A partir de uma estratégia de conteúdo planejamos todas as iniciativas de Marketing Digital, centrando as ofertas de cada empresa nas necessidades dos clientes. É um modelo de marketing pensado a partir do Marketing 3.0, que humaniza as estratégias colocando o cliente no centro das atenções do marketing, como sempre deveria ser.
Vamos começar com uma breve definição:
Uma estratégia de marketing de conteúdo é um plano para transmitir a publicação, a gestão e divulgação de conteúdos coerente que educa, inspira e que gera confiança para transformar estranhos em fãs, os fãs em clientes e consumidores em embaixadores da marca.
Para ser eficaz, o seu planejamento estratégico deve responder a algumas perguntas:
- Quais são os objetivos?
- Quem é o alvo?
- Como posicionar a sua marca?
- Como medir os resultados?
- Qual é o fluxo de trabalho a seguir?
Abaixo, você pode encontrar a resposta a estas perguntas, bem como as principais etapas para configurar a sua estratégia e metodologia de trabalho.
1. Objetivos
Na fase de planejamento é importante começar por definir seus objetivos de negócio.
- Consciência.A marca deve estimular uma necessidade.
- Desenvolver uma base de fãs apaixonados e interações que produzem resultados.
- Prospecção.Gerar leads qualificados.
- Conversões.Acontece quando o lead vira cliente.
- Suporte ao cliente.Fortalece as atividades de atendimento ao cliente, melhora a experiência do produto e reduz a fruição compra.
- Promover a retenção, up-selling e boca a boca.
Tenha em mente que, para ser realista e exequível, seus objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis e relevantes com o tempo.
2. Público-alvo
Analisar o seu público e seu mercado-alvo, para isso você precisa dos dados e insights. Aqui estão algumas ferramentas de suporte gratuito.
- Google Trends.Identifica os trending topics, e permite comparar a popularidade de diferentes consultas de pesquisa ao longo do tempo.
- Keyword Planner Google AdWords. Dá uma visão sobre pesquisas de usuário e ajuda a definir o seu registo linguístico em relação a audiência.
- BuzzSumo.Pesquisar os temas-chave e mostra o desempenho da mesma.
- Sites como Nielsene Google Consumer Barometer fornecem pesquisas de mercado, estatísticas e informações demográficas sobre os hábitos de consumo.
- As métricasde seus canais sociais e análise do seu site.
Tudo isso é para criar conteúdo relevante, definir sua persona de conteúdo e investigar as atividades dos concorrentes sobre as principais mensagens transmitidas, temas e tipos de conteúdo, canais utilizados e a frequência de publicação, tom de voz e identidade visual.
3. Posicionamento
Comece por definir a sua mensagem chave, que é o principal benefício que você oferece para os usuários, e leva-lo em uma proposta de valor clara, imediata e distinguível. Identificar as diretrizes estilísticas que vão dar voz a identidade de marca em termos visuais, escrita e abordagem / perspectiva sobre as questões.
Você decide o conteúdo que será produzido e os canais (e não os proprietários), onde promovê-los. É uma boa prática para diversificar os tipos de conteúdo com base nos formatos mais adequados para dar seguimento aos diferentes momentos do processo de tomada de decisão:
- Estímulo:vídeo, infográficos, jogos.
- Artigos de avaliação e consideração:guias, podcasts, “como”, tutoriais, white papers, notícias.
- Compra:estudos de caso, avaliações, endossos, demonstrações interativas, FAQs.
- Suporte:eBook, webinars, relatórios, e-mail.
Além disso, o conteúdo do segmento é funcional, a fim de aproveitar a natureza específica das plataformas em que você está indo intervir.
4. Métricas
Traduzir seus objetivos de marketing de conteúdo (KPIs), assim você pode medir a eficácia de sua estratégia:
- Consciência:tráfego para o site, percentuais de novos visitantes, exibições de vídeo, alcance e impressões.
- Comunidade:fãs / seguidores, interações, porcentagem de visitantes que retornam, a duração média de visita, e taxa de rejeição.
- Prospecção: Numero de leads, taxa de conversão de página de destino (downloads, registros, etc.).
- Conversões: Compras, receitas, valor médio do pedido.
- Suporte ao cliente:Palavras-chave que menciona a marca, volume de pedidos e tempo de resposta, estudos percentuais de casos resolvidos.
- Fidelidade:taxa de retenção, relatórios e recomendações
Infelizmente não há nenhuma fórmula mágica para identificar as principais métricas. Isso ocorre porque as prioridades são fortemente influenciadas pelo tamanho da sua empresa ou cliente, o seu orçamento e os recursos disponíveis, a partir de testes e os resultados anteriores, bem como muitos outros fatores que variam de empresa para empresa. Lembre-se que cada canal de distribuição tem suas peculiaridades mensuráveis.
5. Fluxo de Trabalho
Defina as funções de fluxo de trabalho e responsabilidades dentro da equipe, prazos e programação, controle e medição. Abaixo estão as principais tarefas a serem agendadas:
- Produção
- Revisão e aprovação
- Gestão
- Promoção e gestão
- Análise e relatórios
Dentro de sua programação, lembre-se de definir metas para monitorar o desempenho, testar a eficácia de sua estratégia e otimizar a atividade.
Como você define o planejamento estratégico?
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Muito bacana, parabéns!!
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