O uso de pequenas quantidades de capital a partir de um grande número de indivíduos para financiar um novo empreendimento. O Crowdfunding faz uso da fácil acessibilidade de vastas redes de amigos, familiares e colegas através de sites de mídia social como Facebook, Twitter e LinkedIn para obter a palavra para fora sobre um novo negócio e atrair investidores.
Crowdfunding tem o potencial de aumentar o empreendedorismo, ampliando o leque de investidores de fundos que podem ser levantados para além do círculo tradicional de proprietários, parentes e capitalistas de risco.
Ultimamente fala-se muito sobre crowdfunding, também chamado de micro patrocínio ou financiamento coletivo. É um tipo de financiamento que tem sido usado por músicos, escritores e diretores de cinema, por exemplo, e ele está lentamente se espalhando para o mundo das PME e startups. Mas o que é isso crowdfunding e quais os benefícios reais pode trazer para uma empresa?

O que é crowdfunding?
Crowdfunding é, essencialmente, pedir dinheiro para a multidão da Internet para a realização de um projeto em troca de algum tipo de remuneração ou benefício, irá variar de acordo com o projeto e o valor recebido.
Quando em 2009, este modelo de financiamento tornou-se popular nas primeiras plataformas de crowdfunding americanas, rapidamente se aproveitou de profissionais independentes, tais como escritores, músicos, desenvolvedores de jogos, etc. Pessoas que tinham um projeto pessoal que queriam seguir em frente, mas não tinha financiamento para realizá-lo.
Em poucos anos, crowdfunding evoluiu e seu público-alvo se expandiu atingindo as MPE e startups. Para essas organizações, o crowdfunding se tornou uma verdadeira alternativa aos bancos para obter financiamento. Hoje, com essa nova opção, as empresas recebem o dinheiro necessário para começar a trabalhar, atualizar seu equipamento ou ampliar suas instalações.
Mas crowdfunding pode ser usado para projetos mais pessoais e de menor esforço financeiro: o projeto de um novo site corporativo, criando uma campanha de marketing ou desenvolvimento de um aplicativo móvel, por exemplo.
Em troca, como eu disse antes, as empresas devem dar uma recompensa de acordo com a quantidade: a versão gratuita do aplicativo, o acesso a áreas especiais do site da empresa, participar da campanha de marketing como um modelo, etc. Ou seja, qualquer remuneração que pode recompensar a colaboração financeira para o projeto.
Quais são as vantagens da utilização do crowdfunding para as empresas?
As vantagens previstas de uma campanha de crowdfunding bem planejada, são múltiplas. Cito abaixo 5 das mais importantes.
1 – Em primeiro lugar, a maioria das iniciativas de crowdfunding são abordadas não como um empréstimo (embora não haja essa possibilidade), assim você não precisa pegar emprestado de um banco, com os riscos envolvidos. Adeus ao interesse e pagamentos. Financiamento feito simplesmente por pessoas que confiam no projeto e em troca recebem uma recompensa. Pessoas que precisam manter-se informadas do desenvolvimento do projeto e ser recompensado com o que está estabelecido.
2 – Em segundo lugar, para calibrar a aceitação de um produto ou serviço e receber feedback. Uma campanha de crowdfunding, onde a multidão envolvida, significa que o projeto é financiado é bem recebido. Se, como um dono de restaurante, você tentar obter financiamento para desenvolver uma aplicação móvel para reserva de mesas no seu restaurante, e você não conseguir sequer um centavo, você deve ter em mente que não é o que os seus clientes ou potenciais clientes querem .
3 – Em terceiro lugar, o risco é minimizado. Se o projeto for adiante, você não perde nada (exceto o tempo gasto). Relacionado com a vantagem acima, não é o mesmo que investir dinheiro em uma aplicação, em seguida, não conseguem, nem mesmo começar a desenvolver, porque seus clientes não acham interessante ou útil.
4 – O crowfunding é a melhor escolha para avançar com ideias malucas: ninguém imagina que os criadores do Ostrich Pillow procuraram financiamento bancário para fabricar e vender suas famosas almofadas? Ideias como esta e milhares nunca se tornaram reais e acessíveis a muitas pessoas, se não fosse à possibilidade de os próprios usuários financiassem a ideia.

5 – Finalmente, as pessoas que financiam certamente tornam-se defensores leais e promotores do projeto, com a posterior divulgação. Neste ponto, você pode sempre começar a envolver o público, sentir o projeto como seu. Além disso, essas pessoas vão se tornar parte da comunidade de usuários de negócios para lançar iniciativas crowdfunding.
Compartilhe seus pensamentos … alguns poderiam caber em um projeto financiado pelo crowdfunding.

Novo artigo => O Crowdfunding para startups http://t.co/561lEPOqMb
Novo artigo => O Crowdfunding para startups http://t.co/DLr9mYCNQB
O #crowdfunding para #startups http://t.co/UM3DeDyzFX #eukolaboro #empreendedorismo
RT @Dukountra: O #crowdfunding para #startups http://t.co/UM3DeDyzFX #eukolaboro #empreendedorismo
O #crowdfunding para #startups http://t.co/UM3DeDQIU5 #eukolaboro #empreendedorismo
RT @Dukountra: O #crowdfunding para #startups http://t.co/UM3DeDQIU5 #eukolaboro #empreendedorismo
RT @Dukountra: O #crowdfunding para #startups http://t.co/UM3DeDQIU5 #eukolaboro #empreendedorismo
RT @Dukountra: O #crowdfunding para #startups http://t.co/UM3DeDQIU5 #eukolaboro #empreendedorismo
O #crowdfunding para #startups http://t.co/1avAerq7fa #eukolaboro #empreendedorismo
O Crowdfunding para startups – #startup #marketingdigital http://t.co/DG3REBrbyx via @101startup #startup