As mentiras sobre marketing de conteúdo

É hora de analisar um tipo de mitologia mais recente, ou seja, ligada ao Marketing de Conteúdo.  Embora não seja uma estratégia introduzida recentemente sua adoção pelas empresas tornou-se enorme, especialmente nos últimos anos.

Como é sempre o caso com a adoção de novas estratégias, estas muitas vezes trazem consigo um conjunto de “crenças” muitas vezes alimentadas por aqueles que não estão familiarizados com as ferramentas, metas atingíveis e canais em que a agir.

Aqui está o que você costuma ouvir ou ler sobre Marketing de Conteúdo, mas, na realidade, é absolutamente verdadeiro.

1. O Marketing de Conteúdo não é para todos

Quantas vezes você já leu ou pensou que a produção de conteúdo não é para todas as empresas e que depende do orçamento que eles têm à sua disposição? Eu nunca concordei com essa afirmação por uma razão simples: O Marketing de Conteúdo não é apenas sobre a realização dos infográficos estratosféricos que exigem um tempo de desenvolvimento de seis meses e custam 4 zeros.

Essa é a ponta final do iceberg, esse tipo de conteúdo deve ser programado somente quando temos conseguido resultados operacionais satisfatórios com o conteúdo básico, aqueles que usamos no calendário de publicação das mídias sociais ou artigos que escrevemos para o blog da empresa. Somente quando esse tipo de conteúdo, começar a dar um retorno sobre o investimento, pensamos em projetar e implementar conteúdo mais complexo.

Alguém pode objetar dizendo que o conteúdo para mídias sociais e artigos para um blog corporativo tem um alto custo de desenvolvimento.

2. Nem todas as empresas são capazes de criar conteúdo

O outro mito que me aconteceu várias vezes ouvir está relacionado com a consideração de que as empresas que vendem produtos e serviços com pouco apelo, têm dificuldade na criação de conteúdo para contar histórias. Sabemos que os conteúdos que são bem-sucedidos são aqueles que excitam o público, porque podem transmitir emoções relacionadas com universo de referência de um produto.

Portanto, podemos perguntar, o que deve conceber uma empresa que fabrica radiadores por exemplo, que lida com destinação de resíduos sólidos, ou ainda um outro, que produz máquinas de terraplenagem.

Cada uma dessas empresas pode ter um universo temático de tópicos que variam para produzir conteúdo que pode alcançar suas audiências.  Sim, não há nenhuma empresa que não possa produzir conteúdo.

3. Marketing de conteúdo = Blog

Eu nunca entendi por que, algumas pessoas pensam que o marketing de conteúdo é representado apenas por artigos escritos em um blog. Na realidade, podemos falar sobre Marketing de Conteúdo quando criamos e produzimos conteúdo para cada canal de referência, o blog, em mídias sociais, newsletters, etc.

Se queremos abrir os horizontes, o Marketing de Conteúdo abraça o mundo off-line.

4. O Marketing de Conteúdo é o novo SEO e novo Link Building

Você tem que separar as duas coisas bem: o SEO é SEO. É impossível posicionar um site só com os benefícios provenientes da produção de conteúdo de qualidade. Mesmo se os conteúdos são possíveis de adquirirem muitos links de qualidade, seu benefício será em vão se o site não está otimizado corretamente.

Mas há que dizer que, em relação ao edifício da linking, o Marketing de Conteúdo está novamente em voga especialmente após a surra da Atualização do pinguim em 2012, o que tornou inseguro muitas das antigas práticas de construção de links. Desde essa data, muitas empresas começaram a projetar e distribuir conteúdo para adquirir as ligações.

5. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia isolada e opcional

Este também é um mito. O Marketing de Conteúdo não é uma estratégia isolada de todas as outras e não é opcional. Hoje em dia já não é impensável que uma empresa seja capaz de competir e de se diferenciar dos outros sem ter planejado uma estratégia de conteúdo em todos os canais em que está presente.
O conteúdo de qualidade pode ser transformado em pepitas de ouro real para muitas empresas e estes realmente vai fazer a diferença e ser sempre um corte acima dos outros.

6. Conteúdo viral pode ser garantido

Sempre que uma agência promete a criação de um vídeo viral (e o vende como tal) um profissional de marketing morre.

Devemos nos perguntar: de onde vem realmente o “viral”? Pelo inventor do conteúdo? Por ações do usuário? Pelo impulso do influenciador e publicidade?
Para mim, os usuários criam 50% do viral e o criativo os outros 50%.

Estes são os principais mitos do marketing de conteúdo, mas certamente há muitos outros. Se você souber de algum, por favor informe-nos comentários!

10 Comments

Deixe um comentário