O estrategista de conteúdo profissional se espalhou no corpo de muitas empresas (especialmente médias e grandes) e agências web nos últimos anos, devido à importância de estratégias de marketing de conteúdo terem tomado dentro de um plano estratégico web.
Mas quem é o estrategista de conteúdo e quais são as suas responsabilidades?
O estrategista de conteúdo é a figura responsável pela formulação de políticas, a proposta, supervisão e controle das atividades que têm a ver com a criação do conteúdo. Não é a figura que, na verdade lida com a implementação operacional de conteúdo (embora possa haver casos em que esta tarefa também é fornecida, por exemplo, na redação de artigos), mas tem a tarefa de definir estratégias e tipos de design de conteúdo com base no cumprimento de determinados indicadores-chave de desempenho de marketing digital.
Normalmente, o estrategista de conteúdo tem responsabilidades e KPI a serem perseguidos, que podem ser o aumento do tráfego orgânico e referências para o seu site, a aquisição de links recebidos, o desenvolvimento de parcerias com a blogosfera, o aumento nas conversas da marca com os meios de comunicação social, etc. e para atingir esses objetivos, é preciso planejar estratégias que incluam a criação de conteúdo específico para o blog da empresa, social, etc.
Um estrategista de conteúdo deve desenvolver habilidades.
1. Análise
O estrategista de conteúdo é antes de tudo um grande analista. Sem a capacidade de analisar seu mercado, os seus ativos, concorrentes e suas estratégias de Marketing de Conteúdo torna-se praticamente impossível conceber conteúdo que ressoa na rede e permite a realização dos objetivos.
O Estrategista de conteúdo deve também ser capaz de identificar os dados e informações atualizadas que podem ser utilizadas na produção de conteúdo, em adição a conhecer as várias tecnologias e as possibilidades na realização de diferentes tipos de formatos de conteúdo.
2. Pesquisar e desenvolver a qualidade em vez de quantidade
Um estrategista de conteúdo deve ser imperativo para planejar o desenvolvimento de conteúdo de qualidade e aqueles que são percebidos pelo público. Não importa criar conteúdo que obtêm pouco sucesso ou são ignorados pelo público.
Melhor se concentrar em algumas ações de conteúdo que tenham sido bem pesquisadas, que tentam ir com a produção de conteúdo de baixa qualidade e produzidos em massa. O conteúdo é de qualidade se é simples, inesperado, concreto, credível e emocionante.
3. Desenvolver o conteúdo narrativo
O conteúdo deve ser capaz de contar uma história que guia o leitor através do processo de utilização de dados e das informações comunicadas. O uso da narrativa facilita o processo de aprendizagem e deixa o leitor com uma vívida lembrança da marca.
Se o estrategista de conteúdo atingir esse objetivo, ele também estará mais propensos a esperar um maior número de ações do conteúdo nas mídias sociais por parte do público.
4. Possibilidade de escolher uma equipe competente
Como eu disse, a parte operacional do Marketing de Conteúdo muitas vezes não é o estrategista de conteúdo. Mas sua tarefa é identificar os melhores fornecedores do mercado ou a empresa que irá lidar com a criação de gráficos, textos, dados da pesquisa, a distribuição de conteúdo para blogs em causa, etc.
Para atingir esse objetivo o estrategista de conteúdo também se torna um Gerente de Recursos Humanos, capaz de olhar para os melhores profissionais com base em suas necessidades.
5. Desenvolvimento de calendários (e planos) editorial
Improvisação nunca conduziu a bons resultados. O planejamento estratégico. As empresas mais bem-sucedidas ensinaram ao longo de décadas, independentemente de terem ou não a trabalhado na web. Assim também funciona o Marketing de Conteúdo.
Se você preparou um calendário editorial abrangente, por um período de tempo a médio e longo, de atividades a serem realizadas, tipos de artigos para escrever para o blog, tipos de conteúdo para mídias sociais, infográficos e responsabilidades, autores, etc. Também será mais simples compreender quais as ações que trabalham mais quais menos e agir para fazer as correções.
6. Conhecimento dos diversos instrumentos (e suas características), marketing web
Uma vez que o Marketing de Conteúdo cobre mídias sociais, blogs, SEO, e-mail, website, o estrategista de conteúdo deve conhecer muito bem cada um destes canais de marketing que terá – em parte – a responsabilidade.
Então precisa saber, por exemplo, quais são os conteúdos que cada público de mídia social tem preferência, como estruturar um boletim eficaz que obtém a maior taxa de abertura e clique nos links, como produzir conteúdo, a fim de adquirir links naturais, como a concepção de um plano editorial de artigos em um blog corporativo, etc.
7. Elaborar conteúdo evergreen
Este último ponto e é o verdadeiro desafio para o estrategista de conteúdo. O conteúdo evergreen que é o conteúdo que pode ser constantemente atualizado (ou pode ser atualizado dinamicamente). Bom material evergreen pode ser usado repetidas vezes pelo público em geral, a criação de um built-in garantia de visitas contínuas. A qualidade do conteúdo em termos de sua apresentação, clareza e utilidade irá percorrer um longo caminho no sentido de ditar a popularidade do site.
A ideia principal do estrategista é avaliar as necessidades da companhia e de seus clientes para traçar uma direção estratégica.
Como resultado, este conjunto de práticas aprimora o conteúdo produzido e os processos editoriais seguidos, além de facilitar a consecução dos objetivos marcados.

RT @angelopublio: “As 7 habilidades essenciais para um estrategista de conteúdo” by @brunounix http://t.co/JO6tEWH4tw #MarketingDeConteudo …
Ótimo conteúdo de muito valor e imensos insights para montar uma estratégia de conteúdo eficaz.
Obrigado por compartilhar estas estratégias.
Grato
As 7 habilidades essenciais para um estrategista de conteúdo https://t.co/2x75F2R2Cq #socialmedia #marketingdigital
As 7 habilidades essenciais para um estrategista de conteúdo
https://t.co/mj9l8PDZfW