Mídias Sociais: seus colaboradores são engajados?

Mídias Sociais: seus colaboradores são engajados?

Se você tem a possibilidade de envolver os seus colaboradores e fazer com que eles contribuam com o alcance e engajamento da sua proposta de conteúdo nas mídias sociais, por que não o fazer? Confira um pouco da minha opinião no vídeo abaixo. 😉

Existem profissionais que até podem discordar da minha opinião, quando digo que engajar os colaboradores da empresa no conteúdo que é produzido pela própria marca é certo.

No entanto, dizer que é errado, a não ser que tenhamos uma “obrigatoriedade” sendo executada por trás desse engajamento, não vejo problema algum. Leia essa “obrigatoriedade” como ameaça de patrão/chefe/líder/insira um título, sem noção.

Entendo perfeitamente que o primeiro questionamento do seu cliente, possar ser: “mas quem tem que se engajar com a minha marca é o meu público alvo.” Certíssimo, mas vale lembrar que o seu público alvo está na internet e quando ele acessa as redes sociais, é raro que ele vá atrás da sua marca.

A não ser em caso de necessidade ou urgência de se contratar alguma serviço imediato, com é o caso dos deliverys. Mas, ainda sim, para essa pessoa saber que a sua marca existe e que trabalha com serviço delivery, ela precisa ser impactada de alguma maneira, seja por conteúdo ou seja por mídia paga.

O engajamento dos colaboradores é saudável

E é aí que chegamos no assunto do conteúdo de hoje: os primeiros ativadores da proposta do seu conteúdo.

Para que o meu raciocínio seja mais coerente, vamos levar em consideração o fato de estarmos falando de conteúdo orgânico, de uma atuação sem, ou com pouco investimento em mídia programática. O pequeno empresário que quer usufruir das mídias sociais para promover a sua marca, serviço ou produto.

Importante: Não é que a sua empresa precise, necessariamente, apostar apenas em uma linha editorial que trabalhe conteúdo orgânico, no entanto, dentro de uma estratégia de conteúdo onde a verba é curta, é sempre interessante considerar todas as possibilidades disponíveis para que a sua mensagem chegue até o seu público. Para que as pessoas descubram a sua marca, conheçam os seus produtos ou serviços e se engajem com ela.

Por que não engajar os seus funcionários na sua proposta de conteúdo?

Por que não envolvê-los e fazer com que eles, inclusive, participem dessa “curadoria” estratégica, sugerindo temas e pautas para se trabalhar o conteúdo. Ninguém melhor do que as pessoas que fazem as engrenagens da sua empresa funcionar para sugerir conteúdo.

Ninguém melhor que os seus colaboradores para validar, não só a qualidade dos seus produtos ou serviços, como também a proposta de valor agregada que a empresa pretende transmitir no ambiente online, nas mídias sociais.

Ninguém melhor do que os seus colaboradores para compartilharem e se engajarem com o seu conteúdo no início da estratégia. Parece forçado, mas não é. Pelo menos na minha opinião.

Caso alguém venha a te questiona, dizendo que engajar os colaboradores na estratégia de conteúdo é errado ou irrelevante, e que o que importa é o público alvo e a venda, diga que ninguém melhor do que colaboradores satisfeitos com a missão da empresa para alavancar o negócio e, consequentemente, a mensagem proposta no conteúdo que a marca leva para as mídias sociais.

Tudo isso refletirá diretamente na tomada de decisão do usuário e, principalmente, na venda

Uma empresa com colaboradores engajados, em todos os sentidos, sempre sairá na frente quando o assunto foi transmitir o posicionamento e o valor de marca para para o seu público alvo. Por que você acha que existem essas pesquisas de “melhor em empresa para se trabalhar”? Por que os colaboradores são engajados com a proposta de valor e filosofia da empresa.

Ponto importante. Aliás, muito importante: não estou dizendo que você deva pressionar seu colaboradores para que isso aconteça e, muito menos, dizer que isso precisa ser feito para que estratégia de conteúdo funcione organicamente.

É preciso, antes de mais nada, planejar bem os objetivos do seu conteúdo, e se esses objetivos podem sim, ser “impulsionados” por pessoas da equipe. Tudo é uma questão de contexto.

Existem inúmeros segmentos, e cada negócio carrega não só um posicionamento de marca a ser seguido, como existem gestores que discordam desse tipo de estratégia. Contexto nesse caso é a palavra-chave da estratégia.

Engajamento vai além de compartilhamentos


Para finalizar, deixo uma dica importante: engajar os seus colaboradores com a proposta de conteúdo da sua marca no ambiente digital, vai um pouco além de pedir para que eles compartilhem o seu post no Facebook.

O primeiro passo é envolvê-los internamente nas estratégias e em toda a narrativa que você, ou a sua agência, vai aplicar na comunicação que será feita nas mídias sociais. O segundo, monitorar, claro.

Além de valorizar ainda mais o trabalho e a participação dos seus colaboradores junto à empresa, dando voz ativa a eles sobre algumas tomadas de decisões mais estratégias relacionadas ao conteúdo, será uma excelente oportunidade para que você compreenda como a sua equipe enxerga a sua marca e buscar sempre por melhorias.

Engajamento sempre deve ser visto como uma maneira de relacionar-se com outra pessoa, tanto nas mídias sociais quanto na vida real. Por isso, invista sempre nisso: no bom relacionamento, que o engajamento tende a ser positivo.

Deixe um comentário