Por Anna Flávia Nascimento
Não basta mais oferecer um produto de qualidade e conquistar a tão sonhada fidelidade dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e informados. É preciso ir além, é preciso emocionar, é preciso alcançar o status de Lovemark.
Uma Lovemark, como o próprio nome indica, é uma marca amada. Ela ultrapassa os limites da fidelidade e é mais do que de confiança. Esse conceito foi criado por Kevin Roberts em seu livro Lovemarks – O Futuro Além das Marcas (muito interessante por sinal, super indico a leitura :-D).
O envolvimento emocional dos consumidores com a marca é uma motivação fundamental em suas decisões de compra. E a emoção é uma ótima opção para estabelecer contato com os consumidores, afinal é um recurso ilimitado, que está sempre a espera para ser aproveitado com novas ideias, inspirações e experiências.
Para alcançar o status de Lovemark, é preciso posicionar as marcas na mente e no coração dos consumidores. Mas, ninguém envolve aleatoriamente e isso não seria diferente com as marcas. O poder de uma marca está na mente dos consumidores e no que eles experimentaram com essa marca. Por isso, as Lovemarks não são propriedade das empresas, mas sim das pessoas que as amam.
Um exemplo clássico do marketing foi quando a Coca-Cola alterou a sua fórmula em 1985 e criou a New Coke. Os consumidores ficaram enfurecidos com a posição da empresa e exigiram que a fórmula antiga voltasse. A atitude dos consumidores da Coca-Cola é uma das maiores provas de amor pela marca. Quando um consumidor ama você o suficiente para tomar uma atitude, qualquer uma, é preciso prestar atenção. Uma empresa que perde a confiança de seus consumidores fiéis, logo perderá o seu mercado mais importante.
Lovemark é marca de amor literalmente e o amor só é alcançado a partir da existência inicial do respeito. Somente depois de serem respeitadas pelo consumidor, as marcas estarão prontas para serem amadas.

Muito bom texto, muito bem explanado! Meus parabéns Anna (:
Obrigada Deivid, fico muito feliz com o seu comentário (: