Sou fã de documentários. Gosto principalmente daqueles sobre fatos históricos, grandes feitos da humanidade e até mesmo as produções sobre tragédias e mazelas da sociedade atual. Se não me falhe a memória, os documentários sobre a vida dos animais selvagens (tipo Globo Repórter, Animal Planet e derivados) são os únicos que não me despertam interesse. Já os demais filmes desta categoria, possuem um lugar no meu coração. =p
Acredito muito que este formato de produção audiovisual amplia a nossa mente e favorece a criatividade. Por isso, quero lhe recomendar três documentários que assisti neste ano e provocaram uma tempestade de ideias, questionamentos e reflexões muito interessantes na minha cabeça.
Então, sem mais delongas e spoilers, apresento a você estas excelentes produções.
#1 – Deep Web (EUA, 2015)

Este filme perturbador conta a história do jovem empresário William Ross Ulbricht, que através do pseudônimo “Dread Pirate Roberts” fomentou na Deep Web um gigantesco mercado de venda de drogas. No documentário, sua família fala sobre o empreendedorismo de William, sua liderança e outras coisas mais que vou deixar você saber através do filme.

Assista ao trailer.
#2 – O Sal da Terra (Brasil e França, 2015)

A brilhante produção que concorreu ao Oscar 2015 e apresenta a jornada do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. O filme provoca uma imersão em cada fase da carreira deste artista, até chegar ao projeto “Gênesis”, sua mais recente obra prima.
Dá uma olhada no trailer.
#3 – O Estopim (Brasil, 2014)

Esse documentário me causou muita indignação, revolta e me deixou com uma enorme sensação de impotência. Uma sensação bem ruim, confesso!
O Estopim é uma daquelas produções brazucas que nos dão orgulho, com tamanha produção. Em tom de denúncia, o filme aborda o famoso caso do desaparecimento do pedreiro Amarildo, na Rocinha, no Rio de Janeiro. Graças a coragem dos familiares e amigos, que mesmo sobre ameaças ~polícia militar~ decidiram abrir o jogo diante às câmeras e desabafar sobre a truculência e descaso do Estado sobre os moradores da comunidade.

Veja só o trailer.
https://www.youtube.com/watch?v=Si1basqb7Ig
Você já havia assistido estes filmes? O que achou?
Gostaria de compartilhar com a gente algum outro documentário que te deixou com “pulgas atrás da orelha”?
Vamos conversar sobre eles aqui nos comentários. 😉

