Graças aos celulares, os micro momentos podem acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar. Nesses momentos, os consumidores esperam que as marcas atendam suas necessidades com relevância em tempo real.
A vida cotidiana está cheia de micro momentos, situações em que consultar rapidamente o seu smartphone para saber, ir, comprar ou fazer.
Essas práticas são tão difundidas que a última pesquisa realizada pelo Google Ipsos nos EUA atesta:
- 82% checam seu dispositivo em uma lojadurante o processo de compra;
- 91% se voltam para o smarthphone para encontrar ideias em um processo de trabalho.
Outro fato interessante diz respeito aos processos dos usuários, cada vez mais influenciados pela web e cada vez mais voltadas através dela para a tomada de decisão. Estas oportunidades de contato são tão frequentes quanto possível: a tendência de 2014-2015 está claramente orientada para o aumento dos acessos móveis (+ 20%) em comparação com uma diminuição no tempo para visitar (-18%).
A atualidade da informação / proposta é, portanto, da maior importância para a marca que oferece a experiência.
Ganhar a atenção dos consumidores não é fácil, porque nem todas as ocasiões são uma oportunidade para as empresas: o usuário deve ter uma intenção específica, seja no contexto certo e têm uma necessidade imediata.
Daí três melhores práticas para ter sucesso graças aos micro momentos: um presente e um futuro que já está (literalmente) em nossas mãos.
# 1 Estar lá
Ao pesquisar online, os consumidores são infiéis: 90% dos usuários de celular não associam suas próprias necessidades a uma marca específica. O lado benéfico é que aumenta significativamente o conhecimento sobre a marca e a percepção da marca. As pessoas são levadas a reconhecer não só, mas também preferem uma marca a partir da aparência discreta, mas precisa e exata.
Leia também: Por que o marketing de micro-momentos é o futuro de acordo com o Google
Estar lá significa analisar as tendências da pesquisa em nosso campo e verificar, o telefone na mão, para estar presente entre os resultados dos temas mais procurados pelo celular.
Seja uma antecipação dos micro momentos, de ser a primeira a fornecer informações relevantes distribuídas por todo o processo de compra dos clientes (funil).

# 2 Seja Útil
Mostrar em si não é suficiente. Para ser eficaz (e converter), você precisa criar uma conexão, tornar-se o elo entre o usuário e as informações solicitadas, fornecendo respostas eficazes às perguntas, necessidades e curiosidade.
No mercado móvel, este é um fator de sucesso crítico, mas fácil de alcançar graças a informações fornecidas pelo contexto.
73% dos consumidores disseram que receber informação regular é um dos fatores mais importantes na escolha de uma marca. Por outro lado, entrando em um espaço digital que não atende às suas expectativas, 66% levam suas ações como negativas, e saem imediatamente do site / app, não voltam ou não concluem a compra.
Todos os elementos da comunicação devem responder a uma necessidade específica e não têm de apresentar a dissonância entre eles.
As quatro categorias de necessidades – saber, ir, comprar ou fazer – importância diferente para cada setor.
A fabricante de automóveis vai se concentrar em contar histórias (saber), para alimentar o valor prático e emocional de um produto pelo longo ciclo de recompra. Um restaurante provavelmente está focado em ser encontrado (ir), porque seu alvo usa a geolocalização. Um eCommerce vai colocar ênfase no presente dos clientes com base em suas necessidades do momento (para comprar) ou para ilustrar as possibilidades de uso desses produtos (fazer).
# 3 Seja rápido
Desejo. Decisão. Gratificação.
60% dos entrevistados Google/Ipsos 2015 tomaram decisões de compra mais rápidas através de pesquisa online.
Usuários móveis muitas vezes procuram informações que envolvem o meio ambiente, e eles querem isso rápido! Caso contrário, mudam o site.
As principais fontes de decisão drásticas? Carregamento de conteúdo lento e excessivo número de passos para chegar à informação desejada ou terminar o processo de compra. Em ambos os casos, cerca de 70% da internet alega que procuram outro lugar quando se deparam com este tipo de inconveniente.
Qual é a ação principal que os usuários realizam quando entram em uma determinada página? Qual é a necessidade que corresponde ao seu app? Você elimina etapas desnecessárias no processo de compra? Você testou a velocidade de carregamento do seu site?
Velocidade é a chave. Eles são chamados de micro-momentos por uma razão.

Micro-momentos: como enfrentar o desafio do mercado móvel https://t.co/LtD73M3NIk | https://t.co/Vb7zvEC3vK
Micro-momentos: como enfrentar o desafio do mercado móvel – https://t.co/gKvYTKTmeh #midiassociais #marketingdigital
Micro-momentos: como enfrentar o desafio do mercado móvel – https://t.co/gKvYTKBKPH #contentmarketing #marketingdigital