50+ ferramentas de marketing de conteúdo para sua estratégia – Parte 3

O Marketing online abriu um novo horizonte de possibilidades para empreendedores e empresas de diferentes tamanhos e nichos de mercado. Além da relativa facilidade para começar a investir seus esforços no meio digital, existem uma infinidade de ferramentas que podem te auxiliar de diversas maneiras: monitoramento, gerenciamento, análise e assim por diante.

Aqui estamos com a última parte da seleção de ferramenta de marketing de conteúdo.

Marketing de Conteúdo e Conteúdo Visual

Qualquer profissional sabe que a sua Estratégia de Conteúdo não pode ignorar as imagens ou no sentido mais amplo do conteúdo visual. O motivo? O uso de estruturas narrativas visuais torna mais ágil o entendimento de um conteúdo e é por isso que contar histórias é uma das técnicas mais importantes em marketing de conteúdo. A vantagem do componente visual, no entanto, é a velocidade com a qual permite que o leitor a compreenda conceitos mais complexos.

O problema com o conteúdo visual na maioria das vezes são as imagens. E a busca de uma foto atraente, semelhante ao conceito a ser expresso e, sobretudo, livre para usar, é realmente frustrante. Google está cheio de fotos relevantes. Mas a maioria são imagens que não podem ser utilizados livremente por causa de direitos de autor.  Pessoalmente eu uso muitas vezes Flickr Creative Commons e sua seção (lembre-se de selecionar a licença apropriada) e Domínio Público.

Se, então, eu tenho que criar screenshots, minha escolha recai sobre um plugin para o navegador. Para imagens e ilustrações otimizadas para canais sociais minha preferência é o Canva que é incrivelmente útil para tudo a ver com gráficos e fotos para o Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram. Uma ferramenta muito interessante é Thinglink: como o nome indica, é um serviço que permite criar imagens interativas.

A pedra preciosa para o iOS é o app Seene. Ele permite que você crie fotos em 3D de realização incrível. Experimente!

Se falamos sobre a criação de infográficos e ilustrações, minhas duas plataformas favoritos permanecem Infogr.am e Visual.ly.

Bônus: confira Haiku Deck ( https://www.haikudeck.com ) pode ser muito útil para os seus slides: permite que você incorpore apresentações em um site.

Marketing de Conteúdo e Dados

Às vezes você tem que mostrar o conteúdo que são dados (estruturados). Aqui eu acho que é útil mostrar o Silk e o Datawrapper para criar gráficos reais sem ter de ser um desenvolvedor. Silk em particular, é uma ferramenta muito versátil, pois permite que você defina uma narrativa real. Um exemplo? Assista a este Silk. O Datawrapper é mais agradável juntamente com o Plot.ly. Isso também permite gerar gráficos de vários tipos de uma interface web muito agradável.

Agora que você leu toda nossa lista de ferramentas de marketing digital vamos passar a bola para você. Acha que faltou alguma opção imprescindível?

4 Comments

Deixe um comentário