Quando eu defino uma estratégia de Marketing Social eu sempre tenho em mente os passos que podem me orientar em direção a um determinado objetivo através de objetivos mensuráveis.
Com este artigo, gostaria de ilustrar os passos pelos quais um conjunto de estratégias de marketing em mídia social deve ser adaptado a cada cliente.

Ajudar as empresas a definir a sua presença on-line significa evitar erros que podem prejudicar a sua imagem aos olhos dos consumidores e potenciais clientes. Na verdade, tento pensar o que aconteceria se um usuário pesquisasse no Google sobre a empresa, e tropeçar em um fórum que explica como é difícil entrar em contato com o serviço ao cliente dessa marca, ou (mais importante) não é possível encontrar a marca entre os resultados de pesquisa.
Estudar uma estratégia de negócios na web significa por um fim a essas questões.
Começando
A estratégia de marketing social, bem como a sua concepção e criação da campanha de marketing, será exclusivamente focada no que é definido aqui. Juntamente com a empresa eu, você devemos analisar a situação existente:
- Conteúdo: a partir do estudo do site e seu conteúdo iremos extrair as informações básicas para a estratégia de marketing social, em particular, a linguagem utilizada no conteúdo, a forma como a informação é fornecida, as palavras-chave, a relação entre o usuário e o site, então entre a demanda e a satisfação dos mesmos, o mapa do site e análise de sua usabilidade;
- Usuários: definir o público-alvo para manter aqueles que já conhecem a marca e expandir a caminhada;
- Contexto: a análise preliminar da infra-estrutura existente, os canais de publicidade abertos e parâmetros de qualidade permitem que o cliente entenda completamente o tipo de conteúdo e sua estrutura. Dessa forma eu posso descobrir o que o site quer comunicar.
A análise destes três elementos, é a chave para a realização de uma estratégia eficiente e eficaz.
Planejamento Estratégico
Com base em atividades preliminares, iremos desenvolver a estratégia de marketing social que vai seguir os seguintes passos:
- Missão da empresa;
- Objetivos de negócios;
- Objetivos dos vários departamentos;
- Objetivos da estratégia de marketing social;
- Táticas de marketing social;
- Métricas de marketing social.
Missão Empresarial
Conhecer a missão da empresa, a razão de sua própria existência, contribui para uma compreensão profunda da marca para ter uma orientação clara e definida do mesmo.
Os objetivos de negócio
A existência de conjuntos de metas alcançáveis, em linha com o que a empresa quer oferecer e comunicar. Estes objetivos estratégicos apontados em uma direção clara a direta para implementar a estratégia de marketing social.
Objetivos dos vários departamentos
A estrutura de uma empresa envolve vários departamentos, cada um dos quais tem uma função precisa uma vez que a organização em sua totalidade e complexidade. Normalmente, os departamentos com os quais existem as seguintes interfaces:
- Vendas e marketing;
- Recursos humanos;
- Atendimento ao Cliente;
Esses departamentos têm objetivos diferentes, vejamos:
- Vendas e marketing: aumentar a notoriedade da marca, o número de vendas e leads, reter clientes e reter novas;
- Recursos humanos: para reduzir os custos dos recursos de recrutamento e aumentar o banco de dados de currículos;
- Atendimento ao cliente: para facilitar o fluxo de telefonemas e responder de forma adequada às várias solicitações;
- Pesquisa: coletar feedback do usuário, a fim de melhorar os serviços / produtos de negócios em geral.
Objetivos da Estratégia de Marketing Social
Depois de interface com departamentos corporativos, serão estabelecidos objetivos gerais que a estratégia deverá alcançar (como veremos mais tarde, na elaboração dos objetivos em matéria de cada departamento):
- Aumentar o conhecimento da marca;
- Fortalecer e melhorar a reputação on-line;
- Fidelização e aumento nova.
Estratégias de Marketing Social
A estratégia será diferente de acordo com as áreas de negócio. Aqui está um exemplo do que pode ser colocado em prática estratégias para os vários departamentos:
- Vendas e marketing: criar uma promoção que comemora o sucesso do cliente;
- Recursos Humanos: tirar partido de algumas plataformas sociais para promover o “Trabalhe Conosco” e publicar perfis profissionais por parte da empresa;
- Atendimento ao Cliente: melhorar o atendimento ao cliente com uma resposta rápida e eficiente através do monitoramento da plataforma;
- Pesquisa: Realizar pesquisas para capturar o feedback do consumidor.
Métricas de marketing social
Desempenhos na mídia social são mensuráveis e avaliáveis através das ferramentas fornecidas pelas mesmas plataformas (mas não só). A medição do desempenho serve tanto para a empresa como para o gerente de mídias sociais, se fosse necessário, como contornar as dificuldades de comunicação específicas resultantes de estratégias ineficazes. A comparação com os dados em mãos, entre as duas partes, ajuda tanto para ter um quadro completo da situação para ajustar o tiro. Medirá aos KPIs, nomeadamente:
- Volume da comunidade;
- Engajamento da comunidade (ações, como, RT e Curtir, Repin, visualizações de vídeos, citações, comentários);
- Reputação on-line;
- SOV (share of voice);
- Geração de leads.
Em conclusão
E como você administra o seu trabalho para o planejamento e criação de uma estratégia de marketing em mídia social?

Novo conteúdo => [Como] planejar uma estratégia de mídia social http://t.co/24A5GdTpZ1
Novo conteúdo => [Como] planejar uma estratégia de mídia social http://t.co/CvVrHvv9dp
RT @brunounix: Novo conteúdo => [Como] planejar uma estratégia de mídia social http://t.co/24A5GdTpZ1
[Como] planejar uma estratégia de mídia social http://t.co/5VMxwCGq93
[Como] planejar uma estratégia de mídia social >> http://t.co/2l49iYmvuL #SocialMedia #Marketing #Digital http://t.co/7hvYA87siR
Como planejar uma estratégia de Midia Social? Quer saber? Acesse -> http://t.co/GTsSD0wbRz via @mateusdarosa
RT @implantandomkt: Como planejar uma estratégia de Midia Social? Quer saber? Acesse -> http://t.co/GTsSD0wbRz via @mateusdarosa
RT @implantandomkt: Como planejar uma estratégia de Midia Social? Quer saber? Acesse -> http://t.co/GTsSD0wbRz via @mateusdarosa
RT @implantandomkt: Como planejar uma estratégia de Midia Social? Quer saber? Acesse -> http://t.co/GTsSD0wbRz via @mateusdarosa
#RT @implantandomkt Como planejar uma estratégia de Midia Social? Quer saber? Acesse: http://t.co/oakjTFQ5KR via @mateusdarosa #SocialMedia
Descubra agora como planejar sua estratégia de mídia social, quais os passos a seguir e quais os parâmetros a… http://t.co/CuBPXj4RKU
Como planejar uma estratégia de mídia social via @101startup http://t.co/rjfI6dNITh
#MidiasSociais #SocialMedia
Como planejar uma estratégia de Midia Social? http://t.co/03GXqBWzxT
[Como] planejar uma estratégia de mídia social >> http://t.co/9CmPLCZU19 #socialmedia
[Como] planejar uma estratégia de mídia social – #marketingdigital http://t.co/KYrtVdmTEW
[Como] planejar uma estratégia de mídia social http://t.co/dX92a0K7bx #midiasocial