Organizar e planejar seu trabalho é importante porque permite que você traga a ordem entre os vários compromissos que estabelecem as prioridades certas. Pessoalmente, eu adoro a famosa lista de afazeres. Eu tenho uma para cada semana e cada dia inclui pelo menos três compromissos de trabalho entre especialização, reuniões com clientes e estimativas. Três compromissos para cada dia da semana. Eu tento (mas às vezes não consigo) inserir mais atividades, pois o excesso poderia desgastar o trabalho e os resultados seriam prejudicados.
A organização é, portanto, um requisito essencial, especialmente se você tem vários projetos abertos. Hoje passamos muito tempo na web e vamos descobrir como e de que forma você pode organizar o seu conteúdo em mídia social.
Implementação e manutenção de um calendário editorial
Identificação do fluxo de trabalho
Há muitas figuras que giram em torno de um calendário editorial. Cada membro da equipe deve ter em mente o seu papel na garantia de que as várias fases do processo de trabalho serão bem sucedidas e que não há mal-entendidos durante todo o fluxo (abaixo os pontos).
- Brainstorming. Tópico amplamente coberto nas páginas da startup101, essa fase é fundamental para a concepção e criação de um conceito.
- Estruturação da ideia e concretização.
- Acompanhamento textual para o conteúdo visual (imagens, vídeos, e, se necessário, infográficos).
- Publicação programada.
- Digital PR e especialista em SEO: neste momento o fluxo vêm em dois profissionais que irão apoiar, com técnicas e estratégias, o trabalho feito até agora.
Calendário Editorial: quantas vezes publicar
Sobre este aspecto cada aspecto profissional segue uma teoria mais ou menos válida. Para mim, este ponto varia de acordo com o projeto, os objetivos e prazos. Tendo, no entanto uma discussão geral, sugiro os seguintes pontos para o número de vezes que colocam sobre os vários canais sociais:
- Publicar no Facebook: a partir de um mínimo de 3 e um máximo de 10 vezes por semana.
- Twitter: twittar pelo menos 3 dias.
- LinkedIn: 2-5 publicações por semana.
- Google+: a partir de um mínimo de 3 e um máximo de 10 vezes por semana.
- Pinterest: pelo menos 5 publicações por dia (quando há eventos, o número de publicações por dia pode aumentar).
[bctt tweet=”Como você organizar seu calendário editorial?”]
Planeje o Calendário Editorial
Agora que o fluxo de trabalho foi definido, bem como os profissionais que irão trabalhar no projeto, o material a ser processado, o número de publicações mínimas e máximas, estamos prontos para preencher nosso calendário. As datas não serão o resultado das escolhas arbitrárias que irá preencher o calendário, mas vai acompanhar todo o projeto, e será combinado com os eventos de promoção e lançamento de produtos, mas também com um evento anual que pode envolver a comunidade, convenções, reuniões, cursos.
O calendário editorial pode, então, ser personalizado para a cultura corporativa e filosófica que emerge também de alguns setores gráficos distintivos.
Isso serve para fortalecer o grupo e um sentimento de pertença.
Algumas orientações para um calendário Editorial de sucesso:
- Consistência. É a principal palavra de ordem. Publicar com constância, educar os seus leitores para obter conteúdo fresco e original e você será recompensado, ao longo do tempo, com um aumento progressivo da comunidade, com ações e apreciação do que você escreveu. As quebras podem ocorrer, mas devem ser preenchidas por outro conteúdo, talvez uma newsletter.
- Em tempo real. Para algumas empresas e algumas organizações o que acontece em tempo real sobre um determinado assunto é pão que aumenta o calendário editorial e conteúdo não planejado na criação de valor acrescentado. Neste caso, toda a equipe tem que estar pronta e pronta para responder a uma necessidade iminente e indescritível.
- Cheque de Viagem. O calendário deve ser verificado. Uma vez programado no mês não significa que tudo deva permanecer inalterado. O controle é especialmente importante na reunião para dar um novo impulso ou rever alguns pontos.
- Compartilhar de outras fontes confiáveis e que seja digno de ser mostrado também para dar origem a novas ideias para discussão e debate, abrindo a porta para outros leitores potenciais.
Ferramentas úteis
- Google Calendar
- Google Drive
- To-Do List (App)
- Planilha para elaborar um calendário editorial
Como você planeja o conteúdo dos meios de comunicação social? Jogar com antecedência ou avalia o que fazer neste momento?
Pessoalmente, eu estou experimentando um cruzamento de planejamento mensal, semanal e diário com a ajuda de algumas ferramentas (para além dos já mencionados). Você está curioso para conhecê-los? Enquanto isso, aguardo as suas sugestões!

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