Consultoria em Planejamento Digital: sua empresa está pronta para contratar uma?

Consultoria em Planejamento Digital: sua empresa está pronta para contratar uma?

Sua empresa está pronta para assumir uma consultoria em Planejamento Digital?

Pode parecer estranho, mas este texto não é para te convencer – ou incentivá-lo – a contratar uma consultoria em Planejamento Estratégico.

Este é um texto para você repensar o momento da contratação de um profissional de consultoria..

Vem comigo que te explico melhor…

Há 6 meses, conversei com uma pessoa que se dizia interessada em contratar a minha consultoria em Planejamento e Estratégia de Comunicação Digital.

Como sempre faço, antes de enviar uma proposta de projeto da consultoria, agendei uma conversa com essa pessoa.

Acredito que cada negócio e marca esteja em um momento – independente de segmento ou nicho – e que cada proposta seja única.

Pelo menos é a maneira que eu trabalho. Não é uma regra, mas não acredito em demandas “embaladas”, assunto este para um próximo conteúdo.

Planejamento é sobre saber escutar

Na imagem, um pequeno monge budista está sentado e escutando, com atenção, som de uma concha. O momento presente é importante.
Na imagem, um pequeno monge budista está sentado e escutando, com atenção, som de uma concha. O momento presente é importante.

Prossigamos com o raciocínio.

Normalmente eu solicito pelo menos 1h de papo, antes mesmo da contratação do projeto, pra entender melhor alguns “por quês” da pessoa procurar ter procurado a consultoria.

E ainda mais importante, se seria realmente o momento da empresa arcar com tal investimento.

Eu sei que não é uma prática comum e que muita gente já parte direto para o envio de proposta, pois os boletos não esperam.

Aliás, está é uma pergunta importante, e que todo empresário deve se fazer antes de contratar uma Consultoria do Planejamento de Marketing Digital.

Será que estou pronto para contratar uma consultoria?

O contrato mínimo para iniciar um trabalho vai durar pelo menos 1 ano, sendo destes, um mínimo de 3 meses de trabalho estratégico focado em diagnósticos não operacionais.

Partindo do pressuposto que você está inserindo um profissional de Planejamento para te ajudar em decisões relacionadas ao futuro da sua empresa, eu diria que é o mínimo, mesmo.

Consultoria não é braço operacional: não dê ordens, adicione ideias.

Na imagem, uma folha de papel com vários desenhos. Ao centro da folha existe o desenho de uma lâmpada e em cima do caderno, uma folha azul amassada.
Na imagem existe uma folha de papel com vários desenhos. Ao centro da folha está o desenho de uma lâmpada e em cima do caderno, no centro do desenho da lâmpada, uma folha azul amassada representando uma ideia descartada.

Esta pessoa que me procurou já estava cheia de certezas, pois havia feito algumas capacitações de final de semana.

O que eu julgo ótimo, pois acredito que todo gestor precisa entender o mínimo do que se está contatando.

O problema foi quando essa pessoa, depois de conversar comigo, não aceitou bem a minha decisão de dizer que não era o momento de investir em Mídias Sociais, uma das questões levantadas na conversa como prioridade na visão dele.

A operação em Mídias Sociais faz parte, claro, mas precisa estar em sinergia com um contexto um pouco mais maduro do negócio, contexto este que seria identificado ao longo da consultoria, caso o contrato fosse realizado.

Não vou entrar em detalhes e nomes, por motivos éticos. No entanto, investir em Mídias Sociais, para a empresa da pessoa, no atual momento, seria um grande risco.

Em outras palavras, seria jogar dinheiro fora.

Existiam outras camadas mais importantes dentro da empresa que precisavam de atenção antes de comunicar algo externo ou de investir em campanhas de venda.

Bom, como disse, a pessoa não aceitou bem a minha opinião e nem quis entender o porquê. Foi completamente arrogante dizendo que um outro “fulano”, o mesmo que havia vendido o curso para ela, disse que as mídias sociais salvariam o negócio dela e faria ela vender muito mais.

Dizer não, faz parte.

Na imagem existe uma mesa de madeira com um quadro escrito em inglês: "Just Say No" (Apenas diga não). Ao lado do quadro existe uma xícara de café.
Na imagem existe uma mesa de madeira com um quadro escrito em inglês: “Just Say No” (Apenas diga não). Ao lado do quadro existe uma xícara de café.

Agradeci o tempo dela e recusei atendê-la.

Como diria Steve Jobs:

Foco também é sobre saber dizer não.

Ela não esperava, até pelo porte da empresa, que alguém negaria o contrato.

Planejamento é sobre tomar decisões, e foi o que eu fiz. Disse não para ele.

No entanto, vejam só como as coisas são; na semana passada – exatamente dia 14/05 – a mesma pessoa me procurou, 6 meses depois, querendo conversar comigo e entender o “porquê” eu disse, na época, que não deveria investir em mídias sociais.

Agora, ele estaria interessado em conversar pra entender, aceitando, de maneira tardia, a minha opinião.

Suponho, apenas suponho, que depois de 6 meses sendo atendido por outra pessoa, a mesma pessoa a qual ele confiou a ponto de não querer ouvir o que eu tinha a dizer na época, ele precisaria de alguém para arrumar a bagunça.

Agradeci o contato, e disse que a minha agenda do mês havia fechado há dois dias.

O limite restrito de atendimentos em uma agenda de consultoria é exatamente para que eu possa me dedicar com excelência aos clientes, não abraçando o mundo inteiro.

A pessoa, desta vez com bem menos certezas, me perguntou se eu poderia enviar um e-mail para ela com o principal motivo de eu ter dito para ela não investir em Mídias Sociais, e que agora ela consegue entender melhor que realmente não era a hora.

Eu disse que ele poderia contratar a Mentoria, pois seria um modelo ideal para sanar esse tipo de dúvida.

Novamente, sem entender que o mundo não gira em torno do negócio dela, a pessoa faltou com a educação dizendo que não fazia sentido contratar uma mentoria para eu “apenas” responder um e-mail.

Bom, agradeci e encerrei a conversa por ali.

Moral da história?

Na imagem existem vários parafusos misturados.
Na imagem existem vários parafusos misturados.

Sabe aquela história da pessoa que cobra uma fortuna para apertar um parafuso, por saber exatamente qual parafuso precisa ser apertado. Foi o que aconteceu.

O problema é que essa pessoa ainda não sabe qual parafuso anda solto e, pelo perfil, vai continuar sem saber, até que outros parafusos precisem de manutenção.

Por isso, a mensagem que quero deixar aqui, é: o primeiro passo para contratar uma consultoria em Planejamento Digital é entender que você vai precisar saber escutar antes de falar.

A essência de uma consultoria em Planejamento

Uma consultoria de Planejamento Estratégico Digital tem, na essência, a colaboração, participação e a troca entre parceiros que caminham em busca do mesmo objetivo: o sucesso da empresa através de muita observação, estudo, análise aplicação e, principalmente, transparência.

Se você estiver interessando em conhecer a minha consultoria, treinamentos ou mentorias, terei imenso prazer em te escutar, desde que o nosso contato seja uma vida de mão dupla e você esteja preparado para assumir, não apenas o investimento, mas todas as características aplicadas em uma consultoria.

Só não seja a pessoa do caso contado acima, pois o principal prejudicado será você mesmo.

Se, porventura, a pessoa da história ler este texto e se identificar, desculpe-me a sinceridade, mas, assim como o mercado precisa de bons e éticos profissionais na comunicação digital, este mesmo mercado também precisa de empresários que respeitem a nossa profissão como nós respeitamos cada cliente.

Se você leu até aqui, muito obrigado pelo tempo investido e até o próximo post.


Se você gostou do conteúdo, te convido a visitar o meu canal do YouTube, onde abordo vários temas relacionados a Planejamento e Estratégia de Marketing Digital.

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