Como começar uma estratégia de Marketing Digital?


Fora do digital.
Sim, por mais que pareça estranho, a primeira etapa para o desenvolvimento de uma estratégia de Comunicação Digital deve ser fora do digital.  

É de suma importância que o empresário que pretende contratar um profissional de Comunicação Digital tenha em mente que uma estratégia de Marketing Digital, bem elaborada, precisa iniciar-se com a imersão total da agência ou do profissional no negócio.

 

Dica: faça o dever de casa e estude sobre o segmento, antes mesmo de iniciar uma prospecção. Ninguém é obrigado a saber sobre tudo. Existem duas maneiras de obter experiência de mercado em qualquer que seja o segmento: estudando e  praticando. Exatamente nessa ordem. Iniciar uma estratégia de comunicação de um segmento que você não entende nada é assinar o fracasso no resultado antes mesmo de mensurá-lo.

 

É muito comum o profissional, hoje em dia, buscar mercados fora da sua região, no entanto, iniciar um contato via Skype, por exemplo, deve ser apenas um primeiro passo para que vocês, contratante ou contratado, entendam melhor sobre as necessidades do negócio que estão fechando, para que não aja frustrações futuras ou até mesmo o rompimento de um contrato.

Reuniões são importantes desde que sejam objetivas

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Uma, duas, três ou mais reuniões? Não importa muito. Essas reuniões podem ser bastante úteis principalmente para o alinhamento de expectativas sobre os resultados dos serviços que estão sendo contratados na hora de uma negociação entre ambas as partes.

Minha opinião na visão de agência contratada: sempre que possível vá até a empresa interessada, ou convide os gestores que estão prestes a confiar no seu trabalho para conhecer a sua empresa e equipe.

Caso você caso de freelancer´s ou atue como consultor, é importante sair da sua zona de conforto. Tente obter o primeiro contato pessoalmente. Além da credibilidade, ambas as partes envolvidas na negociação se conhecem pessoalmente e pode facilitar e agilizar a tomada de decisões.

Negócio Fechado! Vamos começar?

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Sim. Mas ainda não é a hora de começar a atuar no “tático”.

Orçamento e escopo do serviços devidamente aprovados. Agora é hora da imersão que eu disse em algum parágrafo acima.  Essa é a hora que você faz a visita ao negócio, para inciar um planejamento de comunicação digital dentro das horas técnicas – ou escopo de serviços – definidos.

 

Importantíssimo: estude o posicionamento da marca que você vai representar, antes de aplicar sua estratégia de Marketing Digital, pois obviamente você terá que dialogar com o consumidor, e não é nada recomendado, destoar-se da persona que representa aquela marca, um erro bastante comum hoje em dia, devido a ansiedade do empresário e profissional novato por buscar engajamento a qualquer custo. Fotos de gatinhos fofos só se você for uma marca de ração de gato algo similar ao segmento, ok.

 

Marketing Digital não é Facebook

 

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Provavelmente você vai ter que atuar no Facebook, independente do segmento. Não dá para ignorar a maior rede social do mundo. As pessoas estão lá e negócios são feitos para pessoas. Mas, não limite-se a plataformas. É muito comum as empresas buscarem agências/profissionais de comunicação, já com foco em investir no Facebook, ignorando todas as outras possibilidades que o ambiente online disponibiliza. Então, se você quer se destacar, entenda que Marketing Digital não se resume a Mídias Sociais, elas são “apenas” ferramentas complementares dentro do seu planejamento.

Monitore, Mensure e Reporte

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Talvez este seja o ponto mais crítico e mais importante dentro de um Planejamento  Estratégico Digital: reportar para o cliente o retorno sobre o investimento que o contratante obteve ao fim de cada ação ou mês recorrente. Esse retorno pode ser especificamente financeiro (ROI), quanto retorno com foco em ações institucionais. Isso foi acordado em algumas reuniões já feitas entre ambas as partes.

Valorize o seu tempo

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Se você chegou ao final da ação e não sabe o que reportar, significa que o seu planejamento não conversou com as expectativas que foram alinhadas no período da imersão.

Se você conseguiu reportar os resultados de forma sucinta para o seu cliente e, mesmo assim, ele não ficou satisfeito, é hora de realinhar as estratégias de comunicação e entender melhor sobre as expectativas, antes de inciar novamente os trabalhos. E, pra finalizar, se você reportou, e os resultados foram positivos e dentro do que foi acordado, e mesmo assim o cliente não ficou satisfeito; é hora de trocar de cliente.

Se você leu até aqui, espero que o conteúdo tenha sido útil de alguma forma. Nos próximos conteúdos vou abordar de forma mais detalhada os passos sobre o universo do Planejamento Estratégico Digital.

Se você é empresário e tem vontade de conhecer melhor o meu trabalho, clique aqui e conheça alguns dos treinamentos oferecidos.

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