Mark Zuckerberg não é seu tio… Brincadeira. 🙂
Não, não vou dar uma de tiete do Mark Zukerberg. A ideia com esse conteúdo e simples: compartilhar algumas curiosidades legais que talvez vocês não saibam, sobre o inicio da construção da mídia social mais importante do mundo. Sim. Pode parecer exagerado, mas temos que reconhecer que nosso modo de agir e de se relacionar com as pessoas, mudou, e o Facebook é sim, parte disso, queira você ou não.
1ª) Curiosidade sobre o Facebook: Investimentos iniciais

Muito antes do Facebook ser uma plataforma aberta para todos, ele precisou angariar recursos (como toda empresa no início) para se manter vivo. Em 2004, Mark Zuckerberg e seus amigos Chris Hughes, Dustin Moskovitz e o brasileiro Eduardo Saverin, receberam um investimento (fora o dos próprios cofundadores) de US$500 mil do cofundador do PayPal – e investidor privado da plataforma – ,Peter Tiel.
Outro investidor, e esse foi surpresa pra mim, foi o investidor anjo, Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, que aplicou nos jovens visionários mais US$ 40 mil doletas. Exatamente, o LinkedIn fez parte do Facebook no início.
2ª) Curiosidade sobre o Facebook: Por que Facebook?
Muitos aqui sabem que o Facebook não foi batizando logo de cara com esse nome. O nome “The Facebook” foi inspirado no livro de um internato privado, chamado The Phillips Exeter Academy, onde Mark Zuckerberg passou de 2000 até 2002.
Ao matricular-se nesse “colégio”, os alunos recebiam uma espécie de catálogo chamado de “O Livro de Fotos e Endereços”, que, carinhosamente, era chamado de “The Facebook”, pelos alunos da Exeter.
Como se tratava de um internato privado, os alunos da Exeter não podiam ter acesso a telefones no campus. A única maneria de ter contato com os colegas era através desse livro.
3ª) Curiosidade sobre o Facebook: O ”Zucknet”
O primeiro experimento com programação, focando em social, do Mark Zuckerberg aconteceu em 1990, quando, cansado de escutar gritos de uma sala de sua clínica dental, até que o próximo paciente fosse atendido, ele criou o “Zucknet”, um sistema de mensagens que permitia uma abordagem mais direta permitindo o envio de mensagens de um computador de clínica para outro computador. O “Zucknet” acabou sendo usando para outros meios que não fossem apenas na clínica do seu dentista. O sistema era uma versão mais simpels do Instant Messenger, da AOL, lançado, coincidentemente, no ano seguinte. Jovem sagaz o tal do Zuckerberg.
4ª) curiosidade sobre o Facebook: Macaco de Programação
Mark Zuckerberg sempre gostou de programar. Se tinha uma ideia na mente, simplesmente virava noites desenvolvendo códigos para que a ideia saísse do “papel”.
Seus amigos de quarto da Harvard tinham uma imagem bem peculiar do jovem Mark. Além dos seus horários serem sempre as madrugadas, a imagem mais frequente que eles dizem ter em mente é uma camisa que Zuckerberg tinha, escrito nas costas: Macaco de Programação.
5ª) Curiosidade sobre o Facebook: CourseMatch e o primeiro passo para o FaceMash
Dentre os vários programas desenvolvidos por Mark Zuckerberg, o Facemash foi um dos grandes responsáveis pelo início de uma ideia mais madura e centrada em conexões entre as pessoas, atualmente conhecido como Facebook.
O Facemash foi criado com um único propósito: identificar as mais gatas de Harvard. Bom, até aí, OK. Se não fosse a forma como ele conseguiu os dados das garotas para que o Facemash começasse a funcionar. Mark Zuckerberg usou de suas habilidades com códigos para invadir o sistema de Harvard e roubou as fotos e nomes das garotas.
Bom, no mais, é isso. Espero que tenham curtido o post e até o próximo! 😉


