Os investimentos em marketing de conteúdo estão sempre aumentando. Para conseguir um bom marketing com resultados você precisa criar conteúdo atraente, emocional, denso e significativa.
Mas como planejar e entregar conteúdo valioso?
Cada ação de marketing de conteúdo deve ser desenvolvida a médio ou longo prazo e inserida numa estratégia precisa. Desenvolver uma estratégia permite medir os resultados e verificar o retorno real do investimento.
Pergunte a si mesmo algumas perguntas-chave e responda de forma concreta e oportuna:
- Quais os benefícios gerados para o seu negócio através de marketing de conteúdo?
- A quem quer chegar?
- Como capturar seu alvo?
Passo 1: Defina os objetivos
Se você quer obter o valor do que você está criando, você deve ter objetivos claros a serem alcançados. Qual é o seu ponto? O que você quer conseguir com suas atividades de marketing de conteúdo?
Em particular, a definição dos objetivos no âmbito de uma estratégia para o conteúdo é:
- Aumentar o conhecimento da marca;
- Atrair novos clientes;
- Gerar tráfego para o website;
- Aumentar a taxa de conversão.
Passo 2: Conheça o seu alvo

Você realmente conhece as pessoas que estão destinadas o seu conteúdo?
Um passo fundamental para ter um marketing de conteúdo realmente eficaz, é conhecer o público-alvo que você está alvejando: ouvi-lo, se identificar com ele, saber perfeitamente quais são os seus hábitos e desejos.
Compreender os códigos culturais do seu público, os interesses e os desejos das pessoas permitirá que você crie um conteúdo que pode realmente estimular e envolver.
Passo 3: Estabelecer prioridades e planejar o seu conteúdo

Mais não é sempre melhor. Não tente resolver muitas questões ao mesmo tempo. Centre-se na criação de conteúdo em aspectos fundamentais. Uma boa maneira de criar conteúdo valioso é alimentar seus canais de marketing com uma abordagem pilar e tipo de conteúdo.
O conteúdo deve ser denso e rico em ideias, definir um tópico específico e interessante de forma completa, profunda e abrangente.
É “como” estilo de conteúdo que visa dar valor e conhecimento de uma forma abrangente e sólida, como um pilar. E se faz isso com imagens, texto, vídeo, infográficos, podcasts, pós, etc.

Passo 4: envolver o seu público
Depois de definir os objetivos de negócios, determinado o seu alvo e estabeleceu o perfil das pessoas que você está segmentando, vai ser mais fácil de entender o que eles precisam e como suas atividades de marketing de conteúdo irá envolver e construir lealdade.
Você tem que direcioná-lo para uma comunicação envolvente, participativa, emocional; uma comunicação que fala ao coração de pessoas.
Passo 5: Atribuir funções e responsabilidades

Criar um fluxo de trabalho simplificado de conteúdo é um dos maiores desafios. Para qualquer conteúdo que você planejar, identifique as pessoas responsáveis por:
- A criação de conteúdos
- Aprovação de conteúdo
- Planejamento de Conteúdo
- Publicação de Conteúdo
- Gerenciamento de Conteúdo
- A mídia social
- SEO
- Análise de desempenho
Marketing de conteúdo, assim como mídias sociais, são importantes atividades de marketing. Elas não podem ser rebaixadas a “quando você tiver um tempo” porque nunca temos um tempo extra.
