Ultimamente ouvimos falar mais do que nunca. E tornou-se o imperativo de uma comunicação bem sucedida. O que eu quero dizer? A estratégia de conteúdo. Mas o que é, especificamente?
Quem é o responsável pela estratégia de conteúdo sabe que é um elemento fundamental do marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo, é preciso, de fato, uma estratégia de conteúdo sólida para atingir os objetivos. Uma estratégia adequada de marketing de conteúdo essencialmente aborda duas questões:
- O conteúdo para atingir um determinado segmento, a fim de estimular o interesse e a curiosidade dos usuários?
- Onde a publicar? Blog? Site? As redes sociais? Outro?
Antes de desenvolver a sua estratégia de conteúdo, no entanto, é bom fazer uma análise preliminar.
Análise Preliminar
1 – Metas claras
Desenvolver um planejamento de conteúdo é muito importante para obter os resultados. Antes, porém, a elaboração de um plano é necessário para refletir sobre os objetivos a serem alcançados: para fornecer informações úteis e relevantes para um determinado setor, obter conversões de vendas, aumentar o tráfego para o seu site, aumentar a visibilidade da marca, convida para se inscrever no boletim informativo?
Tendo uma visão bem definida dos objetivos é um bom ponto de partida para se obter uma configuração apropriada para o conteúdo, a seguir um percurso consistente e também para avaliar, no final deste caminho, no entanto os resultados que foram atingidos ou não.
2 – Análise de destino
Para desenvolver uma comunicação dirigida é muito importante analisar o alvo a que se destina o conteúdo. E é essencial, em primeiro lugar, descobrir quem são os destinatários, quais são suas necessidades e seus desejos, que tipo de conteúdo está mais focado nas estratégias de pesquisa postas em prática (nesse sentido, é útil para executar uma análise das palavras-chave mais pesquisadas pelos usuários em relação a um determinado setor e se o seu conteúdo é destinado a web).
Obter todas as informações sobre o perfil do usuário e até mesmo a experiência do consumidor pode ser muito útil para implementar uma estratégia de conteúdo ad hoc.
Comece com a sua estratégia de conteúdo!
1 – Traçar os argumentos
Uma vez delineado o perfil do alvo e definido os objetivos a prosseguir, o próximo passo será o de traçar os temas abordados para a estratégia de marketing de conteúdo. Se você tem materiais disponíveis, tais como folhetos, catálogos, brochuras ou outro, pode ser útil considerá-los como ponto de partida.
2 – Originalidade, perseverança e humanidade
Supondo-se que o conteúdo deve ser útil e de qualidade, simples e claro, não devemos subestimar a originalidade que deve distinguir a voz e identidade da marca. É necessário que o estilo de comunicação seja, portanto, original humano, e que se mantenha constante ao longo do tempo apenas para reforçar a imagem da empresa.
3 – Enfatiza a necessidade e os benefícios
Além de atender às necessidades específicas do alvo, o conteúdo também deve destacar os benefícios de um produto / serviço particular, sem furar o público. É por isso que, de acordo com o tipo de produto / serviço que incide sobre o plano de comunicação, que pode ser útil estabelecer conexões com situações da vida real. Desta forma, o utilizador pode experimentar concretamente a utilidade do produto.
4 – Estabelecer diretrizes editoriais
As diretrizes editoriais podem abranger diferentes aspectos:
a) Objetivos de comunicação
b) As plataformas de publicação
c) Extensão dos textos
d) Digitar o texto
e) as imagens no formato e regras de formatação
f) Frequência de publicação
g) Preparação do calendário editorial
5 – Estratégia de Promoção
Por fim, uma estratégia de conteúdo bem deve incorporar, para chegar a uma área de influência mais ampla, a promoção através de redes sociais ou outros dispositivos, como a newsletter.
Senha: evolução!
Quando falamos de estratégia de conteúdo é importante ter em mente que o processo nunca é dado uma vez por todas, mas que requer ajustes contínuos, com base nos resultados alcançados. A perspectiva é a de um processo evolutivo constante que mistura as necessidades do público-alvo e os objetivos de negócios.
O desempenho obtido pode variar bastante, daí ser necessário uma refinação constante por tópicos, palavras-chave, líderes de opinião, formatos e canais de propagação. Quanto mais fizermos, mais aprendemos e crescemos.
A palavra é sua!
O que você acha? Seguir estes passos no planejamento de sua estratégia de marketing de conteúdo? Você acha que existem outros aspectos interessantes de destacar? Deixe um comentário!

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