3 erros capitais da reputação online

A gestão da reputação online é hoje uma realidade no nosso país, graças à excelente divulgação e a consultoria de alguns profissionais.

No entanto, apesar do grande progresso que tivemos nessa área como uma disciplina credível, a maioria indivíduos e das organizações continuam a gerir a sua presença online, sem ter os conceitos chave da ORM (gestão de reputação online), que mais cedo ou mais tarde, trará sua consequências indesejáveis.

É por isso que eu compilei uma lista com 3 que considero graves, são 3 erros que devemos evitar a todo custo para se não se juntar à lista de VIPs. Existem marcas e empresas que sofreram a ira da blogosfera, Tuitosfera e outras mídias sociais e pagaram caro com sua falta de previsão e estratégia.

reputacaoonline

1 – Falta de uma estratégia de monitoramento

Eu acredito que em muitas ocasiões o monitoramento on-line é deixado de lado em relação a outros elementos importantes da gestão Reputação online. No entanto, não há dúvida de que contar com uma estratégia de monitoramento é essencial, pois é ela que poderá identificar as possíveis crises.

A Web e as redes sociais são de vital importância não só para saber o impacto e o valor que nossa marca ou empresa está tendo, mas para reagir rapidamente em situações que podem ser potencialmente prejudiciais para nossa reputação.

2 – Conteúdo pobre ou inadequado

A política de geração de conteúdo de uma pessoa ou empresa deve ser sempre precedido por um pensamento estratégico:

  • Quem é o nosso público?
  • Quais canais são mais adequados para obter formadores de opinião?
  • Como podemos trazer e fornecer informações sobre o que é interesse, divertido e que “mobilize” nosso público?
  • Quais frases, atitudes e “tom” de conversa deveríamos evitar? Quais conteúdos são ideais para reforçar o nosso branding?

Sem uma resposta certa para estas perguntas e uma formação adequada (não só para o gerente, mas para os responsáveis por eles), iremos gastar tempo e esforço para faze-las no melhor dos casos levantar interesse e na pior das hipóteses pode provocar uma crise na reputação.

É necessário ter atenção às respostas e manter-se flexível para mudar de rumo, se necessário ou dar preferência a certas ações (imagens, vídeos, podcasts, etc). Como geralmente o primeiro conteúdo “gerado” por parte das empresas é o seu website, não é preciso dizer o quão importante este tem.

3 – Falta de uma estratégia pró-ativa

Segue sendo um pesadelo por grande parte das empresas, a falta de monitoramento em determinadas ações, acaba impedindo que uma empresa seja “reativa” antes que uma crise se torne maior.

Uma estratégia pró-ativa consiste em tomar uma série de medidas e criar um ciclo de feedback que seja adequado e adaptado a nossa mensagem, a nossa marca, a interação com nosso público e construindo e melhorando gradualmente a nossa reputação online.

Nos permite reagir com mais rapidez antes das crises e em muitos casos, preveni-las. Ser proativo se traduz em prática, por exemplo, estar preparados para as profundas mudanças da web social.

Na reputação online vale mais prevenir do que curar. Reparar a reputação de uma pessoa ou uma empresa é muito mais custoso em tempo e dinheiro do que em uma prevenção pró-ativa.

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