Os mecanismos de busca não compram produtos, as pessoas sim

O título deste artigo foi retirado de um post cerca de três anos atrás, escrito por Ben Potter (comerciante digital, conhecido em Inglês) e publicado na revista Econsultancy. O título deste artigo é “SEO: Search Experience Optimization”. Eu decidi nomear o meu artigo com a frase porque resume perfeitamente o que eu penso em relação ao SEO.

No Brasil estamos acostumados a pensar em SEO como o conjunto de técnicas e táticas destinadas a tornar nosso site (mais) visível nos mecanismos de busca. Durante anos estrategistas de SEO de todo o mundo têm tentado encontrar o melhor truque para “enganar” o Google e o fazer acreditar que suas páginas são as melhores. O truque funcionou até que o Google se tornou o que conhecemos hoje, um sistema que pode simular o raciocínio e o modo de agir de um ser humano.

Isso nos leva a entender por que SEO deve ser pensado como experiência de pesquisa, ou otimização da experiência de pesquisa. Hoje não podemos trabalhar focados (apenas) nas orientações do Google, mas deve ser centrada no usuário, ou seja, identificar e responder às necessidades reais das pessoas. Vamos ver como.

Otimizar a experiência de pesquisa para pessoas

O principal objetivo do Google (depois de fazer lucros) é o de “dar” a melhor experiência de busca para seus usuários. Para alcançar este objetivo, o sistema busca dar os melhores resultados possíveis para pesquisas desenvolvidas no seu próprio motor. Como?

  • Identificar a intenção de pesquisa do usuário;
  • Dando resultados que são relevantes e importantes em relação as palavras que você procura.

Compreender as intenções de encontrar uma pessoa que não é tão simples. Se eu procuro a palavra “futebol” no Google, ele me mostra a primeira página apenas os resultados que têm a ver com o esporte. Por quê? Porque ele sabe que 99% das pessoas que tentam essa chave, querem notícias sobre o time de futebol do coração.

O Google ao longo dos anos tem estudado o comportamento dos usuários e começou a entender o que queremos na grande maioria das consultas de pesquisa e nos dá exatamente o que esperamos de encontrar! Ou quase …

Dê resultados relevantes, e meios relevantes que garantam que as pessoas encontrem as fontes mais autorizadas a respeito do assunto procurado. Se eu estou procurando uma receita, na maioria dos casos o Google vai ver um site (ou blog) de receitas, porque é um site mais autoritário / confiável que me dá a mesma informação, mas que normalmente lida com qualquer coisa.

Tudo isso significa que as pessoas chegam nos sites certos no momento certo. Mas a ”experiência de pesquisa” não para por aqui, mas … se o usuário tiver encontrado o que ele esperava encontrar, depende muito de como é feita a página de destino ou a página que o Google considera melhor para responder as necessidades dos clientes. A partir daqui, vem em Copywriting SEO.

seo2-620x376

Do formulário aos textos

Copywriting SEO é a parte do SEO que estuda a forma como as pessoas interagem com as páginas web e que esta interação é o ideal. Partimos do pressuposto de que as pessoas leem on-line de forma muito diferente da forma como eles fazem em livros ou revistas em papel. Quando chegarmos em uma página web, inadvertidamente, fazemos uma espécie de digitalização da página tentando descobrir:

  1. se chegou no lugar certo;
  2. se existe uma parte da página que nos interessa mais do que outros.

Em alguns momentos, podemos descobrir se a página atende às nossas necessidades começando com o título. Depois vamos para a busca desesperada por um “ponto de articulação” ou um “ponto de partida” para a nossa leitura.

Estou lendo um romance … então a leitura não é necessariamente sequencial ou serial, mas pode proceder de acordo com um caminho lógico que eu decidir. Mas tudo isso só é possível se o texto é dividido em parágrafos e cada parágrafo tem um título se isso me ajuda a entender o que eu deveria ler e que em vez disso devo pular ou ignorar.

Como faço para estruturar uma página web para capturar a atenção dos usuários? Como faço para orientá-lo na leitura de minha página? Como faço para pregá-lo na minha página e certificar-se que continue a ler as outras páginas do meu site? Estas e outras são as perguntas que você pode encontrar o Top Copywriting Para Vendas.

 

4 Comments

Deixe um comentário