O conteúdo é o componente mais crítico para a gestão de reputação online por causa das mudanças do algoritmo do Google; Este fato avalia a confiabilidade, relevância e importância do conteúdo online.
O Google atualiza continuamente e aprimora seu algoritmo, um sistema complexo para avaliar a qualidade de todos os sites; essas mudanças terão um impacto direto sobre a sua reputação online.
Isso ocorre porque muitas pessoas e muitas marcas estão tentando enganar o sistema, tentando se posicionar na SERP com sites de baixa qualidade, ou autogerado pelo conteúdo de falta de interesse, fingindo que são sites confiáveis.
Isso mudou com a chegada do Pinguim e do Panda, porque motor de busca recompensa o conteúdo relevante, devidamente escrito e interessante para os leitores. Tornou-se muito difícil ganhar a primeira página nos motores de busca quando os usuários não estão interessados no que você tem a dizer.
Por esta razão, compartilho alguns conselhos sobre como construir e promover o conteúdo em termos de reputação online útil.
Seja claro e direto
Primeiro você precisa pensar sobre o tempo de atenção do cliente potencial: nem todo mundo tem tempo para ler cada palavra que você escreve, por isso é útil organizar o seu conteúdo em listas numeradas, divididos em parágrafos, use as legendas, em outras palavras, ajudar o leitor a encontrar a informação que precisa mais rapidamente.
Um post curto, mas rico em notícias relevantes pode ter mais impacto de que um post mais longo, desde que a mensagem contenha uma quantidade suficiente de detalhe. Você precisa usar uma voz reconhecível para espalhar o seu conteúdo: pensar cuidadosamente sobre o tom que a sua empresa quer ter.
Certifique-se de sua escrita expressa a personalidade, mantendo o profissionalismo. Use verbos ativos, em vez de passivo e tente estimular a imaginação dos leitores através de palavras.
O conteúdo efetivo também inclue uma ampla gama de elementos: texto completo de informações, fotos, vídeos e outras ferramentas úteis para aprofundar. O conteúdo ineficazes são aqueles que têm textos de baixa qualidade, sem qualquer outra coisa.
Alguns exemplos de conteúdo eficaz:
- Áudio (podcast, MP3, etc.).
- Vídeo (tutoriais, vídeos instrucionais, etc.).
- Imagens
- Link para um E-book
- Sites e Recursos recomendados
- Comentários, depoimentos e comentários sobre seu produto ou serviço
- Formulário de inscrição para o seu boletim
Pense em seus clientes
Quanto ao estilo, não encha o conteúdo com um monte de palavras-chave, use uma linguagem simples e concisa para enfatizar os aspectos do seu negócio, que pode ser uma vantagem para o cliente.
Existem inúmeros canais para entregar conteúdo da Web e, portanto, mais concorrência para atrair a atenção dos usuários. O conteúdo de alta qualidade é a melhor maneira de se destacar da concorrência.
Era uma vez generalizada a “regra dos 7”, que consiste que um cliente veja uma mensagem de marketing sete vezes antes de ter uma opinião e decidir se quer ou não comprar o produto anunciado; já não é assim e as marcas devem gerenciar sua própria reputação mais de perto da transparência; revisar a última linha será decisivo para o comportamento de compra de outros usuários.
O mesmo vale para artigos que mencionam a sua marca, aqueles que se posicionam melhor na SERP vai ser o mais importante para influenciar as opiniões dos usuários em sua empresa.
Conteúdo online são permanentes
Como você pode ver no infográfico (feito por FireFly Digital) sobre gestão de reputação web, a mesma deve ser uma prioridade para o seu negócio, porque os conteúdos na internet são indeléveis.
O infográfico lança um olhar sobre diferentes aspectos, tanto do ponto de vista do consumidor e da empresa:
- 80% dos usuários preferem comprar produtos recomendados por amigos da vida real e da família
- 78% dos headhunters usam motores de busca para procurar informações sobre quem é candidato a uma posição particular e 35% excluem os candidatos com base no conteúdo encontrado na web
- 87% acreditam que a reputação do CEO de uma empresa é uma parte essencial da reputação da marca.
Deve-se acrescentar que nenhum usuário ou marca pode ter total controle sobre o conteúdo online (positiva ou negativa), mas você pode tomar medidas de gestão dos diferentes canais – perfis de mídia social, blogs, o seu site – onde postar conteúdo útil para seu público-alvo.
Quem são os usuários que confiam nos comentários?
Vamos olhar alguns dados da pesquisa da Revisão do consumidor publicado pela BrightLocal, a fim de identificar os usuários que são mais afetados pelos comentários: Em primeiro lugar, 73% dos clientes entrevistados disseram que os comentários positivos trazem maior confiança em uma marca.
Os clientes mais jovens (idade 16-34) são mais propensos a acreditar nos comentários on-line do que os consumidores mais velhos (55 anos).
Além disso, os clientes mais jovens cresceram na era da Internet e são usados para ler e avaliar os comentários on-line de produtos e serviços.
Gerir o seu orçamento com astúcia
O conteúdo de alta qualidade pode ajudar especialmente as pequenas empresas com orçamentos limitados que pode superar os concorrentes utilizando astúcia. Muitas pessoas são afetadas pelas ideias e não pela quantidade de dinheiro investido em marketing.
Ter uma boa reputação é o resultado de um processo e não um acidente: o único conteúdo proativo pode neutralizar os comentários negativos ou outros resultados indesejáveis, seduzindo os usuários para liberar espontaneamente feedback positivo que determina o sucesso de uma marca online.
Novo conteúdo => Reputação online? Focar em conteúdo de qualidade http://t.co/YIlo5n4Zx7
Novo conteúdo => Reputação online? Focar em conteúdo de qualidade http://t.co/7DNmZTFhrD
Reputação online? Focar em conteúdo de qualidade http://t.co/ullI0BpoQ1
Reputação online? Focar em conteúdo de qualidade – #marketingdigital http://t.co/ivAwuefozG
Reputação online? Focar em conteúdo de qualidade http://t.co/zAhbi2UXIm #midiasocial