Olá, tudo bem?
Lembra que a gente começou a conversar sobre a origem do cliclo OODA? Agora vamos ver como cada etapa funciona.
Entendendo a ferramenta
O OODA descreve um ciclo de decisão de quatro pontos que suporta a tomada de decisão rápida, eficaz e proativa. Os quatro estágios são:
- Observar – recolher o máximo de informações possíveis;
- Orientar – analisar essas informações e usá-las para guiar suas ações;
- Decidir – determinar um curso de ação;
- Agir – autoexplicativo, né? O.o
Não se esqueça de que isso é um ciclo, ao final do estágio 4 você irá avaliar tudo o que deu certo e voltar ao estágio 1. Afinal, espera-se que suas ações tenham modificado o cenário de atuação
A Figura 1 abaixo mostra a sequência OODA:

Vamos olhar mais de perto cada fase:
Fase 1. Observar
Neste ponto, você deve estar o mais atento possível para novas informações e precisa estar ciente do que acontece interna e externamente na sua startup. Quanto mais informações puder reunir aqui, mais precisa será a sua percepção. Como um piloto de F-86 com um amplo campo de visão, você quer capturar o máximo de dados possíveis. Para tanto, é muito importante que você tenha na ponta da língua as respostas para essas perguntas:
- Quais fatores externos estão acontecendo que podem afetar a minha startup?
- O que está acontecendo que pode ter efeitos residuais mais tarde?
- Minha previsões são precisas?
- Há alguma área onde a previsão e a realidade diferem significativamente?
Fase 2. Orientar
Um dos principais problemas com a tomada de decisão vem na fase dois: todos nós temos o costume de observar a situação de forma filtrada, através de nossas próprias experiências e percepções. Boyd identificou cinco principais influências:
- Tradições culturais;
- Carga genética;
- A capacidade de analisar e sintetizar;
- Experiência anterior;
- Entrada de novas informações.
Orientação é essencialmente como você interpreta uma situação. Isto leva diretamente para a sua decisão.
Fase 3. Decidir
As decisões são fruto dos seus melhores palpites, baseadas nas observações que você fez e a orientação que está usando. Elas devem ser consideradas como trabalhos em andamento. Se estiver executando seu ciclo OODA, novas sugestões e ideias continuarão chegando ininterruptamente, e podem desencadear alterações em suas decisões e ações – essencialmente, estará aprendendo como continuar a percorrer as etapas.
Os resultados da sua aprendizagem são trazidos durante a fase 2, que por sua vez, influencia o resto do processo de tomada de decisão.
Fase 4. Agir
Aqui é aonde acontece a po#$% toda você implementará sua decisão e irá se preparar para voltar à fase 1, nutrido dos efeitos das ações deste ciclo. Este estágio irá influenciar todo o resto do ciclo, mas, lembre-se, é MUITO importante que você avalie e aprenda com seus erros (e da concorrência).
Usando o modelo
O ciclo OODA não deve ser estático, linear. Ele precisa ser um processo contínuo e maleável. Com esta abordagem, você terá mais agilidade para mover-se através de cada estágio. Se apegar mais ao processo no lugar dos objetivos fará com que sua velocidade na tomada de decisões reduza ao invés de acelerar.
O objetivo do modelo é aumentar a velocidade com que você orienta e reorienta seu projeto, com base em novas informações ao decorrer do processo.
Assim você terá uma transição suave e natural entre o que é observado, o que é interpreta e o que será feito a respeito.
Fazendo essas transições rapidamente, você estará em uma posição mais proativa (assim como os pilotos dos F-86 Sabres de “Mad Major”, lembra?), e você poderá aproveitar oportunidades que seus concorrentes ainda nem viram.
Boyd chama isso de “operar dentro do ciclo OODA de seu oponente”. Aqui, o seu concorrente/oponente está se movendo muito lentamente e apenas tem tempo de reagir às mudanças ambientais. Por outro lado, você está trabalhando para a ofensiva, prevendo o cenário e obtendo resultados positivos.
E aí, já está motivado a começar seu ciclo OODA? Não se esqueça de comentar o que achou deste texto, bem como fazer perguntas. Vamos crescer juntos!

Aplicando o ciclo OODA na sua startup https://t.co/vNOdjEchgQ | https://t.co/Vb7zvEks7a
Aplicando o ciclo OODA na sua startup https://t.co/vNOdjEchgQ | https://t.co/Vb7zvEks7a
Aplicando o ciclo OODA na sua startup https://t.co/vNOdjEchgQ | https://t.co/Vb7zvEks7a
Aplicando o ciclo OODA na sua startup – https://t.co/niuhBMao2C #contentmarketing #marketingdigital