Métricas são sistemas de mensuração que quantificam uma tendência, comportamento ou variável de negócio, permitindo medir e avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing. O recurso a estas ferramentas de medição deverá sustentar as decisões estratégicas nos seus vários momentos – formulação, execução e retificação – e a sua correta análise permitirá retirar conclusões em várias áreas relevantes.
As métricas podem medir desde o envolvimento gerado por uma campanha ao desempenho conseguido, novas oportunidades de negócio, geração de retorno, entre outras.
Use essas 7 métricas principais para medir e aprender o que funciona, qual tipo de conteúdo obtém os melhores resultados, os links mais valiosos, os novos cadastros de usuários – e começar a medir o seu impacto.
Aqui estão as métricas.
1. Número de domínios referência com “DoFollow”
Quanto mais domínios referenciando o seu site, maior o tráfego para ele. Se, além disso, as referências são “Do Follow”, isso ainda vai contar no Google para melhorar o seu SEO nos rankings de busca.
Existem muitas ferramentas para ajudar a controlar isso, como ahrefs.com, e moz.com.
2. Número de links internos
Quando mais páginas com links, maiores as chances para os potenciais clientes encontrarem e visitarem mais páginas durante a visita.
Além disso, isso também vai aumentar o tempo de permanência e diminuir taxa de rejeição, 2 ótimos indicadores para melhorar o seu SEO.

3. Ranking de resultados de busca
Verifique o seu ranking nos buscadores para suas páginas publicadas e blog. Faça isso semanalmente e veja como você está progredindo.
Você pode usar o Rank Tracker do Moz para isso.
4. Ranking de palavras-chave
Verifique o seu ranking nos buscadores para suas palavras-chave principais. Faça isso semanalmente e veja como você está melhorando aos poucos.
5. Número de leads gerados
Seu conteúdo se destina a capturar e-mails para que você possa nutrir e criar confiança em potenciais clientes com conteúdo no futuro.
Meça o quão bem você está tendo sucesso em capturar novos assinantes de e-mails em seu site.

6. Número de assinaturas diretas
Ao passo que você constrói confiança, os seus potenciais clientes começam a ter um interesse em testar o seu produto.
Isso significa que as pessoas começam a clicar através do seu blog para a página de destino real do produto. Essas são as pessoas demonstrando o seu interesse pelo seu produto.
Meça o quão bem você está tendo sucesso em levar as pessoas a clicarem nas suas páginas, através do seu conteúdo.
7. Número de ações sociais
O compartilhamento social estende o seu alcance e ajuda as pessoas a encontrarem o seu conteúdo.
De acordo com Neil Patel, o social é o novo SEO, porque as próprias redes sociais funcionam como motores de busca poderosos.
Analisar cada postagem do seu blog
É importante acompanhar os resultados para cada post. Isso vai ajudar você a entender que tipo de conteúdo ressoa com o seu público e obtém o melhor resultado.
Você pode começar simplesmente criando uma planilha com as seguintes colunas, e atualizá-lo a cada semana:
- Hora de publicação e autor.
- Título.
- Número de domínios referência – com DoFollow.
- Inbound
- Número de inbound
- Ranking da página.
- Ranking de palavras-chave.
- Número de leads
- Número de signups.
- Quantidade de ações sociais.
A lista de métricas é extensa, estas são algumas das que consideramos mais importantes, mas existem muitas métricas igualmente úteis para conhecer.
Este artigo foi traduzido de, “7 Must Track Metrics for your Inbound Marketing”.

7 métricas de desempenho para Inbound Marketing – https://t.co/9K9RrsDeKg #contentmarketing #marketingdigital