Quando uma empresa através do blog corporativo oferece espaço para os seus empregados, deve a priorizar a apresentação de um plano de ação.
Em março de 2009, Michael Hyatt, blogueiro e CEO da Thomas Nelson Publishers, desenvolveu uma lista de termos e regras de conduta para blogs corporativos.
Entre os comentários recebidos, muitos acharam essas regras muito rígidas e, em contraste com o espírito do blogueiro, enfatizando a palavra “regra” no título do documento enviado a eles.
Nos dias seguintes, ele enviou outro documento editado e com um novo título: Diretrizes para blogs corporativos.

Primeiro declarou abertamente que o objetivo da empresa é incentivar os funcionários a usarem o blog da empresa e deixar os leitores atualizados sobre o mercado editorial. O que ela estava buscando, era atualizar a imagem da empresa no mercado editorial.
As diretrizes foram desenvolvidas a fim de incentivar os funcionários a blogarem abertamente sobre a empresa, produtos e serviços.
Aqui estão os principais pontos definidos:
- Aumentar a visibilidade.
- Contribuir com o mercado editorial.
- Fornecer uma visão geral de seus clientes, a tendência em trabalhar dentro de uma editora.
Este, porém, é um resumo da diretriz escrita por Hyatt.
Use um serviço externo para blogs
A empresa optou por não hospedar o blog em seu próprio servidor, a fim de dar aos funcionários mais liberdade e credibilidade. Na web existem muitos serviços gratuitos para configurar seu próprio blog, como o famoso Blogger.com.
Manter a sua identidade enquanto escrevia
Aboliu o anonimato e pseudônimos. O empregado deve mostrar claramente o seu nome. Isto irá promover a credibilidade dos artigos, aumentando o senso de responsabilidade para com a sociedade.
Propriedade do conteúdo
O funcionário deve escrever de forma clara que os artigos são publicados sem garantia e sem direitos. As opiniões expressas no post são dele, e não representam a opinião do empregador.
Escrever com frequência e de uma forma apropriada
Os funcionários são especialistas em todos os aspectos e, como tal, devem ser capazes de escrever com frequência. A visão deve estar em consonância com o papel, responsabilidades e competências da empresa. Também podem escrever durante o horário de trabalho, desde que não interfira com seus deveres profissionais.
De benevolência para com a blogosfera
Manter um tom respeitoso, os funcionários podem não concordar com as decisões de negócios. Além disso, evitar discussões com os leitores, ou atacar pessoas e outras empresas.
Não vazar informações secretas sobre a empresa
Os funcionários não podem divulgar informações confidenciais, financeiras, a menos que eles estejam contidos nas declarações oficiais da empresa.
Respeite os direitos autorais
É proibido de publicar material com direitos autorais, desde que o empregado seja o proprietário ou não – se não – busca a permissão do proprietário.
O cumprimento da lei
Você não pode postar qualquer material que seja obsceno, profano, difamatório, ofensivo, ou constitui ameaça para ninguém. Também não é possível publicar serviços ou software que possam danificar os sistemas de computadores de outras pessoas.
Torna-se claro a importância da presença digital das empresas assim como suas adequações às novas tecnologias e mídias. A adoção do blog também pode gerar uma imagem de pioneirismo às empresas que arriscarem nesta área. Além disso, é uma ferramenta relativamente barata e acessível tanto para as grandes corporações quanto às pequenas e médias empresas. Assim é preciso estar atento às mudanças da era da informação e preparar-se para os novos comportamentos que estão surgindo.

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