Anatomia de um conteúdo de qualidade

Eu mencionei em artigos anteriores que, para alcançar uma boa estratégia de Conteúdo, o importante é a criação de conteúdo e qualidade relevante. Hoje eu gostaria de analisar em detalhe o que realmente determina o índice da qualidade e como pode ser reconhecido até mesmo por menos experientes no campo de SEO e SEM.

Não quero alongar muito sobre os aspectos técnicos da avaliação, os fatores que são sempre analisados ​​pelos peritos do Social Media Marketing, SEO e companhia, mas dar um pouco de comida mesmo para os iniciantes entenderem se o conteúdo que eles estão lendo são de boa qualidade e simples … ou porcaria.

Como já disse, os critérios básicos com os quais você pode avaliar imediatamente o conteúdo são coerência, pertinência, um modo suave e agradável de escrever o texto, portanto, o valor acrescentado que o conteúdo pode oferecer o leitor.

Existem outros elementos que podem nos ajudar na avaliação de um conteúdo web também com base na qualidade ligada à lógica de posicionamento nos motores de busca.

Sem perturbar, para o momento, as técnicas de inserção de palavras-chave, tags de título e descrição, otimização de URL e outros aspectos técnicos (que ninguém nos impede de mergulhar abaixo) ainda podemos fazer uma lista que pode, de forma bastante rápida, dar-nos benchmarks para ver se o que estamos lendo é um conteúdo de boa qualidade.

Começando a analisar o conteúdo, a primeira coisa que salta aos olhos é a abordagem geral, o que pode ser definido como o esquema, que capta a nossa atenção e intriga-nos a ler todo o conteúdo:

  1. O título terá que ser totalmente relevante para a consulta que o usuário tenha definido e que o levou, nesse contexto, a página do site, blog, e-commerce que é;
  2. Sempre em referência ao título, não deve ser superior a 10-12 palavras;
  3. O primeiro parágrafo do artigo, não muito longo, deve antecipar com precisão e engajar os tópicos abordados no texto do conteúdo.

No que se refere à análise do corpo do próprio conteúdo, os parâmetros que se referem são os seguintes:

  1. O conteúdo do texto deve ser definido de acordo com as regras da web;
  2. As afirmações feitas no conteúdo devem ser consistentes ao longo do texto,expressado de forma clara e sem contradições. Não deve haver repetições ou frases muito longas e redundantes;
  3. O objetivo do texto deve ser o de ajudar o leitor a entender os conceitosPara fazer isso, é útil definir a explicação em resposta a algumas perguntas que podem ser apresentadas por um leitor inexperiente (por exemplo: Se eu escrever uma definição que eu ainda não tenha dado uma explicação, vou responder à pergunta “O que significa isso?) ”.
  4. O longo documento será dividido em seções e subseções,cada um com seu próprio título descritivo e não genérico;
  5. O texto fala de fatos,ele vai ser concreto e citar as  Os pontos de vista do autor, se houver, serão identificados especificamente como tal;
  6. A tese que descreve o texto será discutida deforma analítica e de forma consistente, em qualquer caso, também há espaço para falar sobre emoções e pessoas.
  7. O conteúdo vai terminar com uma chamada à ação;um pedido de participação direta dos leitores, uma vontade de tomar uma ação específica. Comentar o download de um e-book, responder a uma pergunta, cadastre-se para um evento ou assinar uma newsletter.

É claro que esta lista poderia ser muito maior, certamente a oportunidade de explorar o tema.

Nesse meio tempo, o que você acha? Existem outras indicações de que gostaria de acrescentar, com base em sua experiência, para garantir a relevância, consistência e boa qualidade de conteúdo?

Deixe um comentário e compartilhe sua opinião!

imagem: clement127

5 Comments

Deixe um comentário