Estratégia de marketing de conteúdo: Como definir de maneira eficaz

Os investimentos em marketing de conteúdo estão sempre aumentando. Para conseguir um bom marketing com resultados você precisa criar conteúdo atraente, emocional, denso e significativa. 
Mas como planejar e entregar conteúdo valioso?

Cada ação de marketing de conteúdo deve ser desenvolvida a médio ou longo prazo e inserida numa estratégia precisa.  Desenvolver uma estratégia permite medir os resultados e verificar o retorno real do investimento. 

Pergunte a si mesmo algumas perguntas-chave e responda de forma concreta e oportuna:

  • Quais os benefícios gerados para o seu negócio através de marketing de conteúdo?
  • A quem quer chegar?
  • Como capturar seu alvo?

Passo 1: Defina os objetivos

Se você quer obter o valor do que você está criando, você deve ter objetivos claros a serem alcançados. Qual é o seu ponto? O que você quer conseguir com suas atividades de marketing de conteúdo?

Em particular, a definição dos objetivos no âmbito de uma estratégia para o conteúdo é:

  • Aumentar o conhecimento da marca;
  • Atrair novos clientes;
  • Gerar tráfego para o website;
  • Aumentar a taxa de conversão.

Passo 2: Conheça o seu alvo

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Você realmente conhece as pessoas que estão destinadas o seu conteúdo? 

Um passo fundamental para ter um marketing de conteúdo realmente eficaz, é conhecer o público-alvo que você está alvejando: ouvi-lo, se identificar com ele, saber perfeitamente quais são os seus hábitos e desejos.

Compreender os códigos culturais do seu público, os interesses e os desejos das pessoas permitirá que você crie um conteúdo que pode realmente estimular e envolver.

Passo 3: Estabelecer prioridades e planejar o seu conteúdo

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Mais não é sempre melhor. Não tente resolver muitas questões ao mesmo tempo. Centre-se na criação de conteúdo em aspectos fundamentais. Uma boa maneira de criar conteúdo valioso é alimentar seus canais de marketing com uma abordagem pilar e tipo de conteúdo. 

O conteúdo deve ser denso e rico em ideias, definir um tópico específico e interessante de forma completa, profunda e abrangente.

É “como” estilo de conteúdo que visa dar valor e conhecimento de uma forma abrangente e sólida, como um pilar. E se faz isso com imagens, texto, vídeo, infográficos, podcasts, pós, etc.

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Passo 4: envolver o seu público

Depois de definir os objetivos de negócios, determinado o seu alvo e estabeleceu o perfil das pessoas que você está segmentando, vai ser mais fácil de entender o que eles precisam e como suas atividades de marketing de conteúdo irá envolver e construir lealdade.

Você tem que direcioná-lo para uma comunicação envolvente, participativa, emocional; uma comunicação que fala ao coração de pessoas.

Passo 5: Atribuir funções e responsabilidades

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Criar um fluxo de trabalho simplificado de conteúdo é um dos maiores desafios. Para qualquer conteúdo que você planejar, identifique as pessoas responsáveis por: 

  • A criação de conteúdos
  • Aprovação de conteúdo
  • Planejamento de Conteúdo
  • Publicação de Conteúdo
  • Gerenciamento de Conteúdo
  • A mídia social
  • SEO
  • Análise de desempenho

Marketing de conteúdo, assim como mídias sociais, são importantes atividades de marketing. Elas não podem ser rebaixadas a “quando você tiver um tempo” porque nunca temos um tempo extra.

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