comments

  1. Na minha opinião, o engajamento é um dos principais indicadores do sucesso no e-mail marketing.

    Muita gente aposta nesta estratégia a pensar que vai vender logo e isso raramente acontece. É preciso dedicar tempo, investir na sequência e a criar e-mails interessantes.

    Só assim podemos criar uma boa relação com os potenciais consumidores para que eles se lembrem de nós assim que precisarem do produto que temos à venda. No fundo, é uma questão de criar autoridade.

    Deixo um link com algumas dicas: http://www.estrategiadigital.pt/subscritores-email-marketing/

    Muitos parabéns pelo site e votos de muito sucesso!

Deixe um comentário