“Mas como? Você sempre me disse que a própria base dos blogs e marketing de conteúdo é dada pela qualidade e originalidade, e agora você fala sobre reciclagem, reutilização do conteúdo do meu blog e como fica meu trabalho com marketing de conteúdo?”.
Vamos enfrentá-lo.
Um bom conteúdo, especialmente se a qualidade, por sua vez é gerada em horas e horas de trabalho. Implica, no mínimo, uma fase de definição da ideia, uma etapa de mapeamento de palavras-chave, uma etapa de análise das fontes, a escrita, a edição e otimização. É óbvio, portanto, muito trabalho -. E, portanto, muitas velocidades para o blogueiro profissional ou para a empresa que o desenvolveu – deve ser ainda mais gratificante em termos de cumprimento dos objetivos.
Para este fim, é útil não só, mas também necessário, em alguns casos, o conteúdo ser reutilizado repetidamente e alterado, mesmo em formas diferentes.
Em geral, você pode pensar em todos os seus fragmentos de conteúdo como os blocos que estava usando quando era criança: combiná-los, você pode encontrar novos caminhos, mesmo que os módulos são constituintes no todo ou em parte o mesmo.
O reaproveitamento de conteúdo: reutilizar o conteúdo é necessária para maximizar o rendimento
Reutilizar o seu melhor conteúdo é a base de um marketing de conteúdo que é rentável.
Só com este tipo de tática, de fato, você pode chegar ao primeiro lugar, ampliar a abrangência do seu conteúdo, mas também diversificar o alvo, conseguindo capturar cada público com diferentes hábitos e preferências dos conteúdos.
A prática da adaptação dos conteúdos, em suma, não só não é imprópria, mas tem a sua própria justificação antes de a mesma estratégia de marketing de conteúdo garantir a utilização máxima do que é produzido e publicado com o menor custo possível.
Como, na prática? Aqui estão algumas técnicas que eu experimentei pessoalmente, e que produziram resultados às vezes até melhor do que qualquer previsão.
1. Compartilhar repetidamente em mídia social.
Compartilhar em mídia social é a primeira técnica útil para reproduzir seu conteúdo. Você não acha?
Cada ação, se refletirmos, é uma maneira de extrair um conteúdo valioso de seu artigo principal e apresentá-los sob a forma de comprimidos para o seu público, talvez com uma referência ao artigo principal para mais detalhes.
Quantas vezes você compartilhou o mesmo conteúdo na mídia social? Muitas, muitas, se tal for considerado útil para a sua estratégia – e se ele leva a um retorno, é claro. Para este efeito, é obviamente útil gerir a sua presença na mídia social através de ferramentas de automação de marketing, que pode ajudá-lo a programar a distribuição de seu conteúdo em um alvo e distribuídos no tempo.
A atividade da nova publicação é geralmente feita (por exemplo pelo abaixo) em dois modos diferentes:
- Propondo várias vezes o mesmo cargo (o que significa, o mesmo texto) mais de uma vez em um determinado intervalo de tempo
- Reinventando o mesmo link várias vezes, mas alterando o texto usado para o renascimento do conteúdo, e talvez até mesmo o modo de distribuição (pós imagem, postar links, postar texto).
Ambas as técnicas são eficazes (geralmente mais no segundo do que o primeiro, é claro), contanto que você se lembre sempre que:
- É absolutamente necessário manter um forte contato com o alvo que as mensagens se destinam.Compartilhar apenas não faz sentido, você tem que tentar falar com seu público;
- Devemos respeitar sempre a especificidade do alvo,compartilhando apenas um potencialmente interessado no que temos a dizer.
- Fazertudo com moderação, para evitar cair na armadilha de
Qual é a maneira correta de reproduzir o seu conteúdo em mídia social? Não há uma única receita, é claro. Tente experimentar e entender o efeito de cada repost, para ver qual é a melhor estratégia para o seu público.
2. Reutilização itens antigos para criar novos
Esta técnica de reaproveitamento de conteúdo também é conhecida como um spin-off, e significa criar mudanças no conteúdo principal que são reconhecidos como novos pelos usuários de conteúdo (e, o que é bom, até mesmo para o Google).
É útil, por exemplo, quando você está gerenciando vários blogs com assunto semelhante (como um blog pessoal e vários blogs corporativos): neste caso, a passagem de ideias e conteúdo de um blog para outro é quase obrigatório.
O que é um spin-off?
É o conteúdo que vem diretamente de outro, mas com um corte que realça um aspecto diferente no artigo-pai.
Por exemplo, pense em um artigo sobre as métricas de marketing digital. Não vai tratar cada tipo de métrica, métricas de tráfego para conversão. Um spin-off poderia, então, ser um artigo que apenas aprofunda o aspecto econômico das métricas: conteúdo decorrente da anterior, mas em profundidade e com uma mais parcial.
Um bom artigo pode facilmente gerar 4 ou 5 spin-off. O artigo que você está lendo agora, por exemplo, provavelmente vai gerar outro artigo que apenas se aprofunda na técnica de spin-off!
3. Atualize o conteúdo e faça o mundo saber de sua atualização
Uma forma ainda mais fácil de repor em circulação um antigo artigo é atualizá-lo.
Por exemplo, você escreveu um artigo sobre algoritmo do Google para o ranking de páginas web. Depois de alguns meses, o Google atualiza o algoritmo ainda mais, tornando o seu artigo datado.
O que fazer?
Se a atualização for substancial, você deve escrever um novo artigo. Mas se a atualização é marginal, então faça apenas uma atualização datando o período.
4. Criar um infográfico
Se você escreveu um artigo altamente teórico e caráter discursivo, o infográfico pode ser uma variação dentro de seu alcance.
Os infográficos são recursos visuais muito úteis que nos dão informações e dados de maneira fácil e visual. Para quem aprende mais com imagens, como eu, adora os infográficos.
5. Crie um vídeo
Entre as diferentes maneiras que eu usei pessoalmente com boa eficácia para reutilizar conteúdo, alterando a escrita e modo de expressão, o vídeo foi certamente o pensamento mais complexo, mas também o que recebeu a maior parte das ações e apreciações.
Como fazer um vídeo a partir de um conteúdo textual?
Obviamente, estruturando-o como uma apresentação animada. Para este fim, o instrumento mais fácil de usar (e mais versátil) é definitivamente PowToon.
Conclusão: como a experimentar novas formas de conteúdo repurposing
Todas as técnicas que eu mostrei até agora têm uma coisa em comum: elas viajam de acordo com uma lógica do geral para o particular.
Criar o conteúdo principal, e a partir dele reproduzir conteúdo menor e parcial em outras formas. Você pode acompanhar o fluxo reverso? Certamente que sim. Na minha opinião, cada profissional deve encontrar conteúdo, os vários métodos de gestão do seu plano editorial, o mais adequado para sua inclinação pessoal e conteúdo que você considera útil distribuir.
O importante, como sempre, é manter-se vigilante e não cair no hábito: sempre experimentar novos caminhos e novas técnicas de reutilização de conteúdo é a melhor maneira de tornar efetivo seu marketing de conteúdo.

Marketing de Conteúdo: 5 dicas para uma melhor reutilização do conteúdo https://t.co/xA7QrUVy32
Novo artigo => Marketing de Conteúdo: 5 dicas para uma melhor reutilização do conteúdo https://t.co/ov9GB8gtqq
Novo artigo => Marketing de Conteúdo: 5 dicas para uma melhor reutilização do conteúdo https://t.co/jQmflOLkN9
Novo artigo => #MarketingDeConteúdo: 5 dicas para uma melhor reutilização do conteúdo >>> (https://t.co/NJfK5lA6pC) Via @101startup
Marketing de Conteúdo: 5 dicas para uma melhor reutilização do conteúdo https://t.co/hqdD9JKs9V | https://t.co/Vb7zvEks7a
Marketing de Conteúdo: 5 dicas para uma melhor reutilização do conteúdo https://t.co/hqdD9JKs9V | https://t.co/Vb7zvEks7a
Marketing de Conteúdo: 5 dicas para uma melhor reutilização do conteúdo https://t.co/hqdD9JKs9V | https://t.co/Vb7zvEks7a