A evolução do Relações Públicas na era digital

As inovações contínuas em nível digital certamente tornam necessário atualizar continuamente o processo em praticamente todos os setores e no mundo dos Relações públicas não é diferente.

A fim de aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela constante evolução digital, é preciso saber como estas afetam as relações públicas e como pode acrescentar valor em termos de comunicação e marketing.

A este respeito, resgato um estudo recente da Strategy Group Stern, uma conhecida agência de relações públicas americana.

Conhecer, compreender e explorar o novo

Nada de novo no horizonte, mas ainda um conceito muito importante em um ambiente tão dinâmico que deve estar “no caminho certo”, manter-se atualizado sobre as últimas tendências digitais (ex. SEO, experiência do usuário, etc.) A fim de proporcionar a seus clientes estratégias inovadoras e de valor.

communication and promotion strategy with social media

Um conhecimento profundo dos seus clientes, começando com uma simples, mas eficaz Análise SWOT, permite perceber as escolhas táticas para RP digital que melhor se adaptam umas às outras.

Desta forma, você pode criar um conteúdo que vai gerar resultados tangíveis em termos de sensibilização e interesse por parte do seu público-alvo.

Medir os resultados com as ferramentas certas

Ser capaz de aumentar a consciência  é um dos principais objetivos de uma campanha de relações públicas, mas é igualmente importante saber como medir a sua eficácia: para ajudá-lo, há várias ferramentas para avaliar e monitorar o progresso da campanha em termos de notoriedade, como o Google Analytics e Hootsuite, além das ferramentas específicas de cada mídia social.

Para medir efetivamente, temos de compreender quais são os objetivos finais primários. Construir o valor da marca e aumentar a confiança será sempre um componente do PR.

Working on laptop computer PC with modern technology

Ter uma visão abrangente do RP digital

O crescimento contínuo e o aumento de instrumentos técnicos e digitais não devem ser vistos em paralelo com relação à atividade de PR, com peritos externos e equipe de consultores que atuam como o coletor entre as partes.

Pelo contrário, deve adicionar valor e ser capaz de integrar os “dois mundos” em um esforço conjunto no âmbito da agência de relações públicas digitais.

Em conclusão

Em suma, com base em todas estas considerações, há um “darwiniano” muito simples: a capacidade de adaptação e integração são fundamentais para o sucesso e, sobretudo, quando se trata do digital, nós apenas temos que arregaçar as mangas.

One comment

Deixe um comentário