Quer saber algumas maneiras de tirar proveito do brainstorming e melhorar o seu processo criativo? Quer saber mesmo (talvez) o que é brainstorming e por que você deve aprender esta técnica?
Neste artigo vou tentar explicar, com base na minha experiência pessoal, como técnicas de brainstorming podem ser um impulso incrível para melhorar sua criatividade e fazer o seu processo criativo muito mais rápido e eficaz.
Vou falar primeiro do que é o brainstorming, e quais são as principais técnicas de brainstorming e por que algo deve dar a mínima.
Em seguida, está pronto? Vamos começar.
Vou primeiro responder a uma pergunta que você deve estar se perguntando desde o início do artigo: “O que é o brainstorming”.
A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante e ajudem a resolver problemas.
Ser criativo na demanda
Nós, profissionais de marketing somos caracterizados por ter que lidar com clientes, contratos e prazos a serem cumpridos. Em suma, precisamos ser criativos na demanda, feito à medida, e devemos fazê-lo dentro do prazo acordado, a ser considerado profissional.
O prazo para a entrega de um projeto é um dos pesadelos. Nunca há tempo suficiente para fazer tudo o que você gostaria de fazer no tempo prescrito pelo contrato.
Há, no entanto, as técnicas que melhoram nosso fluxo de trabalho e nos torna mais produtivos e, portanto, mais criativo, mesmo quando as ideias parecemnão sair. E então, com mais criatividade disponível para você, portanto, mais capacidade de cumprir prazos. E talvez ter algum tempo livre!
Brainstorming pode ajudar a melhorar seu fluxo de trabalho e tornar mais eficaz o seu processo criativo quando você mais precisa, isto é, com um prazo iminente.
5 técnicas de brainstorming para melhorar o processo criativo
Eu decidi selecionar cinco técnicas de brainstorming que podem ser mais úteis para um profissional de marketing ou qualquer outra área. Com base em opiniões recolhidas na rede, alguns dos livros que li, e especialmente sobre minhas experiências pessoais. Mas vamos ver uma a uma as melhores técnicas para debater de forma eficaz!
1 – Faça o mapa mental

O mapa da mente, ou mapa mental, é uma das técnicas de brainstorming mais conhecidas e utilizadas. Eu mesmo tenho usado por anos e anos, como estudante, para guardar as coisas melhor. Mapas mentais podem de fato ser usados para uma variedade de razões, mas aqui eu falo da sua utilização com vista a encontrar novas ideias para um projeto.
É definitivamente uma dessas técnicas que podem caber tanto ao trabalhar em grupo quanto para projetos que se trabalha sozinho. E, em ambos os casos, ajuda encontrar uma enxurrada de ideias.
2. Crie listas de palavras associadas
Este método para a discussão é semelhante ao do mapa mental e pode ser igualmente eficaz, se bem utilizado. Com efeito, também pode ser potencialmente muito mais rápido do que o mapa mental.
- Pegue uma folha de papel em branco e dividi-a em três colunas.Na primeira coluna escreva mais palavras e possíveis conceitos relacionados ao problema inicial que você tem que resolver.
- Na segunda coluna, selecione uma das ideias que você brincou mais a partir da lista de palavras na primeira coluna e escreva outra série de palavrasrelacionadas ao que você selecionou.
- Na terceira e última coluna, escreva uma lista de palavras quesão o oposto total do que você escreveu na primeira coluna. Obviamente não vai escrever o oposto exato de cada palavra, deixando o “fluxo” de pensar.
- Circule e vincule as palavras que você mais envolveu das três colunas.Você vai ficar com algumas boas ideias graças a essas palavras-chave relacionadas.
3. Faça as associações de imagens
Fazer associações de imagens é uma espécie de meio termo entre fazer esboços e construir mapa mental.
- Imprimir fotos e ilustrações que parecem relacionadas ao projeto em que está trabalhando.Eu sei que não é muito amigo do ambiente, mas talvez você também pode criar um moodboard com Photoshop ou com ferramentas online grátis.
- Reúna as várias imagens de acordo com áreas sujeitas a torná-las “comunicáveis” com a outra e, em seguida, tente escrever palavras que descrevem estes agrupamentos.
- Selecione as palavras associadas com imagens que parecem mais promissoras e faça o SCAMPER, uma lista de ações para testar a força e resistência de uma ideia.
Este método é muito lento e pesado e, pessoalmente, eu usei apenas algumas vezes. A sua eficácia não está em dúvida: as ideias estão em abundância. Mas, quando comparado com outros métodos, talvez, é um inconveniente a partir do ponto de vista da gestão do tempo.
Vejamos agora dois outros métodos que empregam potencialmente muito tempo, o que deve ser realizado de preferência no grupo e que, no entanto, têm um potencial criativo surpreendente.
4. Use role-playing games
Não, eu não estou falando ou jogando World of Warcraft ou de fazer coisas “indecente”, calma! Esta técnica de brainstorming consiste simplesmente na identificação com o potencial cliente ou usuário do produto no qual você está trabalhando.
Você deve tentar entender como o projeto que você está trabalhando irá interagir com o mundo e com as pessoas reais. Como ele pode ser usado? Como você vai ser visto? E as ideias vão chover, você vai ver.
5. Use a técnica “Sim, e então …”
Este é um gênio técnico encontrado no livro “Oficina Criativa” de David Sherwin. É para ser levada a cabo absolutamente por um grupo de pessoas, porque implica a interação.
Ele começa com um problema para resolver. Um dos membros do grupo propõe para os outros a primeira solução para este problema. Esta solução é distribuída entre os membros do grupo e todo mundo tem que acrescentar algo a essa ideia, começando com “Sim, e então …”.
Quando é novamente a vez de quem propôs a primeira solução, você pode tentar argumentar exatamente o oposto do conceito e ver o que vem de fora, por exemplo.
Esta técnica funciona bem um grupo por uma razão simples: todos podem ter uma palavra a dizer sem criticar a dos outros, mas apenas adicionando informações.
Conclusões
Ok, no final deste artigo eu estou convencido de que, pelo menos, um pouco que você está considerando a ideia de fazer esboço, mapa mental e discussão no escritório para discutir e estimular a criatividade, vamos lá!
Se você gostou deste artigo, que tal compartilhar com os amigos via os botões abaixo? Ou até mesmo fazer um link hehe Ctrl + C Ctrl + V. Em suma, compartilhar as melhores técnicas do brainstorming!

[Como] usar o brainstorming no processo criativo https://t.co/YZLHsSJGYq
Novo artigo => [Como] usar o #brainstorming no processo criativo https://t.co/AENfuVD9Yp
Novo artigo => [Como] usar o #brainstorming no processo criativo https://t.co/oAhHvxqsJ9
[Como] usar o brainstorming no processo criativo https://t.co/RsjKqt6qrp #socialmedia #marketingdigital
#MarketingDigital – brunounix [Como] usar o brainstorming no processo criativo https://t.co/EQQobsbmzM #socialmedia #marketingdigital – …
RT @brunounix: [Como] usar o brainstorming no processo criativo https://t.co/RsjKqt6qrp #socialmedia #marketingdigital
#MarketingDigital – MarketingD5Line #MarketingDigital – brunounix [Como] usar o brainstorming no processo criativo https://t.co/EQQobsbmzM…
#MarketingDigital – QuevenRib RT brunounix: [Como] usar o brainstorming no processo criativo https://t.co/EQQobsbmzM #socialmedia #marketi…
[Como] usar o brainstorming no processo criativo – https://t.co/IWaLyCcQ8U #midiassociais #marketingdigital
[Como] usar o brainstorming no processo criativo – https://t.co/IWaLyCcQ8U #contentmarketing #marketingdigital