Para mim, uma das tarefas mais chatas do dia é “limpar” a caixa de e-mails. Eu costumo filtrar pelo conteúdo, as vezes nem sei se é empresa ou pessoa física, só deixo na caixa se o “subject” me chamar a atenção.
Você deve passar por um processo bem parecido, certo? Mas afinal, qual a diferença entre e-mail marketing e newsletter?
Primeiro vamos vamos conceitos:
Antes de mais nada, se você não pediu para estar recebendo este e-mail, ele é um SPAM!!!
Newsletter
Você entrou em um site, gostou do conteúdo de lá e se cadastrou para receber as novidades dele, geralmente o conteúdo que você receberá em sua caixa de e-mail está relacionado a novos produtos, novos pontos de vendas e mudanças no site.
Ah, e você receberá periodicamente e-mails assim.
Parabéns! Você está recebendo uma newsletter de verdade \o/
E-mail marketing
Agora, se sua caixa de e-mails está sendo preenchida com ofertas pontuais (Black Friday, Natal, Dias das Crianças etc.) ou, de alguma outra forma, você percebe que o conteúdo ali exibido é uma forma de venda, branding, atualização de cadastros e afins, então, esse sim meu amigo(a), é o famoso e-mail marketing.
Poderíamos ficar por aqui, mas agora eu vou te dar 3 belos motivos para você continuar apostando em campanhas de e-mail marketing para sua startup.
- 58 por cento dos adultos checam seus e-mails na parte da manhã
A primeira coisa que eles fazem é checar seus e-mails. Só aí resolvem sair da cama, tomar café e fazer seja lá o que esses adultos fazem pela manhã. Quem trabalha com marketing digital deve aproveitar essa obsessão matinal por “caixas de entrada”. Se este for seu público-alvo, tente enviar o seu melhor material de leitura no início do dia como um teste – quem sabe seu engajamento não melhora?Fonte: Ezanga
- Pessoas verificam seu telefone celular até 150x por dia
E verificar e-mail é realmente o número incrivelmente alto quando estamos falando de smartphone, superando até realização de chamadas telefônicas O.oPara ficar melhor ainda tem a questão do design, que PRECISA, ser responsivo. Você sabia que 80% das pessoas simplesmente apagam um e-mail se ele não parece bem na tela do celular? O segredo é ser simples sem ser simplório, use o mínimo possível de imagens. O seu texto se adapta normalmente à largura de qualquer smartphone naturalmente, mas não deixe de consultar seus web developers para saber se a sua campanha está projetada para fica “bem na telinha”.Fonte:KPCB
- E-mails personalizados melhoraram as taxas de CTR em 14 por cento e as taxas de conversão de 10 por cento.
Aí vai um fato sobre e-mail marketing: Todo mundo sabe que não é uma pessoa que envia manualmente cada e-mail. No entanto, se sentem mais importante quando as Americanas mandam um e-mail dizendo: “Olá, Bruno Souza. Tudo bem?”Desenvolver uma campanha de e-mail que trate o leitor de forma personalizada é como se você estivesse pessoalmente conversando com o seu leitor. Contudo, apenas lembrar o nome do contato já nem é mais considerado um diferencial: que tal também mencionar os produtos que ele já comprou e oferecer similares? E quem sabe oferecer produtos novos com o mesmo ticket?Fonte: Aberdeen
E-mail marketing é uma ferramenta poderosa e não utilizar pode ser a semente do fracasso da sua campanha on-line.
Não se esqueça que, antes de tudo isso, você deve ter um planejamento estratégico denso e com o mínimo de informações para que não se perca no processo.
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Agora que já sabe a diferença entre e-mail marketing e Newslletter, sugiro que leia “Por que o e-mail marketing é essencial para sua empresa“

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