Marketing de conteúdo com blogs: você tem que ser mais útil do que Wikipedia

Conteúdo colocado no centro de sua estratégia de marketing é possível e produz resultados.

E realmente funciona, porque num contexto caracterizado por intrusiva publicidade – a publicidade ataca o seu espaço e repete as mesmas coisas – um conteúdo que é proposto como uma resposta às suas perguntas, torna-se bem-vindo, e é considerado um recurso, e isso aumenta a naturais de sua eficácia. 

Comprar, oferecer, expira hoje => Não, obrigado.

Recurso que resolve e ajuda => Sim, mais, por favor.

Isto é o que é chamado de Marketing de Conteúdo e como você pode ver em um blog da empresa.

Eu estou fazendo isso agora: eu escrevo um artigo em que eu tento dar-lhe informações que se destinam a aumentar o interesse e confiança na minha oferta. Seu interesse e sua confiança aumentará na medida em que há uma mensagem na minha resposta. O que eu vou explicar tem precisamente a ver com as características que devem ter esta “resposta” para o trabalho. 

Simplesmente dissemos que sim, mas vamos ver quais características deve ter o conteúdo para tornar-se uma resposta.

Ultimamente fala-se muito do conteúdo útil, mas o que é exatamente conteúdo útil? 

Definição de conteúdo útil

Conteúdo útil permite que o leitor obtenha um benefício direto.

Conteúdo são capazes de:

1. Traduzir informações complicadas em dados simples e compreensíveis

É pegar todos os conceitos e informações que já estão disponíveis, mas pouco utilizáveis ​​pela exposição confusa, demasiada técnica ou demasiada estruturada e somar tudo e deixar a resposta no ar.

2. Fornecer instrumentos práticos de aplicação imediata

São conteúdos que permitem que você coloque em prática o que se lê.

Não é necessário lidar com questões complicadas, porque as necessidades dos clientes são muitas vezes sobre pequenos problemas. 

O sentimento que você tem a um benefício imediato vai ajudar a construir uma imagem positiva da empresa. O leitor vai avaliar a satisfação com o seu “investimento” porque o tempo necessário para ler pode valer o benefício obtido.

3. Salvar o leitor 

Existem situações em que a solução para o problema já está conhecida e estabelecida. Apesar destas metodologias serem usadas para fazer mais conveniente do que já é uma solução de trabalho para todos os efeitos. O fator econômico é importante, mas muitas vezes são as soluções mais populares que lhe permitem poupar tempo ou energia, recursos cada vez mais valiosos para o cliente. 

O lucro não é suficiente

As considerações feitas apenas são importantes, mas não o suficiente para aumentar substancialmente a percentagem de clientes que decidem “dar o primeiro passo.”

O que você precisa é a sua própria, os clientes estão dispostos a aproximar-se espontaneamente através do preenchimento de um formulário para um pedido de informação, assinando um boletim informativo ou marcar um compromisso.

Então se você quer ações concretas por parte do jogador e não apenas um fluxo de visitantes “adormecidos”, é necessário intervir com precisão e introduzir um elemento adicional: a relevância do conteúdo.

O marketing de conteúdo de função relevante

A importância dos conteúdos é o verdadeiro fator determinante para ganhar a atenção do cliente e, portanto, a sua confiança. É o que é realmente necessário para receber os clientes e não apenas leitores.

E não apenas para proporcionar uma solução, mas para identificar os problemas que têm um peso específico elevado para o cliente.

Sempre faça estas duas perguntas

Medir a relevância dos conteúdos sempre perguntando:

1 – Como é importante para o cliente a resolver este problema?

Para responder você tem que conhecê-lo, estudar seus hábitos, fazer perguntas, analisar seu comportamento com as ferramentas de análise do seu blog. Na prática, você tem que trabalhar duro para encontrar.

2 – Qual a medida em que a solução está diretamente relacionada com os produtos / serviços que você oferece?

Para responder você tem que ter uma ideia clara do que você decidiu falar sobre o que você tem a oferecer, porque esta conexão não tem que tentar lidar com todos os aspectos da sua oferta e sua indústria, mas apenas aquela funcional para se comunicar e enfatizar sua diferença. 

Prática

  • Pensar em um tema que você gostaria de falar
  • Estruturar a essência facilmente (não mais do que 5 linhas)
  • É certo expressar com precisão o conceito (faltando alguma coisa importante?)
  • Reler (ou melhor ler o texto para outra pessoa)
  • Pergunte a si mesmo duas perguntas
  • Responder a ambas as questões escolhendo um valor de 1 a 5 de aqueles que seguem

* Quanto maior a pontuação e mais o seu conteúdo será eficaz. 

Não é um teste científico, mas recebendo estas questões antes de publicar o conteúdo é a melhor maneira de descartar as ideias menos úteis.

Ao longo do tempo estas perguntas vão se tornar uma atitude natural na avaliação de um tema e você pode se concentrar apenas sobre os conteúdos com um elevado potencial de economia de tempo e recursos. 

Ser útil não é a única maneira

Usar uma abordagem que visa posicionar o seu conteúdo como um recurso útil para o cliente não é a única possibilidade. 
Você pode criar conteúdo, colocando o instrumento a serviço da narrativa do marketing: contar histórias.

Ou você pode se concentrar em fazer entretenimento divertido e divertir o leitor. Alternativas que exigem grande capacidade de comunicação para trabalhar e isso muitas vezes resulta em estratégias dispendiosas.

Investir em conteúdo relevante é, em alguns momentos uma solução que pode ser aplicada apenas com recursos corporativos porque pressupõe habilidades avançadas. 

Por que a Wikipedia não é um modelo a seguir

Me deparo frequentemente nos resultados da Wikipedia, isso vai acontecer com você. O modelo de conteúdo fornecido pela Wikipedia não representa a fórmula ideal para um blog corporativo.

O modelo da Wikipedia aponta para despejar toda a informação disponível sobre um determinado tema, tornando-os acessíveis através de um arranjo ordenado, mas não o que você precisa fazer.

2 tipos de conteúdo em comparação

Wikipedia: tudo de forma completa, precisa e ordenada.

Conteúdo relevante: apenas o que você precisa para o cliente resolver as questões mais prementes.

Isto torna claro que muitos conteúdos úteis não passam no teste da publicação e não representa um problema a ser resolvido para o cliente. Basicamente, eles oferecem a solução para um problema real. 

O que você pode fazer agora

Analisar o conteúdo que você já publicou e atribuir um valor correspondente ao conteúdo. Você tem uma maneira de avaliar o desempenho de cada post (conversões, comentários, visitas, interações etc.) ocorre por si mesmo se existe correspondência entre altos índices e bons resultados.

Funciona? Bem. Defina um filtro rígido para selecionar a próxima agenda. Respeitá-la. Obter conteúdo relevante. Converter os leitores em clientes sem esforço.

Os conteúdos são a melhor maneira de trazer os clientes para a sua oferta e o blog corporativo é o espaço perfeito para abrigá-los.

5 Comments

Deixe um comentário