Google anunciou mudança no algoritmo de busca móvel; ordem em que os sites são classificados quando pesquisados a partir de smartphones ou tablets será alterada.
Os dispositivos móveis estão sendo cada vez mais usados, estima-se que 60% do tráfego na internet seja através desses dispositivos. Pensando nisso, a Google anunciou uma grande mudança no algoritmo de busca móvel, isso significa que a ordem em que os sites são classificados quando pesquisados a partir de smartphones ou tablets será alterada.
Com a mudança do algoritmo de busca móvel, sites que não são adaptados para versões móveis serão rebaixados nos resultados de pesquisa e podem, até mesmo, desaparecer do ranking. Afinal de contas, não adianta acessar um determinado site com conteúdo relevante caso não dê para desfrutar desse conteúdo.
As buscas do Google sempre foram a partir da relevância de um site e o conteúdo era o principal fator a ser considerado. Mas, esse conceito está mudando e o conteúdo passa a ter tanta importância quanto a experiência do usuário. Dessa forma, convém que os sites sejam responsivos, ou seja, consigam preservar a experiência de navegação do usuário seja através de um computador, tablet ou smartphone.
A mudança proposta pela Google é para melhorar a experiência dos usuários ao clicar em um link móvel. Dentre os fatores que serão considerados estão o tamanho dos textos, a facilidade de aceso a links e cliques, e o redimensionamento do site para se adaptar a telas menores. Adaptar-se aos novos hábitos de acesso à Internet e melhorar a experiência dos visitantes via dispositivos móveis se tornaram fundamentais para ganhar relevância no Google.

Realmente, ainda existe muitos sites não responsivos. E medonho quando tentamos acessar um site por um dispositivo móvel e não conseguimos aquela simplicidade de acesso como temos normalmente. Mas pelas pesquisas que tive em campo, empresas de desenvolvimento web, estão oferecendo como padrão sites responsivos!
É tenso, Matheus. Eu acho que o Google tava demorando pra começar a privilegiar e dar mais relevância para sites responsivos. Mesmo entendendo que a medida não poderia mesmo ser muito radical, porque se não, como você mesmo citou, muitos sites ainda não são responsivos. Acho que se ele resolvesse ser radical, muita gente ia praticamente sumir do “mapa”.
Ha, nós, é claro, estamos dentro do padrão de qualidade! =P
Valeu pelo comentário, meu caro!